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Questões de concursos

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Q639042

A gestora de um programa desenvolvido em uma escola pública estadual está planejando realizar pesquisa para avaliar a qualidade do programa ofertado. Ela reuniu a sua equipe para formular o planejamento da pesquisa e apresentou uma proposta que contempla um estudo exploratório inicial para verificar a percepção de alguns jovens que participaram do programa. Após discussões, foram propostos os seguintes instrumentos de coleta de dados: grupo focal, entrevista e observação em salas de aula de dois cursos que estão em andamento.

Com relação aos métodos de coleta de dados mencionados, avalie as afirmações a seguir.

I. A realização de entrevista semi-estruturada possibilita captar as visões e opiniões dos participantes do programa, sendo flexível sua condução pelo entrevistador.

II. O grupo focal caracteriza-se por ser uma entrevista rápida e que contempla mais de um participante ao mesmo tempo.

III. A observação é um processo complexo que combina sensação e percepção, identificadas a partir do olhar sistemático sobre as ações das pessoas e contempla o registro, a análise e a interpretação de seu comportamento.

É correto o que se afirma em

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Q639047

O assunto tratado no texto acima diz respeito

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Q639054

Uma prefeitura municipal do interior do estado de Minas Gerais incentivou a criação de associações de pequenos produtores rurais para a produção de leite in natura, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da localidade e a fixação da população na zona rural.

Após alguns anos, foi realizado um estudo sobre a dinâmica de constituição e gestão de redes de pequenos produtores como estratégia de inserção e ampliação dos negócios na cadeia produtiva do leite. No estudo, pesquisou-se uma das associações, obtendo-se os seguintes diálogos nas entrevistas de campo.

Considerando os diálogos acima apresentados, avalie as afirmações a seguir à luz da teoria de custos de transação (TCT).

I. Na sequência 1, o entrevistado demonstra por meio da assertiva "vale o fio do cabelo do bigode do homem, vale a palavra do homem", que o tipo de contrato mantido entre os associados é tácito, decorrente da confiabilidade entre os parceiros, o que implica baixa complexidade de salvaguardas de acordo contratual e baixo custo de transação.

II. Na sequência 2, o entrevistado demonstra que existe uma assimetria das informações entre a associação e o laticínio na negociação mensal do preço do leite in natura.

III. Na sequência 3, o entrevistado aborda questões que dizem respeito às especificidades dos ativos por imputarem transações econômicas diferenciadas, seja por fatores relacionados ao capital humano e ao custo de transporte, seja por fatores relativos à especificidade de lugar.

É correto o que se afirma em

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Q639061

A partir das informações apresentadas no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. As instituições privadas utilizam o termo ombudsman em referência à pessoa que desempenha as funções de suas ouvidorias, pois operam segundo normas estrangeiras.

II. No momento atual, o ouvidor tem o poder de realizar a justiça de primeira instância, enquanto realiza o atendimento do cidadão.

III. Ouvidorias ligam-se diretamente às questões de cidadania, assim como as ações preconizadas na Lei de Transparência.

É correto o que se afirma em

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Q639059

O Decreto nº 5.707/2006, que instituiu a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, regulamenta dispositivos da Lei nº 8.112/1990.

Considerando-se que o diretor de gestão de pessoas de um órgão federal esteja negociando os critérios de atribuições de cargos com o superintendente da unidade para a implantação da PNDP, o instrumento prioritário para essa negociação, segundo o art. 5° do referido decreto, é

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Q639039

A partir do texto e considerando sua inter-relação com os atores sociais e o planejamento governamental, avalie as seguintes afirmações.

I. O Projeto Rondon fomenta a legitimidade social e a eficiência da administração municipal ao viabilizar a participação de estudantes universitários nos processos que envolvem a gestão de políticas públicas.

II. O desenvolvimento local sustentável e o fortalecimento da cidadania dependem da ação do Ministério da Defesa, que atua de forma a garantir espaço para que a população se envolva junto ao planejamento público municipal.

III. Uma das inovações do setor público é o constante processo de melhoria das relações de cooperação federativa existente entre a União e municípios, que visam aprimorar as condições de vida e bem-estar da população, a exemplo do Projeto Rondon.

