Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 144 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Ao estudar a formação conceitual, Vigotski (2001) chegou à conclusão de que o processo de desenvolvimento do pensamento envolve vários momentos, aos quais ele chamou de periodização do desenvolvimento do pensamento.

Tais momentos abarcam o pensamento:

1. Sincrético.

2. Segmentado.

3. Cartesiano.

4. Por complexos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

A teoria da Zona de Desenvolvimento Potencial, decorrente da compreensão vygotskyana da dimensão social do psiquismo humano, deve ser entendida como:

Rego, In: Aquino (1998), na discussão sobre as origens das diferenças entre os seres humanos analisa a perspectiva de Vygotsky de desenvolvimento humano. Com base na análise da autora assinale a alternativa correta.

Considerados como essenciais para qualquer educador, os três saberes da docência são: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência. Desse modo, relacione as informações abaixo:

1. Saberes do conhecimento

2. Saberes pedagógicos (andragógicos)

3. Saberes da experiência

( ) Referem-se àqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do “chão de giz", ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

( ) Normalmente são adquiridos na própria formação ou especialização do docente, mas também pode ser aprendido através de estudos, leitura de livros, artigos, dentre outros.

( ) Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Ao utilizar de modo metafórico a forma lúdica (objeto suporte de brincadeira) para estimular a construção do conhecimento, o brinquedo educativo conquistou espaço definitivo na educação infantil. Conforme Kishimoto et alii (2009), a utilização do jogo potencializa a exploração e a construção do conhecimento, por contar com a motivação interna, típica do lúdico, mas o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a

Quanto ao processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

Sobre a teoria de Vygotsky, não se pode afirmar que:

Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).

Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:

A respeito da Adolescência, suas características e as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento, assinale a afirmativa incorreta.

O jogo infantil tem sido defendido na educação de crianças como recurso para a aprendizagem e o desenvolvimento. A cada etapa do desenvolvimento, certos jogos existentes em nossa cultura são particularmente interessantes. Segundo Oliveira (2002), muito apropriados para os bebês são os jogos

Na disseminação de uma abordagem colaborativa na aprendizagem, a teoria desenvolvida por Vygotsky afirma que os professores devem agir como:

Segundo Giroto, pela concepção sócio-histórica do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, o processo de desenvolvimento acontece pela estimulação/interação com os instrumentos de mediação. Dessa forma, podem ser situados como mediações instrumentais para a constituição da pessoa com deficiência, os recursos de acessibilidade, entre eles os de:

Internalização, segundo Lev Vygotsky, deve ser entendido como um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, já que envolve:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282