Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 1368 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

De acordo com Lúcia Gouveia Pimentel apud Barbosa (2002),

“A diversidade de possibilidades que são oferecidas com as tecnologias

contemporâneas, em ensino e elaboração artística, deve

ampliar, e não restringir, o estudo crítico do que seja ensinar e

fazer Arte naquele momento, naquele contexto." Pode–se afirmar,

portanto, que formas, sejam elas produzidas por meios eletrônicos

ou não, criam possibilidades de ativar nos alunos suas referências:

“A arte é importante na escola, principalmente porque é

importante fora dela. Por ser um conhecimento construído pelo

homem através dos tempos, a arte é um patrimônio cultural da humanidade

e todo ser humano tem o direito ao acesso a esse saber."

(Didática do Ensino da Arte)

Conceber a arte como conhecimento pressupõe uma ação didática que

articule três campos conceituais: a criação/produção, a percepção/análise

e o conhecimento da produção artístico–estética da humanidade. Este

último campo conceitual pressupõe que o aluno compreenda a arte:

Brasília foi construída entre 1956 e 1961 na região do cerrado

de Goiás. O famoso plano da cidade, concebida como a figura de

um avião, foi de autoria do brasileiro chamado:

Para Gonçalves (2001), “A aprendizagem dos conteúdos é

uma aprendizagem sem corpo, e não somente pela exigência do

aluno fi car sem movimentar–se, mas, sobretudo, pelas características

dos conteúdos e dos métodos de ensino, que o colocam em um

mundo diferente daquele no qual ele vive e pensa com seu corpo."

Nesse contexto, a autora faz uma crítica à estrutura do ensino nas

nossas escolas, sobretudo às práticas das disciplinas em que o

corpo é objeto principal, quando utilizam unicamente critérios de:

Em relação à propriedade do som que tem como singularidade

uma mesma nota tocada por diversos instrumentos, o fato dessa

mesma nota soar completamente diferente graças ao modo como

o som ressoa pelo corpo de cada um deles chama–se:

Nelson Rodrigues influenciou o teatro brasileiro moderno a

partir não só da arquitetura dramática utilizada no espetáculo “Vestido

de Noiva" (1943) – planos concomitantes na encenação –, mas,

também, de diálogos construídos a partir de frases cortantes e

diretas. Verifi cam–se essas infl uências em diversos textos escritos

por dramaturgos brasileiros contemporâneos de Nelson Rodrigues.

Entre outros, identifi cam–se essas características no seguinte espetáculo

encenado em 1955:

O DNA é capaz de se duplicar e transmitir a informação hereditária para as células-fi lhas, além de produzir o RNA que comanda a síntese de proteínas no citoplasma. Pode acontecer de haver “enganos” quando o DNA se duplica, o que pode levar ao aparecimento de uma nova característica. Esses acontecimentos denominam-se, respectivamente:

Observa-se que verduras temperadas com sal não devem ser preparadas com muita antecedência, pois acabam murchando. Isso acontece porque as células das verduras:

Durante a gestação humana, o útero aumenta consideravelmente de tamanho e peso. Após o parto, ele readquire seu tamanho normal graças à ação das:

No estudo da evolução, é muito importante o conhecimento de estruturas homólogas que são aquelas que derivam de estruturas já existentes em um ancestral comum exclusivo. São exemplos de estruturas homólogas entre si:

No processo evolutivo dos vertebrados, as pálpebras móveis e as glândulas lacrimais que lubrifi cam, limpam e protegem os olhos surgiram a partir dos anfíbios. São importantes adaptações para os animais:

A 2ª Lei de Mendel ou Lei da Segregação Independente

estuda a transmissão combinada de duas ou mais características.

Pelos conhecimentos atuais de divisão celular, sabe-se que essa

Lei só é válida quando:

As doenças sexualmente transmissíveis continuam sendo um sério problema de saúde pública em todo o mundo e continuam se disseminando. Podem ser causadas por vírus, bactérias, protozoários e fungos. As bactérias podem causar várias DSTs como:

Em nosso organismo, vários elementos químicos existem na

forma de íons, sendo muito importantes em vários processos vitais

e adquiridos através dos alimentos. Um dos mais importantes é o

íon Mg+2, cuja defi ciência pode causar:

As minhocas são anelídeos muito importantes para o processo

de fertilização dos solos e existem até criações de minhocas com

esse fi m. Elas ajudam o solo por que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282