Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 216 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q788692

Gerenciamento e priorização de tarefas, feed de notícias em tempo real, cronograma interativo e gerenciamento de carga de trabalho são alguns dos recursos úteis oferecidos por uma ferramenta de gestão de projetos que possibilita aos membros de uma equipe utilizar aplicativos móveis nativos para trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora, de modo que a equipe possa agendar, discutir e priorizar suas tarefas e acompanhar o progresso do projeto em tempo real. Essa ferramenta é denominada

Carregando...
Q762126

A respeito de organização, direção e controle, julgue o item. As barreiras à comunicação fazem com que a mensagem enviada e a mensagem recebida e interpretada sejam diferentes entre si.

Carregando...
Q794910

Barreiras à comunicação são um problema comum em grandes organizações, com muitos níveis hierárquicos. À medida que vão sendo passadas dos níveis hierárquicos inferiores para os níveis hierárquicos mais altos, é preciso que as informações sejam sintetizadas e condensadas. Nesse processo, é comum ocorrer a manipulação deliberada de informações, para que elas sejam vistas de forma mais favorável pelos receptores da informação.
Essa barreira à comunicação é conhecida como:

Carregando...
Q761646

Julgue o item quanto às funções da Administração. A função controle estabelece os padrões de quantidade, qualidade, tempo e custo.

Carregando...
Q765314

Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir: Para _______ será necessário estabelecer uma relação em que as ações, pensamentos e intenções de uma pessoa desencadeiem uma resposta em outra pessoa.

Carregando...
Q761653

Julgue o item. A palavra Sisu pode ajudar na comunicação com os finlandeses, mas não com pessoas de língua inglesa. Essa palavra não tem tradução em inglês e significa algo semelhante à “coragem” ou à “extrema persistência”. Tal fato é um exemplo de barreira semântica da comunicação.

Carregando...
Q776520

A comunicação tem aplicação em todas as funções administrativas, mas é particularmente importante na função de direção. Ela envolve o intercâmbio de ideias, informações e pensamentos. O processo de comunicação envolve os seguintes componentes:

Carregando...
Q761652

Julgue o item. A comunicação descendente mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, seus colegas e a organização em geral.

Carregando...
Q765197

A comunicação empresarial é a maneira que a organização se comunica com o público interno, com seus clientes e fornecedores, sendo fundamental para o bom funcionamento e sobrevivência da empresa no mercado. Associe as colunas relacionando os elementos da comunicação com suas respectivas definições em seguida assinale a alternativa que contêm a sequência correta.

Coluna 1

1 - Emissor.

2 - Receptor.

3 - Mensagem.

4 - Código.

5 - Canal de comunicação.

6 - Contexto.

7 - Ruído na comunicação.

Coluna 2

( ) Conjunto de sinais que são utilizados para transmitir a mensagem, podendo ser de várias formas.

( ) Elemento fundamental da comunicação, utilizado para transmitir informações, ou seja, representa o conteúdo anunciado pelo locutor.

( ) Quando a mensagem não é identificada de forma correta pelo interlocutor; representa qualquer elemento que interfira na transmissão de uma mensagem.

( ) É a pessoa que enuncia a mensagem para um ou mais receptores, no ato da comunicação.

( ) A situação comunicativa em que estão inseridos o receptor e o emissor.

( ) Meio físico ou virtual onde a mensagem será transmitida.

( ) Também chamado de interlocutor ou ouvinte, recebe a mensagem emitida.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q767268

A respeito dos elementos do processo de comunicação, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) O emissor codifica um pensamento, gerando uma mensagem. ( ) O canal é o meio pelo qual a mensagem se propaga, podendo ser formal ou informal. ( ) O receptor faz a decodificação da mensagem enviada pelo emissor. ( ) O feedback corresponde às barreiras que distorcem a clareza da mensagem emitida. ( ) O texto escrito e as expressões corporais são exemplos de mensagem.

Carregando...
Q794925

Uma grande organização tem passado por dificuldades financeiras, e, aparentemente, três de suas fábricas precisam ser fechadas e 3.000 empregados demitidos. A diretora de produção tem estudado alternativas de ação e desenvolveu dois planos, que apresentou à diretoria da empresa, da seguinte forma:
“Plano A: Este plano salvará uma das três fábricas e 1.000 empregos. Plano B: Este plano tem 1/3 de probabilidade de salvar todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 2/3 de probabilidade de não salvar nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano A.
Preocupada com a situação e buscando uma decisão consistente sobre que plano apresentar à presidência para avaliação, a diretora solicitou outra reunião e apresentou novamente os planos à diretoria. Dessa vez, a diretora apresentou os planos da seguinte forma:
“Plano A: Este plano resultará na perda de duas das três fábricas e 2.000 empregos.
Plano B: Este plano tem 2/3 de probabilidade de resultar na perda de todas as três fábricas e todos os 3.000 empregos, mas tem 1/3 de probabilidade de não perder nenhuma fábrica e nenhum emprego”. A diretoria optou pelo Plano B.
A situação ilustra a armadilha psicológica de decisão conhecida como:

Carregando...
Q766303

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

Carregando...
Q782018

O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:

Carregando...
Q786748

Sobre o contrato de resultados, que é um instrumento de gestão pública, é INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q765317

A escuta ativa é essencial na comunicação interpessoal pois:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) Certo
  • 3) C
  • 4) Certo
  • 5) B
  • 6) Certo
  • 7) B
  • 8) Errado
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282