Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 103 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Lev S. Vygotsky é conhecido por considerar fundamental o papel da linguagem no desenvolvimento do indivíduo. Segundo ele:

Carregando...

Segundo o documento, A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, para Vygotsky, o que distingue o desenvolvimento biológico e psicológico dos animais mais evoluídos do desenvolvimento humano é a diferença que se estabelece entre as funções psicológicas naturais, que caracterizam os primeiros, e as funções psicológicas superiores, que aparecem somente com o ser humano. Assim, para Vygotsky o desenvolvimento das funções psicológicas superiores

Carregando...

Vygotsky (2007) afirma que é por meio da linguagem que a criança aprende a conviver no contexto em que está inserida, no mundo social ao que ela pertence. Ressalta também, que há um objeto no qual tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil, é por ele, que se dará a produção de uma nova relação entre o campo do significado e o campo da percepção
visual, isto é, entre situações no pensamento e situações reais. De qual objeto Vygotsky está se referindo?

Carregando...

Acerca do pensamento de Lev Vygotsky, julgue as frases abaixo.

  1. Vygotsky defendia que as relações sociais tinham um pape fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
  2. De acordo com Vygotsky, na ausência do outro, o homem não se constrói homem.
  3. Um conceito-chave de Vygotsky é a mediação a qual pode ser entendida como a relação que o indivíduo estabelece com o mundo.

Estão CORRETAS as seguintes proposições:

Carregando...

Abaixo são citados alguns pontos fortes da teoria sociointeracionista de Vigostky, destacados por Silva (s/d), um deles está em DESACORDO com o pensamento desse famoso teórico da educação, assinale-o.

Carregando...

A teoria histórico-cultural tem suas origens nos estudos de Lev Semenovich Vygotsky (1896 – 1934). Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem neste desenvolvimento, sendo esta teoria
considerada histórico-social. Uma pedagogia inspirada na abordagem sócio-histórica envolve, EXCETO:

Carregando...

De acordo com Vygotsky (2007), as crianças nascem com poucas funções mentais básicas: atenção, sensação, percepção e memória que são eventualmente transformadas pela cultura em novas e mais sofisticadas
funções mentais superiores. A _____________ é uma das funções psíquicas que pos-suem uma contribuição significativa para o processo de aprendizado.
Assinale a alternativa correta, conforme a palavra que preencha  ADEQUADAMENTE a frase:

Carregando...

Em um debate sobre as relações entre processos de aprendizagem e desenvolvimento, foi defendida, entre outras, a seguinte posição:

É necessário esperar a criança apresentar um nível de desenvolvimento particular para começar a educação escolar.

Considerando a noção de zona de desenvolvimento proximal apresentada por Vygotsky, sobre esse posicionamento é correto afirmar que:

Carregando...

Propor às crianças a brincadeira do faz-de-conta, como fala Lev Vygotsky, e/ou o jogo simbólico, como descreve Jean Piaget, como condição para o desenvolvimento infantil, requer uma forma de organização dos ambientes de aprendizagem que, na perspectiva do sistema de ensino, é orientada através do(a):

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O desenvolvimento e a aprendizagem do aluno não têm natureza interativa.

II. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma descontínua, não cumulativa e assistemática na escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Para Vygotsky, a aquisição de conhecimentos passa pela interação do sujeito com o meio.

II. Nenhuma criança tem o direito à igualdade de condições para o acesso à escola.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

No capítulo escrito por Javier Onrubia (no livro O construtivismo na sala de aula, de César Coll), o autor defende, a partir da concepção de Vygotski, a importância da relação e da interação com as outras pessoas nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Por essa perspectiva, a Zona de Desenvolvimento Proximal pode ser definida como

Carregando...

Considerados como essenciais para qualquer educador, os três saberes da docência são: saberes do conhecimento, saberes pedagógicos (andragógicos) e saberes da experiência. Desse modo, relacione as informações abaixo:

1. Saberes do conhecimento

2. Saberes pedagógicos (andragógicos)

3. Saberes da experiência

( ) Referem-se àqueles saberes que são adquiridos no exercício da profissão. Costuma-se dizer que são os saberes do “chão de giz", ou seja, os professores adquirem no dia a dia na sala de aula, em contato direto com o ensino, com os alunos e com as atividades da profissão.

( ) Normalmente são adquiridos na própria formação ou especialização do docente, mas também pode ser aprendido através de estudos, leitura de livros, artigos, dentre outros.

( ) Esses são os saberes que diz respeito ao desenvolvimento da atividade do professor, em sua atividade didática, ou seja, são as técnicas, métodos e ferramentas que se utiliza em sala de aula para conduzir o ensino e a aprendizagem.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...

Rego, In: Aquino (1998), na discussão sobre as origens das diferenças entre os seres humanos analisa a perspectiva de Vygotsky de desenvolvimento humano. Com base na análise da autora assinale a alternativa correta.

Carregando...

A teoria da Zona de Desenvolvimento Potencial, decorrente da compreensão vygotskyana da dimensão social do psiquismo humano, deve ser entendida como:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) B
  •  

Tudo sobre o concurso público na área de Educação Infantil

Se você é pedagogo e está em busca de materiais de estudo para concurso publico para professor pedagogo, veio ao lugar certo!