É correto o que se afirma em

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Q639041

Considerando o texto acima e sua inter-relação com a avaliação de políticas públicas, avalie as seguintes afirmações.

I. A criação da Lei de Responsabilidade Fiscal inviabiliza a aplicação da teoria da agência na administração pública, pois o cidadão (agente) possui informações completas acerca das atividades desenvolvidas pelo gestor público (principal), inexistindo conflito de agência.

II. Na prestação de contas públicas, a divulgação de informações incompletas pelo gestor público (agente) ao cidadão (principal), prejudica o monitoramento de políticas públicas implementadas.

III. A transparência na divulgação da informação pública serve como uma forma de aproximação entre o cidadão (principal) e o gestor público (agente), o que facilita a avaliação de políticas públicas.

É correto o que se afirma em

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Q639046

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) atrasou o pagamento dos servidores da área da limpeza e higienização de um grande hospital. Tal situação acarretou uma greve dessa categoria e, passados quinze dias de greve, a situação ficou insustentável. A SES, sem opções, decidiu iniciar negociação com o movimento grevista, mas com uma condição: o processo deveria ter um mediador. O movimento grevista concordou com a condição e o seu gestor recebeu a responsabilidade de definir quem seria o mediador. Tendo em vista que a situação de bem-estar dos diversos pacientes estava em risco, o gestor se adiantou em definir o mediador e, para isso, tomou algumas decisões.

Com base nessa situação hipotética, avalie as seguintes decisões tomadas pelo gestor.

I. Reuniu-se com ambas as partes (SES e movimento grevista) para definir um nome para o processo de mediação, ou seja, o mediador deveria ser definido em comum acordo com as partes.

II. Esclareceu a ambas as partes que o mediador seria um terceiro neutro, devendo buscar de forma imparcial uma solução "ganha-ganha", que seria registrada em seu veredito final.

III. Esclareceu a ambas as partes que o mediador iria atuar ativamente no processo, buscando aproximar a SES e o movimento grevista do diálogo e do entendimento acerca do tema em conflito.

É correta a decisão apresentada em

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Q639053

É inegável que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei Complementar nº 101/2000, ao estabelecer normas de finanças públicas orientadas para a responsabilidade na gestão fiscal, representa importante avanço na forma de administrar os tributos que os contribuintes recolhem aos cofres públicos.

Em relação à LRF, avalie as afirmações a seguir.

I. O propósito dessa lei é elevar o princípio da impessoalidade na gestão pública, uma vez que todos os cidadãos serão beneficiados pelo repasse tributário de poder.

II. A União, os estados e os municípios, com exceção do Distrito Federal, deverão seguir as regras estabelecidas nessa norma.

III. Os três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário -estão obrigados a seguir o disposto nessa lei.

IV. Os objetivos dessa lei abrangem a melhoria da administração das contas públicas de países que comercializam com o Brasil.

V. A LRF impõe limites para despesas com pessoal e para o endividamento público.

É correto apenas o que se afirma em

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Q639058

O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de um município mapeou as ocorrências das reclamações registradas no Serviço de Atendimento ao Consumidor, no período de janeiro a julho de 2015, conforme tabela 1.

Diante das estatísticas obtidas, a equipe técnica do DAE aplicou a metodologia da Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) para a tomada de decisão das ações para minorar os problemas diagnosticados. Assim, determinou as notas de 1 a 5 para cada ocorrência conforme a gravidade, a urgência e a tendência, de acordo com a tabela 2.

Aplicada a metodologia da Matriz GUT às ocorrências registradas, obteve-se o resultado apresentado na tabela 3.

A partir dos dados apresentados nas tabelas, avalie as afirmações a seguir, no que diz respeito ao grau de importância das reclamações.

I. A reclamação relativa à demora nas intervenções de manutenção na rede e falta de fornecimento de água são as de maior importância.

II. A reclamação quanto à problemas com hidrômetros é a ocorrência de menor importância, em comparação com as demais.

III. A reclamação relacionada à vazamentos na rede de esgoto supera, em grau de importância, a relacionada à problemas com hidrômetros.

