Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 218 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765121

No título do texto, a vírgula separa a expressão adverbial – Após avanços tecnológicos – da sequência do enunciado.

A vírgula foi empregada com essa mesma função na alternativa:

Carregando...
Q763339

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a reescrita da frase do texto atende à norma-padrão de pontuação.

Carregando...
Q777234

Com base no Texto I, responda à questão.

Na frase “Para deter o crime organizado, e necessário muito mais esforço publico do que portões e muros altos" (4° paragrafo), o emprego da vírgula se justifica por:

Carregando...
Q775985

Considere o trecho “Caso haja suspeita, não estacione; ligue para a polícia e aguarde a sua chegada." e assinale a opção correta quanto ao uso de pontuações alternativas.

Carregando...
Q782290

Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.

Ao verme
que
primeiro roeu as frias carnes
do meu cadáver
dedico
como saudosa lembrança
estas
Memórias Póstumas

(Machado de Assis)

No texto, a ausência de vírgula antes do elemento de coesão “que” constitui-se em um

Carregando...
Q776933

“Pensar mal amiúde significa tornar mau. Na vida das nações (1) não menos que na dos indivíduos (2) os primeiros momentos de uma trajetória imprimem (3) no que está nascendo (4) traços de teimosa permanência”. (Eduardo Giannetti, O Elogio do Vira-Lata e outros ensaios. 1ª. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. p. 13) Nesse segmento inicial de um texto, poderiam ser usadas vírgulas nas posições dos seguintes números:

Carregando...
Q767239

Associe a coluna A à coluna B e indique a alternativa que representa a numeração correta, de cima para baixo, da explicação para o emprego da vírgula, conforme a norma padrão escrita.


Carregando...
Q765505

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. No segmento “o ciúme (32%), o álcool (12%), a infidelidade ou suspeita de infidelidade (9%)” (linhas 11 e 12), as vírgulas separam termos em enumeração que compõem o sujeito da oração.

Carregando...
Q779102

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Leia as afirmações abaixo a respeito da pontuação do texto.

I. As vírgulas que isolam o segmento segundo Harold Bloom sua comédia mais bem-sucedida (4o parágrafo) podem ser substituídas por parênteses sem prejuízo das relações de sentido estabelecidas no contexto.

II. Sem prejuízo do sentido original, uma pontuação alternativa para o segmento O sentido irônico do subtítulo da peça − “o que bem quiserem ou desejarem" − dá a entender que... (5° parágrafo) é: O sentido irônico do subtítulo da peça: “o que bem quiserem ou desejarem", dá a entender que...

III. No segmento ...como se, para agradar à natureza, tivéssemos de reconhecer a arbitrariedade das convenções culturais (2° parágrafo), o segmento isolado por vírgulas assinala noção de finalidade.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q758613

Julgue o item seguinte, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.

Caso o advérbio “praticamente” (ℓ.23) fosse isolado por vírgulas, a correção gramatical do trecho seria alterada.

Carregando...
Q762296

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item.

Na linha 1, as vírgulas que intercalam “fundamentalmente" podem ser suprimidas, sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

Carregando...
Q783103

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

[Nossa quota de felicidade]

  Os últimos 500 anos testemunharam uma série de revoluções de tirar o fôlego. A Terra foi unida em uma única esfera histórica e ecológica. A economia cresceu exponencialmente, e hoje a humanidade desfruta do tipo de riqueza que só existia nos contos de fadas. A ciência e a Revolução Industrial deram à humanidade poderes sobre-humanos e energia praticamente sem limites. A ordem social foi totalmente transformada, bem como a política, a vida cotidiana e a psicologia humana.

  Mas somos mais felizes? A riqueza que a humanidade acumulou nos últimos cinco séculos se traduz em contentamento? A descoberta de fontes de energia inesgotáveis abre diante de nós depósitos inesgotáveis de felicidade? Voltando ainda mais tempo, os cerca de 70 milênios desde a Revolução Cognitiva tornaram o mundo um lugar melhor para se viver? O falecido astronauta Neil Armstrong, cuja pegada continua intacta na Lua sem vento, foi mais feliz que os caçadores-coletores anônimos que há 30 mil anos deixaram suas marcas de mão em uma parede na caverna? Se não, qual o sentido de desenvolver agricultura, cidades, escrita, moeda, impérios, ciência e indústria?

  Os historiadores raramente fazem essas perguntas. Mas essas são as perguntas mais importantes que podemos fazer à história. A maioria dos programas ideológicos e políticos atuais se baseia em ideias um tanto frágeis no que concerne à fonte real de felicidade humana. Em uma visão comum, as capacidades humanas aumentaram ao longo da história. Considerando que os humanos geralmente usam suas capacidades para aliviar sofrimento e satisfazer aspirações, decorre que devemos ser mais felizes que nossos ancestrais medievais e que estes devem ter sido mais felizes que os caçadores-coletores da Idade da Pedra. Mas esse relato
progressista não convence.

(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, RS: L&PM, 2018, p. 386-387)

A supressão da vírgula altera efetivamente o sentido da frase:

Carregando...
Q768969

Atente para as seguintes frases: I. Há muito tempo valorizam-se os fotógrafos, que suplantaram os maus pintores. II. Desde o século passado, pintores e fotógrafos disputam a fidelidade ao real. III. Dentro de poucos dias, farei uma visita à sua exposição de fotos. A supressão da vírgula altera o sentido do que está em

Carregando...
Q767245

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. A vírgula no trecho “desaparecem com ela culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) exerce função de separar orações.

II. A palavra 'e' nos trechos “culturas, mitologias e conhecimentos científicos" (linhas 1 e 2) e “E a lenda tofa?" (linha 21) exerce função de conjunção aditiva e adversativa, respectivamente.

III. As palavras 'ainu' (linha 15), 'bretão' (linha 15) e 'kanoê' (linha 15) nomeiam línguas.

Carregando...
Q771791

Correlacione as colunas: 1.A virgula está separando, incorretamente, termos essenciais da oração. 2.A vírgula marca a anteposição da oração subordinada em relação à principal. 3.A vírgula separa, corretamente, os termos de uma enumeração. 4.A ausência da vírgula, depois de um termo intercalado, acarreta incorreção. ( ) Os sentimentos aprisionados, costumam causar ansiedade, sobretudo, nos jovens. ( ) Todos os nossos sentimentos, não revelados causarão sintomas, doenças? ( ) Quando silenciamos nossos, para onde vão nossos sentimentos? ( ) Naquele dia, a diretora convocou professores, pais, funcionários e alunos para a reunião. A correta correlação entre as colunas é, respectivamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282