Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Quanto ao planejamento estratégico, julgue:

Segundo o modelo de Porter, a ameaça de novos entrantes e o poder de barganha dos clientes são forças
que influenciam a concorrência.

Carregando...

Segundo Porter (2004), ao enfrentar as cinco forças competitivas, existem três abordagens estratégicas genéricas potencialmente bem-sucedidas para superar as empresas em uma indústria: liderança do custo total, diferenciação e enfoque.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que representa um RISCO de seguir a estratégia de ENFOQUE:

Carregando...

Considerando a análise do ambiente segundo modelo de Porter, descrita por Maximiano (2011), e a análise do ambiente do ramo de negócios de serviços de transporte urbano por aplicativo, assinale a alternativa INCORRETA, em relação à formulação de estratégia.




Carregando...

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.

Carregando...

No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.

A competição entre os prestadores de serviços governamentais não é um dos princípios propostos por Osborne e Gaebler para reinventar o governo.

Carregando...

A direção da empresa XXY foca a diminuição de defeitos no processo produtivo e no acompanhamento constante das atividades de distribuição. Dessa forma, os produtos oferecidos pela empresa apresentam elevado padrão de qualidade e estão rapidamente disponíveis aos consumidores. Além disso, é oferecida assistência permanente, assim como informação completa aos consumidores. A ideia da XXY é diferenciar, ao máximo, sua oferta de produtos das ofertas apresentadas por concorrentes, de maneira a agradar uma grande quantidade de clientes. Nesse caso, a estratégia competitiva genérica praticada pela XXY é denominada estratégia de

Carregando...

Uma nova lei é editada prevendo que todos os novos taxistas, a partir da edição da lei, deverão ter curso superior. Conforme a concepção do modelo das 5 forças proposto por Michael Porter, essa medida pode ser entendida como

Carregando...

No que tange ao planejamento estratégico, à excelência nos serviços públicos, ao empreendedorismo governamental e às novas lideranças no Setor Público, julgue o item que se segue.

De acordo com o modelo das Cinco Forças de Porter, a ameaça de um novo concorrente é alta quando as economias de escala são baixas e a diferenciação entre os produtos é pequena.

Carregando...

O Modelo das 5 Forças Competitivas, de Michael Porter, é um dos mais conhecidos na literatura de gestão estratégica. Uma das forças apresentadas pelo modelo é a Ameaça de entrada de novos competidores. A fim de dificultar essa entrada, podem existir barreiras de entrada em determinado setor.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de barreira de entrada.

Carregando...

Segundo Porter (2004), uma decisão estratégica crucial para a concorrência em indústrias emergentes é a oportunidade adequada de entrada. Uma entrada prematura envolve risco elevado, mas pode envolver também barreiras de entrada menores e proporcionar um grande retorno. Uma entrada prematura é adequada quando se verificam circunstâncias gerais como:

Carregando...

As condições ambientais em que um ramo de negócio opera são fatores de influência na determinação das regras competitivas às quais as empresas daquele setor estão submetidas. Porter (2004) afirma que o grau de concorrência em um setor depende de cinco forças competitivas básicas. Sobre essas forças, é INCORRETO afirmar:

Carregando...

Uma empresa de médio porte atua em um mercado inovador e dinâmico. Nesse contexto, a gestão da cadeia de valor deve ser voltada, principalmente, para:

Carregando...

Um dos Objetivos Estratégicos do TRT - 2ª Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:

I.Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.

II.Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.

III.Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.

IV.Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.

Está correto o que se afirma em

Carregando...

De acordo com o modelo de Porter, há cinco forças competitivas atuando sobre uma empresa, que exercem influência sobre sua competitividade e lucratividade. Assinale a alternativa que contém essas cinco forças.

Carregando...

O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282