Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 41 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q793329

Em conversa com seu grupo informal na Assembleia Legislativa, um servidor ouviu de um colega que “o modelo de gestão dessa instituição ainda se parece com o dos tempos de Taylor.” Nesse contexto, o fundamento básico da gestão da instituição enfatizava as

Carregando...
Q793331

Em relação às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), à evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue:

A partir de padrões previstos, a administração científica introduziu a ideia de estímulo salarial e de prêmios com base na produção, em detrimento do pagamento do salário apenas pelo tempo.

Carregando...
Q795669

A ideia de que o parcelamento de tarefas representa a mola do sistema e a determinadas ações ou causas decorrerão determinados efeitos ou consequências dentro de alguma correlação representa o cerne

Carregando...
Q795179

Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
"Também conhecida por Taylorismo, é uma teoria que possui ênfase nas tarefas e atividades  executadas pelos operários, tendo como principal objetivo a racionalização do trabalho produtivo no nível operacional."
O texto trata da:

Carregando...
Q788680

A teoria da administração científica, formulada por Frederick W. Taylor e outros, entre 1890 e 1930, buscava determinar cientificamente os melhores métodos de se realizar qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os empregados das organizações. Acerca dessa teoria, assinale a opção correta.

Carregando...
Q796715

Sobre Administração Científica, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Foi a primeira tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração, sendo usada a observação e a mensuração. Contudo é muito criticada por pretender criar uma ciência sem o cuidado de apresentar comprovação científica de suas proposições e princípios. Seu método empírico e concreto traz um conhecimento alcançado pela evidência e baseia-se em dados singulares e observáveis.

( ) Henri Fayol (1841-1925) é considerado o fundador da Administração Científica, suas ideias foram publicadas no livro Administration Industrielle et Générale em 1916, Paris.

( ) A Organização Racional do Trabalho (ORT) foi a resposta às críticas, substituindo os métodos empíricos por científicos. Se fundamenta na: Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; Estudo da fadiga humana; Divisão do trabalho e especialização do operário; Supervisão funcional; Desenho de tarefas e cargos; Incentivos salariais e prêmios de produção; Conceito de homo economicus; Condições Ambientais de trabalho; Padronização de Métodos e de Máquinas.

( ) Possui características próximas da Teoria das Relações Humanas; a observação metódica e paciente da execução de cada operação de uma determinada tarefa possibilitou eliminar desperdício e proporcionar mais tempo livre ao operário, fortalecendo a ênfase nas pessoas.

Assinale a sequência correta.

Carregando...
Q794922

A Administração Científica constituiu uma escola pioneira do pensamento administrativo, cujo principal expoente é Frederick Taylor. Um dos principais focos de atenção de Taylor foi a organização racional do trabalho, com vistas à eliminação do desperdício, da ociosidade e à redução dos custos de produção.
Dentre as principais contribuições da Administração Científica, encontra-se:

Carregando...
Q739436

A abordagem científica da administração foi um verdadeiro marco na economia mundial, revolucionando completamente os métodos de produção da época.

Dentre as propostas sugeridas por essa abordagem, formalizadas em 4 princípios, existe uma concernente ao papel dos gerentes na produção.

Assinale a opção que a indica.

Carregando...
Q749074

A Administração Científica tem como uma de suas características a preocupação com a racionalização do trabalho do operário e com o desenho de cargos mais simples e elementares. Assinale a alternativa que apresenta outra característica típica dessa teoria.

Carregando...
Q749783

Frederick Taylor (1856-1915) é tido como fundador da Administração Científica, teoria cujo surgimento se deu no início do século XX. A premissa básica dessa ciência consiste no aumento da eficiência industrial através de um rigoroso método de estudo de tempos e movimentos. Embora a teoria seja pioneira no estudo da Administração, acabou por receber severas críticas no decorrer do tempo. Uma das principais críticas feitas à Administração Científica decorre do fato de que:

Carregando...
Q702849

Em relação aos Fundamentos Básicos de Administração, analise as afirmativas abaixo: I. Para a obtenção da melhor relação entre recursos e resultados, alguns princípios são fundamentais, tais como eficiência e eficácia, que são traduzidos para o processo administrativo na forma de ferramentas de gestão, capazes de apoiar a decisão do administrador (gestor ou gerente). II. Os princípios e as técnicas da administração científica procuravam combater o desperdício e aumentar a eficiência da produção por meio da racionalização do trabalho. III. A teoria clássica está focada em dois alicerces: na definição de uma estrutura e na definição de papéis que precisam ser executados nessa estrutura, com especial atenção para os papéis desempenhados pelos administradores. O número de afirmativas incorretas corresponde a:

Carregando...
Q724374

A Administração Científica, proposta por Frederick Taylor, ficou marcada por ter sido pioneira nesse campo de estudos. Assinale a opção que indica uma inovação proposta pela Administração Científica.

Carregando...
Q753985

As tentativas de desenvolver teorias da administração são relativamente recentes, datando da revolução industrial, nos séculos XVIII e XIX. Com relação à Teoria da Administração Científica, formulada por Frederick W. Taylor e outros entre 1890 e 1930, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:

( ) A abordagem científica da administração busca determinar cientificamente os melhores métodos para a realização de qualquer tarefa e para selecionar, treinar e motivar os trabalhadores.

( ) Um dos princípios de Taylor era o desenvolvimento de uma verdadeira ciência da administração, de modo que pudesse ser determinado o melhor método para realizar cada tarefa.

( ) A abordagem científica considera a educação e o desenvolvimento do trabalhador como óbices à boa realização de tarefas.

( ) Um dos princípios de Taylor baseava-se no fomento à cultura de conflito entre a administração e os trabalhadores, como meio de constantemente reafirmar a superioridade da administração na relação com o trabalhador.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q695345

A Administração Científica desenvolveu-se em fins do século XIX, a partir das contribuições de Frederick Taylor. Caracterizou-se por três momentos, denominados por primeira, segunda e terceira fases.

Associe a primeira coluna com a segunda, de acordo com a característica correspondente a cada fase:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...
Q738607

No que se refere à evolução das teorias da administração e sua aplicabilidade à gestão pública brasileira, julgue o item subsequente.

A administração científica elege uma única forma de se executar uma tarefa, com o intuito de que a especificação seja o meio ideal para maximização de eficiência.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) Certo
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) C
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282