Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 54 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Assinale a opção que apresenta o arranjo organizacional que tem como vantagem o fato de as decisões serem tomadas mais rapidamente pelos próprios executores.

Carregando...

Sobre delegação nas organizações, é correto afirmar:

Carregando...

A estrutura organizacional é a configuração vertical e horizontal de departamentos, autoridades e cargos de uma empresa. Com relação a esse assunto, julgue o item.

A delegação, processo por meio do qual o administrador transfere autoridade e responsabilidade para um subordinado, é um tipo de descentralização.

Carregando...

Com relação à direção, julgue:

A descentralização tem a vantagem de estimular a criatividade e a independência nas pessoas dos níveis mais baixos e ajuda a construir um espírito de equipe e a preparar candidatos para posições mais elevadas.

Carregando...

O processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hieraquia é chamado de

Carregando...

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. No processo de delegação, a autoridade é mantida na instância decisória que promoveu a delegação, enquanto a responsabilidade é transferida para as instâncias subordinadas.

Carregando...

Um funcionário foi promovido e assumiu a gerência de uma equipe de seis pessoas. O novo gerente tem um estilo de liderança democrático e tomou a iniciativa de delegar aos membros da equipe a responsabilidade por definir suas metas de desempenho.
Para ser bem sucedida, essa iniciativa depende diretamente:

Carregando...

Segundo Idalberto Chiavenato, em sua obra “Introdução à Teoria Geral da Administração”, delegação é “o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia”. Esta delegação de autoridade possui diversas técnicas que podem ser utilizadas para maximizar o seu alcance. Qual das opções abaixo define melhor a técnica de delegação para manter a “retroação”.

Carregando...

A respeito de conceitos, métodos, técnicas, modelos de gestão e estruturas organizacionais no planejamento estratégico, julgue o próximo item.

O modelo de gestão centralizada pode ser dispensado pelos órgãos da administração pública, desde que a estrutura tecnológica permita o acompanhamento em tempo real das decisões operacionais.

Carregando...

A descentralização permite que as decisões sejam tomadas pelas unidades situadas nos níveis mais baixos da organização, proporcionando um considerável aumento de eficiência. De acordo com as vantagens que a descentralização pode proporcionar, analise as alternativas abaixo e marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando” (Sobral e Peci, 2013, p. 265).
Embora a centralização das decisões possa ser questionada frente à maior complexidade do processo decisório gerada pelo ambiente externo mais turbulento e incerto que as organizações contemporâneas enfrentam, a centralização apresenta vantagens em relação à descentralização, tais como:

Carregando...

Sobre o tema “estrutura organizacional”, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. A estrutura organizacional é a forma pela qual as tarefas são distribuídas, agrupadas e coordenadas. II. A especialização do trabalho se refere à subdivisão das atividades em funções isoladas. III. A definição das autoridades no processo decisório está relacionada à amplitude de controle. IV. A formalização diz respeito a quem os indivíduos e os grupos se reportam. V. A departamentalização é a base do agrupamento de tarefas em uma organização, como no caso da departamentalização funcional, na qual as atividades são agrupadas de acordo com as funções desempenhadas.

Carregando...

Um órgão público vem revendo suas práticas e políticas de gestão, de forma a promover a descentralização da tomada de decisão nas áreas funcionais. A descentralização apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens da descentralização, pode(m)-se apontar:

Carregando...

“A Departamentalização decorre da divisão do trabalho e da homogeneização das atividades" (CHIAVENATO, 2014, p. 195).

O tipo de departamentalização apresentado na figura 1 é

Carregando...

As estruturas organizacionais são representações formais da divisão de responsabilidades e hierarquia de uma organização.

Em relações às estruturas organizacionais contemporâneas, é correto afirmar que se evidencia uma tendência de

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) B
  • 6) Errado
  • 7) E
  • 8) B
  • 9) Certo
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282