Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 91 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q792370

Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Carregando...
Q769301

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q769205

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...
Q781424

Considerados como essenciais para qualquer educador, os três saberes da docência são: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência. Desse modo, relacione as informações abaixo:

1. Saberes do conhecimento

2. Saberes pedagógicos (andragógicos)

3. Saberes da experiência

( ) Referem-se àqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do “chão de giz", ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

( ) Normalmente são adquiridos na própria formação ou especialização do docente, mas também pode ser aprendido através de estudos, leitura de livros, artigos, dentre outros.

( ) Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q792161

A teoria da Zona de Desenvolvimento Potencial, decorrente da compreensão vygotskyana da dimensão social do psiquismo humano, deve ser entendida como:

Carregando...
Q789150

Quanto ao processo de desenvolvimento e aprendizagem na perspectiva histórico-cultural, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q780708

A respeito da Adolescência, suas características e as bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q767852

Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).

Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:

Carregando...
Q792163

Na disseminação de uma abordagem colaborativa na aprendizagem, a teoria desenvolvida por Vygotsky afirma que os professores devem agir como:

Carregando...
Q682008

As definições sobre Zona de Desenvolvimento Proximal, dentro da teoria da aprendizagem desenvolvida por Lev Vygotsky, são adequadamente representadas pela alternativa:

Carregando...
Q668938

Segundo Giroto, pela concepção sócio-histórica do desenvolvimento humano proposta por Vygotsky, o processo de desenvolvimento acontece pela estimulação/interação com os instrumentos de mediação. Dessa forma, podem ser situados como mediações instrumentais para a constituição da pessoa com deficiência, os recursos de acessibilidade, entre eles os de:

Carregando...
Q700280

Sobre o desenvolvimento infantil, considere as seguintes afirmações, baseadas nas ideias de Hoffmann, 2012. I. O desenvolvimento se dá nas crianças em ritmo evolutivo por meio de uma exploração ativa e incessante do meio. II. O professor deve compreender a lógica do pensamento infantil inerente à ação interativa. III. A avaliação na educação infantil, deve ser compreendida apenas num processo de observação cotidiana. IV. A contribuição de Vygotsky na avaliação da aprendizagem são as possibilidades do progresso intelectual. As afirmativas corretas são:

Carregando...
Q734823

Internalização, segundo Lev Vygotsky, deve ser entendido como um processo fundamental para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo, já que envolve:

Carregando...
Q741222

Sob a perspectiva sociointeracionista é possível afirmar que a utilização das tecnologias da comunicação e informação (TICs), na forma de diversas mídias em educação, como por exemplo, cursos mediados a distância, propiciam a prática de uma aprendizagem:

Carregando...
Q668944

Vygotsky, que estudou especificamente os processos de desenvolvimento cognitivo de crianças com deficiências, percebe uma nova face nos obstáculos interpostos pela deficiência: além das dificuldades decorrentes dela mesma, ele enxerga, nesses obstáculos, também uma fonte de energia, uma mola propulsora para a busca de sua superação, principalmente através das chamadas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282