A partir de agora vamos abordar este tema e, assim, você ficará por dentro de tudo o que precisa saber para encarar as provas de concurso para professor na Educação Infantil.

Para começar, sendo leigo no assunto ou não, é importante saber como estudar.

Neste sentido, é imprescindível que você tenha em mente que a melhor forma de se preparar, é aliando o estudo por meio de videoaulas com a resolução de questoes pedagogicas para concurso professor.

Desta forma, ao juntar a teoria e prática, você reforça os seus conhecimentos e testa suas habilidades, bem como o nível de aprendizado.

Assim, ao elaborar seu cronograma de estudos, não se esqueça de contemplar horários suficientes para a realização do simulado prova concurso publico professor educação infantil. Outra boa ideia e excelente maneira de antecipar os conteúdos que serão cobrados é dar uma olhadinha em prova de concurso para professor pedagogo com gabarito, ou seja, fique ligado nas provas já aplicadas para o cargo desejado.

 

O que cai na prova de concurso público para Professor da Educação Infantil

Se você deu uma olhadinha nas questoes de concurso público para professor educação infantil com gabarito já deve ter uma ideia mínima dos conteúdos abordados.

Porém, para aqueles que ainda não tiveram esta oportunidade, vamos elencar aqui quais devem ser os assuntos avaliados.

Neste caso, além das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Atualidades, você deve estar atento ao programa específico que traz elementos como construção da identidade e autonomia da criança; a relação família/escola; diversidade, relações étnico-raciais e igualdade racial; as interações na Educação Infantil; o significado do brincar; organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil; processos de desenvolvimento e aprendizagem; proposta Pedagógica na Educação Infantil e Educação Inclusiva.

 

Já como referências de leituras destes assuntos, listamos:

BENTO, Maria Aparecida Silva, organizadora. Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades - CEERT, 2012.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF, jan. 2008. [Documento elaborado pelo Grupo de Trabalho nomeado pela portaria n. 555/2007, prorrogada pela portaria n. 948/2007, entregue ao ministro da Educação em 7 de janeiro de 2008].

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Parecer CNE/CP 3/2004, de 10 de março de 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 01 outubro de 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Volumes 1, 2 e 3. Brasília; MEC-SEF, 1998. Disponível em http://bit.ly/NRSa7z, consulta realizada em 15/03/2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica / Ministério da Educação - Secretaria de Educação Básica. Brasília; MEC-SEF, 2012.

CASTRO, Jane Margareth e REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2009.

JÚNIOR, Hédio Silva; BENTO, Maria Aparecida Silva, CARVALHO, Silvia Pereira de. coord. Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial. São Paulo: Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades- CEERT/ Instituto Avisa Lá- Formação continuada de Educadores, 2012.

 

Para finalizar, agora que você já sabe o que e como estudar, vamos comentar sobre as atribuições do cargo.

Deste modo, quando a tão aguardada convocação acontecer, você já estará por dentro de tudo o que virá pela frente.

Atribuições do cargo de Professor da Educação Infantil

Participar da elaboração da proposta pedagógica de sua unidade escolar; cumprir plano de trabalho; elaborar programas e planos de aula, relacionando e confeccionando material didático a ser utilizado, em articulação com a equipe de orientação pedagógica; elaborar e confeccionar, em articulação com a equipe de orientação pedagógica, material destinado à divulgação do pensamento, da arte e do saber, nos termos da Constituição Federal, Art. 206, II; elaborar e confeccionar, em articulação com a equipe de orientação pedagógica, material destinado a conscientização dos alunos para preservação do patrimônio artístico, histórico, cultural e ambiental do país, estado e município; ministrar boas aulas, trabalhando com os conteúdos definidos nos planejamentos de ensino e planos de aula; orientar os alunos na formulação e implementação de projetos de pesquisa quanto ao seu formato e à seleção, leitura e utilização de textos literários e didáticos indispensáveis ao seu desenvolvimento; acompanhar, monitorar e avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos; elaborar e encaminhar os relatórios das atividades desenvolvidas à direção ou à coordenação da unidade escolar em que está lotado; colaborar na organização das atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade; participar de reuniões com pais e com outros profissionais de ensino; participar e/ou organizar reuniões, cursos, debates, seminários e grupos de trabalho buscando o aperfeiçoamento, atualização e a capacitação profissional bem como a qualidade do ensino, no âmbito de sua atuação; participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento e à avaliação do processo ensino-aprendizagem e ao seu desenvolvimento profissional; participar de projetos de inclusão escolar, reforço de aprendizagem ou correção de problemas junto dos alunos da rede municipal de ensino; realizar pesquisas na área de educação; participar e organizar festividades, feiras, e outros eventos destinados a divulgar a arte, a ciência e a cultura local e nacional, no âmbito de sua atuação; participar de reuniões, grupos de trabalho e outras ações destinadas a assegurar o pleno desenvolvimento da criança, a proteção integral aos seus direitos, o seu preparo para o exercício da cidadania e a sua qualificação para o trabalho; prestar assistência e suporte, quando couber, aos órgãos encarregados do cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente;

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282