Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 57 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as

Carregando...

Conforme Maximiano (2010), a Teoria Clássica da Administração caracterizava-se pela ênfase na estrutura da organização e na busca pela eficiência, iniciando-se na França, através de Henri Fayol (1841-1925), engenheiro que apresentou suas ideias através de princípios e técnicas.

Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA em relação aos princípios defendidos por Fayol.

Carregando...

Ao processo organizacional, julgue:

É possível considerar o controle como uma função restritiva e coercitiva, mas não é possível o considerar
como um sistema automático de regulação.

Carregando...

A teoria clássica da Administração traz em seu arcabouço de
pensadores Taylor e Fayol. Taylor destacou-se como alguém
preocupado com a administração ao nível de chão de fábrica.
Já Fayol preocupava-se em

Carregando...

Com relação à compreensão sobre a evolução do pensamento administrativo, assim como suas teorias e abordagens, analise as seguintes assertivas e assinale a alternativa correta: I. A Teoria Clássica da Administração não se aplica aos dias atuais; seu valor é meramente teórico e histórico. II. As condições ambientais são suficientes para induzir o estado de motivação para o trabalho, considerando o papel dos fatores motivacionais. III. O valor dos resultados, a associação entre o desempenho e a recompensa e a associaçãoentre o esforço e o desempenho são os componentes principais da Teoria da Expectativa. IV. Arbitrariedade, despotismo e tirania, que representam violências contra os liderados, são exemplos de comportamentos de líderes autocráticos. V. Na passagem para o século XXI, o estudo da liderança focaliza o estilo motivacional, identificando um tipo de líder carismático que, além de ser inspirador, oferece recompensas materiais.

Carregando...

As funções administrativas são relacionadas com a integração de outras cinco funções (técnicas, comerciais, financeiras, de segurança e contábeis). Para Fayol, as funções administrativas englobam: prever, organizar, comandar, controlar e coordenar. A divisão mais utilizada das funções administrativas envolve: planejamento, organização, direção e controle. O planejamento é a primeira função administrativa, logo, a que irá nortear as demais. Ele apresenta características essenciais para que o futuro planejado tenha maiores chances de acontecer. São orientações referentes à função planejamento:

Carregando...

O processo de organização é pautado por alguns princípios ou elementos básicos, formulados por autores como Fa ol e eber.
A linha de autoridade formal de uma organização, que define a estrutura hierárquica entre os membros e unidades da organização, é conhecida como:

Carregando...

Julgue o item que se segue, a respeito das funções da administração.

A autoridade, assim como o poder, refere-se ao potencial para exercer influência e limitar as escolhas dos outros.

Carregando...

Julgue o próximo item, relativo aos processos administrativos organizacionais.

As funções básicas da administração são marketing, produção, vendas e finanças.

Carregando...

Acerca das funções da administração e da atuação dos gestores em organizações contemporâneas, julgue o item a seguir.

As funções da administração se referem às tarefas típicas associadas ao processo administrativo, que envolvem mobilização de recursos para atingir objetivos organizacionais.

Carregando...

Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:

Carregando...

Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:

Carregando...

Julgue o item que se segue, a respeito das funções da administração.

A filosofia denominada 5S refere-se à função planejamento da administração.

Carregando...

A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.

Enquanto a teoria clássica prevê que há uma única melhor forma para executar determinada tarefa, a teoria contingencial admite que pode haver várias formas distintas e simultaneamente ideais de se administrar uma mesma situação.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) Errado
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) Errado
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282