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Q795164

"O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em
organizações. Preocupa-se com a influência das pessoas e grupos sobre as organizações e
vice-versa. (Chiavenato, 2005). Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F).

(  ) As organizações esperam que seus colaboradores reconheçam o papel da empresa
na sociedade, contribuindo para a realização da missão organizacional. Assim como esperam que eles tenham conhecimento dos objetivos e visão organizacional contribuindo para o futuro da organização.
(  ) As organizações buscam pessoas que estejam comprometidas, que apresentem um
desempenho além das expectativas, e que coloquem os interesses da organização acima
de padrões éticos e responsáveis.
(  ) O equilíbrio organizacional depende da compatibilidade entre as contribuições dadas
pelos colaboradores e as recompensas ofertadas pela organização.
(  ) A empregabilidade está relacionada à capacidade de manter um emprego em uma organização. A ocupabilidade está relacionada à capacidade de manter atualização profissional constante que assegure flexibilidade, oportunidades de carreira, projetos etc. dentro e fora da organização.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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Q793358

Com relação à direção, julgue:

Segundo a teoria de Herzberg, os fatores higiênicos são fatores extrínsecos, fora do controle das pessoas, e que, quando atendidos, apenas evitam a insatisfação dos empregados da organização.

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Q795333

As teorias que se preocupam com os processos descrevem como determinados comportamentos podem ser estimulados, referenciados,  coordenados ou até mesmo evitados. Dentre as principais teorias sobre processos estão a teoria da expectativa e a teoria da equidade. Com essa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


(  ) Teoria da expectativa - diz que o indivíduo tem a expectativa de que um certo comportamento conduza a um certo resultado.
(  ) Teoria da equidade – diz que o indivíduo faz uma comparação entre os resultados dos seus esforços com os dos seus colaboradores pares.
(  ) Teoria da expectativa e equidade – promovem os níveis superiores de motivação na organização pois utiliza desempenho comportamental.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

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Q766302

Com base no texto a seguir e considerando as teorias administrativas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Gabriel é chefe em um dos setores de uma pró-reitoria de uma universidade federal. Com o objetivo de melhorar a produtividade da equipe, conseguiu junto à administração central que todo o mobiliário do setor fosse trocado por móveis e equipamentos de trabalho mais adequados. Acreditava que, juntamente com o aumento salarial obtido no mês anterior, a produtividade almejada seria alcançada. I. Segundo a Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg, a iniciativa de Gabriel não será capaz de melhorar a produtividade de sua equipe, pois está relacionada a um fator higiênico. II. Segundo a Teoria da Hierarquia das Necessidades, de Abraham Maslow, a iniciativa de Gabriel está relacionada às necessidades mais básicas dos indivíduos. III. Considerando as contribuições dos estudos de Hawthorne para a Escola de Relações Humanas, é possível afirmar que a iniciativa de Gabriel de fato aumentará a produtividade de sua equipe.

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Q794909

Uma organização pública realizou uma pesquisa de satisfação junto aos funcionários. Os resultados indicaram que os funcionários não estão satisfeitos no trabalho. A área de recursos humanos não compreende o porquê dessa situação, pois os funcionários têm estabilidade no emprego e boas condições de trabalho (ambiente seguro e confortável, e carga de trabalho adequada, sem excessos).
Pela teoria de motivação dos dois fatores, de Herzberg, uma explicação para essa situação seria:

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Q794911

Em uma entrevista de processo seletivo, o responsável pela seleção perguntou ao candidato o que o motiva a trabalhar na organização. O candidato respondeu: “Busco reconhecimento e status, e sei que o cargo me dará prestígio e oportunidades de promoção”.
Segundo a hierarquia das necessidades de Maslow, a motivação do candidato é satisfazer necessidades do tipo:

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Q767570

A respeito do clima organizacional, tem-se que

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Q782011

Acreditando na administração como ciência, Taylor passa a selecionar cientificamente os trabalhadores, a padronizar ferramentas e métodos de trabalho, preocupando-se única e exclusivamente em atingir a máxima eficiência individual. A teoria da administração científica foi marcada pelo culto do progresso e pela idolatria à máquina, o que contribuiu para o surgimento de uma série de problemas sociais e organizacionais. Dentre eles, pode-se destacar:

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Q765319

Está entre os comportamentos verbais assertivos, exceto:

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Q767264

Com relação às teorias da motivação, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas abaixo. Na teoria da hierarquia de necessidades de ________, comumente representada graficamente por uma pirâmide, apresentam-se, na base, as necessidades ________ e, no topo, as necessidades de ________. Já na teoria ________, proposta por ________, a satisfação e a insatisfação estão relacionadas a fatores ________ e motivacionais.

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Q794627

Uma das teorias da motivação mais conhecidas é a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow. Ele colocava a motivaçãohumana como uma hierarquia de cinco necessidades: fisiológica, de segurança e estabilidade, de pertencimento, de estima e deautorrealização. Segundo ele, cada necessidade deve ser ao menos parcialmente suprida antes de o indivíduo buscar satisfazeruma necessidade do próximo nível. De acordo com a necessidade de pertencimento,

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Q766315

Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.

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Q766303

Leia o texto a seguir: Marta e Lucas trabalham em setores diferentes de uma universidade federal, mas se comunicam quase todos os dias, especialmente por meio eletrônico. Há um mês Marta enviou o seguinte e-mail a Lucas: “LUCAS, PRECISO FALAR PESSOALMENTE COM VOCÊ AINDA HOJE!!!!” Lucas, que estava passando por um momento pessoal difícil, respondeu o e-mail da seguinte forma: “Marta, acho que você poderia ser mais educada. Há necessidade de ser tão grosseira para marcar uma conversa? Afinal de contas, sempre fui educado e sempre me coloquei à disposição para o diálogo”. Ao receber a mensagem, Marta ficou assustada e sem entender o porquê de Lucas tê-la achado grosseira. Resolveu ligar para o colega. Segue o diálogo: Lucas: Setor de Assuntos Gerais, bom dia! Marta: Lucas, é a Marta. Tudo bem? Lucas: Mais ou menos, Marta. Marta: Pois é, Lucas. Eu não entendi por que uma mensagem tão simples te deixou tão indignado. Lucas: Você leu a forma como escreveu, Marta? Marta: Li e reli várias vezes e não entendi qual foi o problema. Lucas: Caso você não saiba, quando alguém escreve em caixa alta, dá a impressão de que está falando mais alto, ou mesmo gritando com o outro. Marta: Desculpe-me, Lucas, mas a tecla “CapsLock” estava ativada e eu nem percebi. Não quis ser grosseira. Lucas: Bom, então eu que peço desculpas. O que você deseja? O diálogo seguiu, mas Lucas começava a sentir-se mal com a situação, pois já havia comentado com vários colegas do setor o quanto Marta havia sido “grosseira”. Considerando a comunicação interpessoal como um dos temas inerentes ao comportamento organizacional, assinale a alternativa que apresente barreiras à comunicação eficaz presentes no texto.

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Q762111

Acerca das noções básicas de administração, julgue o item. Se determinado administrador tentar compreender as necessidades de seus funcionários e adaptar a empresa a essas necessidades, terá adotado a abordagem comportamental da administração.

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Q722260

A respeito do gerenciamento da liderança de equipes e da análise de melhoria de processos, julgue o próximo item.

A liderança carismática acontece quando os subordinados aceitam as ordens do superior como justificadas por causa da influência de sua personalidade e liderança, com as quais se identificam.

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GABARITO:

  • 1) D
  • 2) Certo
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) Certo
  • 15) Certo
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