Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 379 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766934

Correlacione as expressões 1 a 5 com seus respectivos conceitos e assinale a sequência correta, de cima para baixo. 1.MDS 2.TIN 3.Grade regular 4.Pixel 5.GSD ( ) Rede de triangulação irregular composta pelos pontos originais, ligados três a três, formando triângulos irregulares, mas com propriedades matemáticas bem definidas. ( ) Representação numérica para uma determinada superfície física do terreno a ser representada. ( ) Pode-se obter por aquisição regular ou interpolação. Sua principal vantagem é o fato de, dado seu arranjo regular, permitir o armazenamento e a representação sem maior esforço computacional. ( ) É a representação do pixel da imagem no terreno em unidades de medida geralmente representadas em centímetros. ( ) É a menor unidade de uma imagem digital e define a resolução da imagem. Nele são armazenados os valores que irão formar a imagem.

Carregando...
Q766946

Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica, em coordenadas planas, mantendo correspondência entre elas. Em relação ao sistema UTM adotado no Brasil, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O fator de escala no meridiano central é de 0,99996. II. O número dos fusos obedece às especificações da Carta do Mundo ao Milionésimo. III. O fator de escala cresce com o afastamento do meridiano central. IV. O mapeamento do território brasileiro abrange oito fusos. V. A cada fuso é associado um sistema cartesiano métrico de referência, atribuindo à origem do sistema as coordenadas 500.000 m, para contagem de coordenadas perpendiculares ao Equador (coordenada X), e 10.000.000 m ou 0 m, para contagem de coordenadas perpendiculares ao meridiano.

Carregando...
Q766939

Considerando a figura e os dados indicados na tabela abaixo, relativos à declividade (d) de parte de uma área da bacia hidrográfica do rio Sesmaria, em que Dn é a diferença de nível entre dois pontos e Dh, a distância horizontal que separa esses dois pontos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

2019_05_13_5cd9787544823.PNG

I. A declividade entre os pontos indicados por A e B na figura indica que o relevo é suave-ondulado.

II. Mantendo-se inalterados os demais dados, se a distância horizontal entre os pontos indicados por A e B na figura fosse superior a 360 metros, a declividade seria menor.

III. O perfil do trecho AB está em declive.

IV. A declividade entre os pontos indicados por A e B na figura indica que o relevo é plano.

Carregando...
Q766941

Qual é a altura elipsoidal, em metros, de um ponto X sobre a superfície física da Terra, sabendo-se que sua altitude ortométrica é de 40 metros e a ondulação geoidal é de -5 metros?

Carregando...
Q766927

Imagine a seguinte situação: você está no final da Avenida Mauro Ramos e deseja ir até o shopping center que se situa no início dessa avenida. De posse da planta da cidade, sabendo que ela está representada na escala 1:5000 e que a distância do ponto em que você está até o shopping center representado no mapa mede 40 cm, quantos metros você terá de andar até chegar ao destino?

Carregando...
Q766945

Um topógrafo, com auxílio de uma estação total topográfica, fez a leitura dos ângulos internos da poligonal fechada, que estão descritos na tabela abaixo. Assinale a alternativa que apresenta o erro de fechamento angular.

2019_05_13_5cd97a378474a.PNG

Carregando...
Q766938

De acordo com o Manual Técnico de Limites e Confrontações (INCRA), o vértice é um ponto em que a linha limítrofe do imóvel rural muda de direção. No que diz respeito aos tipos de vértices, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766933

Em um nivelamento geométrico, um topógrafo realizou a leitura da mira,conforme indicado na figura ao lado. Assinale a alternativa que apresenta a leitura do fio médio e a distância a que a mira encontra-se afastada do nível,respectivamente (a constante do aparelho utilizado é igual a 100).

2019_05_13_5cd9733f5f1a3.PNG

Carregando...
Q766940

As observáveis GNSS, ou seja, as medidas de distância entre satélite e receptor, estão sujeitas aos mais diversos tipos de erros. Assinale a alternativa que apresenta dois exemplos de erros envolvidos no posicionamento GNSS.

Carregando...
Q766932

Uma distância de 2.000,00 m foi medida com uma estação total de precisão nominal (PN) = ± (2 mm + 5 ppm). Qual é a precisão linear que o fabricante da estação total assegura para essa medição?

Carregando...
Q766937

Um terreno da Prefeitura de Florianópolis apresenta área definida por 6 vértices, cujas coordenadas no sistema topográfico local da poligonal fechada são as da tabela abaixo. Assinale a alternativa que apresenta a área dessa propriedade e a distância AB, respectivamente.

2019_05_13_5cd977d8206bb.PNG

Carregando...
Q766949

No que se refere aos vários métodos de posicionamento por GNSS, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766951

No que diz respeito ao georreferenciamento de imóveis rurais, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O conjunto de normas para execução de serviços de georreferenciamento de imóveis rurais é constituído pelo Manual Técnico de Limites e Confrontações, pelo Manual Técnico de Posicionamento e pela Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. II. Os limites dos imóveis são descritos por segmentos de reta interligados por vértices. São admitidos elementos curvos, como arcos de circunferência, arcos de elipse e outros, na descrição de limites de imóveis rurais. III. Imóveis rurais passíveis de titulação são aqueles correspondentes a área pública ocupada por particular, incluída em ação de regularização fundiária promovida por órgão público, e área particular adquirida por usucapião. IV. Para descrever adequadamente limites que coincidam com elementos físicos, o levantamento deve ser realizado de forma fidedigna com a realidade de campo e compatível com a precisão do posicionamento, e não é necessário representar as mudanças de direção (sinuosidade) do referido elemento. V. O imóvel rural a ser considerado nos serviços de georreferenciamento é aquele objeto do título de domínio, bem como aquele passível de titulação.

Carregando...
Q766944

De acordo com a NBR 13.133, analise as afirmativas abaixo sobre nivelamento geométrico e assinale a alternativa correta. I. Para um nivelamento geométrico classe IIN, o lance máximo é de 80 metros. II. Para um nivelamento geométrico classe IN, o lance mínimo é de 15 metros. III. A tolerância de fechamento para nivelamento classe IIN é igual a 12 mm √k, onde k é a extensão nivelada em km, medida num único sentido. IV. A extensão máxima a ser nivelada para as classes IN e IIN é de 10 km.

Carregando...
Q766950

As curvas de nível são linhas representadas em uma carta as quais unem pontos de mesma elevação e que se destinam a retratar a forma do relevo. Em relação às propriedades das curvas de nível, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Todos os pontos de uma mesma curva têm a mesma elevação ou cota. ( ) Duas curvas de nível não podem se encontrar e continuar numa só. ( ) O espaçamento entre as curvas indica o tipo de terreno quanto à sua declividade. ( ) A maior distância entre duas curvas de nível representa a linha de maior declividade do terreno. ( ) Terrenos planos apresentam curvas de nível mais próximas e terrenos acidentados, curvas de nível mais espaçadas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 5) B
  • 9) C
  • 13) B
  • 2) C
  • 6) A
  • 10) D
  • 14) E
  • 3) E
  • 7) B
  • 11) A
  • 15) A
  • 4) D
  • 8) B
  • 12) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889