Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 68 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q792162

De acordo com a teoria de Lev Vygotsky, a habilidade do ser humano de pensar e raciocinar em nível individual deriva:

Carregando...
Q780173

Na reunião semanal de planejamento, duas professoras de uma turma de sexto ano, buscam estratégias para melhorar o desempenho de alguns alunos. Ao tratarem de dois alunos, ambos com conceitos abaixo do esperado, a professora de História lembra que um se expressa muito bem oralmente e consegue estabelecer boas relações entre os conceitos, nessa modalidade de linguagem; em contrapartida, quando registra por escrito, suas ideias se perdem. Já o outro, por demonstrar muita timidez, prefere não se expressar oralmente, contudo apresenta excelente habilidade na modalidade escrita, embora demonstre dificuldade na articulação dos conceitos abordados. Ao ouvir esse relato, a professora de Ciências sugere que nas próximas aulas, esses alunos passem a desenvolver atividades em conjunto, programadas pelas docentes, com o objetivo de se auxiliarem na superação dessas dificuldades. Ao optar por essa metodologia, as professoras estão aplicando o conceito de:

Carregando...
Q769311

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.

II. O planejamento pedagógico tem como finalidade definir os objetivos e as estratégias que prejudicam o processo de ensinoaprendizagem.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769322

Leia as afirmativas a seguir:

I. A aprendizagem de uma língua estrangeira não possibilita ao aluno envolver-se nos processos de construção de significados nessa língua.

II. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos não passa pela interação do sujeito com o meio.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q789153

Sobre as zonas de desenvolvimento, é correto afirmar:

Carregando...
Q770094

As ideias construtivistas trouxeram forte influência ao contexto escolar, ao defenderem a ideia de que o conhecimento é resultado da construção pessoal da criança e o professor deve mediar essa construção. Como principal referência dessa concepção, Jean Piaget desenvolveu alguns conceitos, EXCETO:

Carregando...
Q715359

Professora Sandra chega à escola onde irá atuar, recebe orientações da Diretora Joana e, posteriormente, deverá elaborar um plano de aula, vinculado a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos”. Nesta direção, professora Sandra, deverá elaborar um plano de aula e saber que: I. O papel da escola é o de difundir conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade social. II. A função da pedagogia dos conteúdos é avançar no papel transformador da escola, a partir das condições existentes. III. Os métodos partem de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora. IV. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. V. O sujeito através da linguagem se apropriar do conhecimento historicamente construído, reelaborando-o e, na sua interação com o meio e com os outros, constrói novos conhecimentos. Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q667916

De acordo com as observações de Lev Semenovitch Vygotsky acerca do processo educacional é inadequado afirmar que:

Carregando...
Q685305

Considerando as informações do texto apresentado e os múltiplos aspectos a elas relacionados, julgue o próximo item, relativos à metodologia de ensino de ciências.

O ensino que utiliza as ideias dos alunos discutindo-as e confrontando-as às concepções científicas é coerente com a abordagem cognitiva mencionada no texto.

Carregando...
Q719527

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.

Carregando...
Q715366

Quando uma escola afirma que: o aluno é sujeito historicamente situado. Constrói seu conhecimento através de suas relações com o mundo natural e social, sendo síntese das relações sociais de sua época. E o professor, por sua vez, é mediador e problematiza dor, atuando na zona de desenvolvimento proximal. O conteúdo é historicamente construído pela humanidade e reelaborado individual e coletivamente através das interações. A escola é dinâmica e interativa. A aprendizagem é o ponto de partida para o desenvolvimento. O erro é visto como parte do processo de construção do conhecimento. Podemos afirmar que esta escola tem como abordagem pedagógica a Teoria:

Carregando...
Q667909

No contexto das teorias psicogenéticas, afirma-se que os processos psicológicos mais complexos – ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais – só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. Essa consideração teórica pode ser corretamente atribuída a:

Carregando...
Q729165

Um dos conceitos mais importantes desenvolvidos por Vygotsky a respeito da compreensão dos processos de ensino e aprendizagem é sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Esse conceito promoveu muitas discussões no campo da Educação acerca do papel do professor enquanto mediador e não como transmissor do conhecimento. Acerca desse conceito observe a imagem e em seguida assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Vygotsky.

Carregando...
Q753056

Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:

Carregando...
Q735833

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282