Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 40 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Considerando os termos citados e suas respectivas definições, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Análise de risco.
  2. Análise de situação de saúde.
  3. Análise do sistema municipal de saúde.

( ) É um processo contínuo, oportuno e sintético que permite medir, caracterizar, explicar e avaliar o processo saúde/ doença, contribuindo para o estabelecimento de estratégias políticas e tomada de decisões na área da saúde pública.

( ) Conjunto de procedimentos que deve ser incorporado ao processo de acompanhamento da situação de saúde, visando a oferecer subsídios aos gestores e às instâncias de participação e controle social para o planejamento e avaliação das ações e serviços de saúde, permitindo maior clareza na definição das prioridades e na avaliação do resultado de suas ações.

( ) Processo de levantamento, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos à saúde, considerando o processo de trabalho, a possibilidade de escape no ambiente, o volume, a concentração e a classe de risco do agente biológico a ser manipulado na implementação de ações destinadas à prevenção, controle, redução ou eliminação dos mesmos.

A sequência está correta em

Carregando...

O Calendário Nacional de Vacinação abrange não só crianças, mas também adolescentes, adultos, idosos, gestantes e povos indígenas. A vacina BCG (Bacilo Calmette-Guérin) previne as formas graves de tuberculose, principalmente miliar e meníngea. Assinale a indicação a ser ministrada em dose única.

Carregando...

NÃO é um objetivo da vigilância epidemiológica na Vigilância sentinela da influenza:

Carregando...

A alternativa que corresponde a um exemplo de prevenção secundária é:

Carregando...

Um sistema de notificação eficiente é condição essencial para que a vigilância epidemiológica atinja seus objetivos. Assim, deve-se fazer a notificação dos casos:

Carregando...

Quais os principais objetivos das Normas Operacionais Básicas, instituídas pelo Sistema Único de Saúde?

Carregando...

O Pacto pela Saúde foi definido na Portaria Nº 399, de 22 de fevereiro de 2006. Quantas e quais eram as prioridades do Pacto pela Vida naquele momento?

Carregando...

Um município brasileiro registrou 200 casos de tuberculose em 2017, incluindo os casos novos e os com tratamento em curso. De acordo com esses dados pode-se afirmar que:

Carregando...

Constituem tipos de dados e informações que alimentam os Sistemas de Vigilância Epidemiológica:

Carregando...

Com base na história natural e prevenção de doenças, analise as afirmativas a seguir

I. A prevenção primária se faz com a intercepção dos fatores pré-patogênicos, sendo uma de suas formas a promoção da saúde.

II. Segundo Leavel & Clark são estágios do período de patogênese a interação estímulo-hospedeiro e a doença precoce discernível.

III. O isolamento de um paciente para evitar a propagação de uma doença é um exemplo de prevenção terciária.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Qual o nível de Atenção do Sistema Único de Saúde correto, em que estão inseridos os Programas de Hanseníase e Tuberculose?

Carregando...

Em relação à hantavirose é correto afirmar:

Carregando...

Entre as doenças e agravos de notificação compulsória definidas pelo Ministério da saúde estão as(os):

Carregando...

A vigilância em saúde “está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. Além disso, integra diversas áreas de conhecimento e aborda diferentes temas, tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia, processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. A partir daí, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, ambiental, sanitária e saúde do trabalhador". Assinale a alternativa que contém informação INCORRETA sobre os tipos de vigilância em saúde:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) E
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282