O período do texto – A isto se chamaria talvez de narcisismo, mas eu chamaria de: alegria de ser. – está corretamente reescrito, de acordo com a norma-padrão de pontuação, em:
Assinale a alternativa em que a pontuação, considerando o sentido do texto, está INCORRETA, devido à ausência ou à colocação de vírgula(s ):
Julgue os seguintes itens a respeito de aspectos linguísticos do texto I.
No período “Tanto que quando (...) momento de hesitação"(l.13 a l.15), o emprego de todas as vírgulas deve-se à mesma regra de pontuação.
As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).
A fragmentação de frases “consiste em pontuar uma oração subordinada ou uma simples locução como se fosse uma frase completa”. Decorre da pontuação errada de uma frase simples. Embora seja usada como recurso estilístico na literatura, a fragmentação de frases devem ser evitada nos textos oficiais, pois muitas vezes dificulta a compreensão. Das frases abaixo, está correta apenas:
Para responder à questão, considere o título do texto: Às agressões humanas, a Terra responde com flores.
O motivo que justifica o emprego da vírgula no título é o seguinte:
O exemplo das rosas
Manuel Bandeira
Uma mulher queixava-se do silêncio do amante:
Já não gostas de mim, pois não encontras
palavras para me louvar!
Então ele, apontando-lhe a rosa que lhe morria
no seio:
Não será insensato pedir a esta rosa que fale?
Não vês que ela se dá toda no seu perfume?
(BANDEIRA, Manuel, Lira dos cinquent'anos. São Paulo:
Global, 2013. p. 27)
Sobre o uso expressivo da pontuação no poema “O exemplo das rosas”, pode-se afi rmar que:
Assinale a alternativa que apresenta pontuação CORRETA:
Sem que se altere o sentido da frase, todas as vírgulas podem ser substituídas por travessão, EXCETO em:
Assinale a alternativa em que a pontuação,
considerando o sentido do texto, está INCORRETA,
devido à ausência ou à colocação de vírgula(s ):
Atenção: As questões de números 7 a 14 referem-se ao texto seguinte.
A música relativa
Parece existir uma série enorme de mal-entendidos em torno do lugar-comum que afirma ser a música uma linguagem
universal, passível de ser compreendida por todos. "Fenômeno universal" − está claro que sim; mas "linguagem universal" − até que
ponto?
Ao que tudo indica, todos os povos do planeta desenvolvem manifestações sonoras. Falo tanto dos povos que ainda se
encontram em estágio dito "primitivo" − entre os quais ela continua a fazer parte da magia − como das civilizações tecnicamente
desenvolvidas, nas quais a música chega até mesmo a possuir valor de mercadoria, a propiciar lucro, a se propagar em escala
industrial, transformando-se em um novo fetiche.
Contudo, se essa tendência a expressar-se através de sons dá mostras de ser algo inerente ao ser humano, ela se concretiza
de maneira tão diferente em cada comunidade, dá-se de forma tão particular em cada cultura que é muito difícil acreditar que cada
uma de suas manifestações possua um sentido universal. Talvez seja melhor dizer que a linguagem musical só existe concretizada
por meio de "línguas" particulares ou de "falas" determinadas; e que essas manifestações podem até, em parte, ser compreendidas,
mas nunca vivenciadas em alguns de seus elementos de base por aqueles que não pertençam à cultura que as gerou.
(Adaptado de: MORAES, J. Jota de. O que é música. São Paulo: Brasiliense, 2001, p.12-14)
Está correta a seguinte afirmação sobre a pontuação empregada no texto:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
A justificativa para o uso da vírgula no trecho: “Quando analisamos os casos de feminicídio, a população negra é vítima prioritária no país." se repete em:
Releia o seguinte trecho do texto:
Nesse trecho, os dois pontos foram usados para anteceder uma
Assinale a alternativa onde a pontuação está correta.
A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os
próximos itens.
A supressão da vírgula empregada logo após a palavra
“também" (R.6) não prejudicaria o sentido original do período
em que ocorre.