É correto o que se afirma em

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Q639060

Com relação à gestão por resultados, à transparência e à equidade no gasto público, avalie as afirmações a seguir.

I. O apoio político à gestão por resultados é necessário uma vez que as mudanças a serem introduzidas ultrapassam vários mandatos e necessitam de sustentabilidade.

II. A cobrança da sociedade civil por maior transparência e qualidade no gasto público é forte fator de pressão nas práticas das organizações públicas, garantindo mudanças na gestão.

III. O que se propõe para a implementação e disseminação do modelo de gestão por resultados em qualquer país é sua adaptação ao ambiente cultural e político, bem como a disponibilidade de instrumentos e de capacidades instaladas para promover as mudanças requeridas.

É correto o que se afirma em

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Q639038

Parte das dificuldades vivenciadas no gerenciamento de setores organizacionais pode estar relacionada à inteligência emocional (IE). O modo de lidar com as emoções no ambiente de trabalho pode comprometer o desempenho de servidores no gerenciamento de setores da administração pública, além de gerar insatisfação e desmotivação no trabalho.

Com base nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. De um modo geral, evidências empíricas sugerem que, quanto maior a IE de uma pessoa, melhor seu desempenho no trabalho.

PORQUE

II. São provavelmente mais eficazes as pessoas que conhecem suas próprias emoções e conseguem interpretar pistas emocionais.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

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Q639040

No contexto da administração pública, os servidores muitas vezes obedecem a ordens por se sentirem obrigados a seguir as denominadas "regras do jogo". Ao observar essa relação, o gestor está adotando uma atitude de autoridade por

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Q639045

A população de uma cidade está preocupada com as notícias divulgadas na mídia sobre os problemas constantes no sítio de acesso ao portal de transparência do município, que dificultam o acompanhamento da gestão dos gastos públicos da prefeitura. A associação de moradores solicitou ao presidente da câmara municipal uma audiência pública com a participação do Ministério Público e a sociedade civil para discutir o problema. No requerimento assinado por grande parte da população, justifica-se a audiência pública com base no disposto no art. 6º da Lei nº 12.527/2011, denominada Lei de Acesso à Informação, que estabelece garantias a serem asseguradas por órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis.

Considerando a situação hipotética e tendo como referência o art. 6º da referida lei, avalie as garantias a seguir.

I. Proteção da informação, com garantia de sua disponibilidade, autenticidade e integridade.

II. Definição de uma política de marketing social, com vistas a criar um sistema de comunicação institucional.

III. Proteção da informação sigilosa e da informação pessoal, observada a sua disponibilidade, autenticidade, integridade e eventual restrição de acesso.

Está de acordo com a Lei nº 12.527/2011 o que se expressa em

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Q639052

A superintendência de uma organização pública decidiu transferir um setor para um prédio que dispunha de mais espaço físico, onde as atividades poderiam ser melhor desempenhadas. Após exposição do projeto, funcionários manifestaram insatisfação com a mudança. Muitos trabalhavam há vinte anos no setor, moravam perto do prédio atual e consideravam inadmissível recorrer a transporte para ir a outro local, mesmo se fosse subsidiado pela organização. Após nove meses de negociação com o sindicato da categoria, que tentava convencer a superintendência a não dar continuidade à mudança, decretou-se a suspensão temporária do projeto. Houve troca de governo e, por consequência, mudança de superintendente, o que corroborou para a manutenção da suspensão da transferência do setor.

Com base nessa situação, avalie as afirmações a seguir, relativas aos princípios que regem a administração pública.

I. O princípio da eficiência não foi atendido, pois a gestão não conseguiu otimizar o aproveitamento dos recursos públicos.

II. O princípio da razoabilidade não foi atendido, pois priorizou-se o interesse da coletividade em detrimento do da superintendência.

III. O princípio da discricionariedade institucional demonstra a incompetência da gestão, que não moveu uma das suas estruturas para outra sede mais apropriada.

IV. O princípio da supremacia do interesse público, que prevalece ao particular, não foi atendido.

É correto apenas o que se afirma em

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) A
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