Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q636840

A partir da leitura desse texto, é correto afirmar que

Carregando...
Q636828

Os coeficientes técnicos agropecuários são números que medem a eficiência da condução de atividades econômicas, de modo que se possa compará-los e acompanhar a evolução dos empreendimentos. Esses números são importantes, mas devem ser vistos em conjunto, porque, ainda que alguns sejam prioritários, nenhum deles, isoladamente, é suficiente para qualificar técnica e economicamente uma atividade agrícola.

Considerando as especificidades e finalidades dos coeficientes técnicos agropecuários, avalie as afirmações a seguir.

I. A determinação da produtividade é realizada por meio da verificação da quantidade de bens ou serviços produzidos por unidade de fator de produção, como, por exemplo, a quantidade de feijão, em quilogramas, produzida por hectare.

II. A velocidade de ganho mostra em quanto tempo são produzidos os bens ou serviços, como, por exemplo, a quantidade de hectares trabalhados por um trator em oito horas, e tem importância, sobretudo, na velocidade de giro do capital e na escolha de épocas para a realização das atividades.

III. A mensuração da qualidade das operações pode servir como parâmetro para maior eficiência do empreendimento, como, por exemplo, a profundidade de aração possível com o trator da marca X, comparada com a efetuada pela marca Y.

IV. Os coeficientes técnicos utiliza dos no planejamento das atividades permitem estimar, por exemplo, a evolução do rebanho, a idade de abate, a necessidade de adubação e a data de colheita.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227656

As vendas de flores aumentam muito em determinadas épocas do ano, como no dia das mães, dos namorados e de finados. O agricultor, atento a esses períodos de maior demanda, pode investir na floricultura, diversificando sua propriedade rural e aumentando sua renda agrícola. A cultura do crisântemo (Dendranthema grandiflora) é uma alternativa, devido à sua grande aceitação no mercado, podendo ser comercializado como flor de corte ou de vaso. Seu florescimento é promovido pela diminuição do fotoperíodo, e o uso de artifícios permite ao agricultor produzir flores durante todo o ano.



Visando à produção de crisântemos, em ambiente protegido, para comercialização em final de outubro, período que antecede o dia de finados, o agricultor precisa utilizar

Carregando...
Q227649

Muitos produtores de matéria-prima de origem florestal têm buscado a certificação de seus produtos, cujo processo garante aos seus clientes e à sociedade o manejo adequado de suas florestas quanto aos aspectos ambiental, social e econômico. A figura a seguir apresenta os participantes no processo de certificação de produtos florestais no Brasil.





A respeito desse tema, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A certificação florestal é um processo voluntário, por meio do qual uma certificadora realiza, a pedido do produtor, uma auditoria dos procedimentos de manejo para a produção florestal.



PORQUE



II. As diferentes certificadoras credenciadas agem independentemente, embora se baseiem em princípios e critérios estabelecidos pelo órgão acreditador.



Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227648

O preço dos produtos agrícolas é determinado por diversos fatores, incluídos os aspectos tanto do sistema de produção quanto da economia. A sazonalidade na produção de diversas culturas agrícolas, especialmente na fruticultura, também é um fator que gera variação no preço dos produtos ao longo do ano, em razão da maior ou menor oferta no mercado. A figura a seguir ilustra a variação de preço apresentada pela cultura do maracujá, na CEASA-CE.





Com base no texto e no gráfico, avalie as afirmações a seguir. I. A maior oferta de maracujá no estado do Ceará ocorre no mês de maio, já que os preços mais altos são registrados nesse mês.



II. O preço dos produtos oriundos da fruticultura depende exclusivamente de fatores inerentes ao sistema de produção.



III. A variação no preço do maracujá, conforme dados da figura, foi superior a 20% ao longo do ano.



IV. Considerando-se a sazonalidade da produção como principal fator determinante do preço do maracujá, o período de maior produção concentra-se de outubro a abril.



É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q644570

A elasticidade é a relação entre as quantidades de oferta e procura de mercadorias em função das alterações verificadas em seus respectivos preços. Assim, os bens podem ser classificados em demanda elástica ou inelástica. Nesse contexto, conclui-se que

Carregando...
Q644586

Considerando a logística de produção e comercialização de hortaliças, avalie as afirmativas a seguir.

I. As alterações na estrutura de comercialização têm impactos negativos para a cadeia de produção de hortaliças, pois excluem produtores incapazes de atender às exigências das centrais de compras de grandes redes varejistas e trazem à tona a ineficiência da comercialização por meio das CEASAs.

II. As alterações na estrutura de comercialização de hortaliças facilitam a sobrevivência de pequenos varejistas em um mercado em expansão, de modo que os mesmos conseguem, de forma eficiente, suprir as necessidades de qualidade, logística e gerenciamento da comercialização.

III. As cadeias de suprimento que distribuem hortaliças por intermédio das centrais de compras de grandes redes de autosserviço apresentam alta competitividade, entretanto, não são sustentáveis, uma vez que o diferencial de poder entre varejistas e produtores aumenta a rivalidade vertical.

IV. Os canais de distribuição de hortaliças devem satisfazer à demanda por intermédio do fornecimento de produtos e serviços no local, na quantidade, qualidade e preços adequados, evitando estimular a demanda por meio de atividades promocionais, pois isso levaria à rivalidade entre varejistas e produtores.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282