Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 69 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q767305

As agências de fomento

Carregando...
Q767304

Considere as seguintes assertivas: I. Dependem de autorização do Banco Central do Brasil a constituição e o financiamento de agências de fomento sob controle acionário de Unidade da Federação cujo objeto social é financiar capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede. II . As agências de fomento devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital aberto, consoante a lei respectiva. III. As agências de fomento podem ser transformadas em qualquer outro tipo de instituição, desde que autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil. IV. O Banco Central do Brasil autorizará a constituição de uma única agência de fomento por Unidade da Federação. Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q776220

Com relação à estrutura da Administração Pública brasileira, é correto afirmar:

Carregando...
Q706290

Leia as afirmativas a seguir:

I. Entende-se por aparelho do Estado a administração pública em sentido amplo, ou seja, a estrutura organizacional do Estado, em seus três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e três níveis (União, Estados-Membros e Municípios).

II. Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, excluindo suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.

III. A gestão de recursos patrimoniais é responsável pelo tombamento, desfazimento (alienação), guarda e conservação, inventário de bens patrimoniais e cálculo de depreciação.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q752320

O assistente administrativo responsável por compras na administração pública deve respeitar alguns princípios básicos de licitação. Esses princípios caracterizam-se pela(o)

Carregando...
Q687976

Próximo do término da construção de um túnel que passa sob um morro onde existe uma grande comunidade, os peritos verificam que, em função do peso das casas, a construção desabaria. O governador do Estado, tomando ciência do fato, decide realizar a desapropriação de 100 casas que se localizavam na encosta do morro, mesmo sofrendo duras críticas de grupos da população.

Ao agir, pautando-se nos princípios da Administração Pública, o governador teve a sua decisão motivada, especificamente, pelo princípio

Carregando...
Q770163

Da Administração Pública Indireta derivam:

Carregando...
Q682635

Julgue o item que se segue, relativos às práticas de gestão pública adotadas no Brasil.

A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.

Carregando...
Q746830

Compõe a Administração Pública Indireta, a estrutura administrativa:

Carregando...
Q744667

Maria João é uma funcionária que ocupa cargo de provimento efetivo em uma repartição pública como Chefe do Setor de Merenda. Sensibilizada com a situação de uma amiga de infância, permitiu que ela entrasse na dispensa da escola onde trabalhava e levasse alguns alimentos para preparar comida para sua família. Sabe-se que esse é um caso de improbidade administrativa, que importa em

Carregando...
Q738355

Julgue o próximo item, a respeito das políticas públicas elaboradas no âmbito do governo federal brasileiro, com base em uma perspectiva territorial.

No Brasil, a abordagem que considera o território, definido com base em múltiplas dimensões, como o espaço de mediação social foi incluída nas políticas públicas já na década de 80 do século passado, período marcado por profundas mudanças no ambiente político brasileiro.

Carregando...
Q687982

A Administração Municipal, ao notar o aumento da poluição nos rios próximos às zonas industriais, causado pelo tratamento inadequado dos resíduos resultantes dos processos produtivos das fábricas, optou por utilizar a política de internalização para lidar com essa externalidade.

Essa decisão significa que o governo irá

Carregando...
Q687987

O ar que cada cidadão respira é um exemplo de bem

Carregando...
Q739079

Uma autarquia, entidade conceituada como serviço público personalizado, não pode estar vinculada

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) Errado
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282