Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 59 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765787

O estudo sobre o modo de produção capitalista, as crises na dinâmica da acumulação capitalista e seus impactos na sociedade é fundamental para que o assistente social possa realizar a análise de conjuntura. Com base na teoria crítica, julgue o item. Na dinâmica crise‐restauração, processa‐se a redefinição das relações entre Estado, mercado e sociedade e ocorrem reformas e medidas de ajustes econômicos que têm como objetivo garantir a continuidade da acumulação capitalista.

Carregando...
Q765813

A análise dos processos ocorridos no mundo do trabalho nas últimas décadas demarca mudanças profundas que vão incidir e reorganizar o processo de produção de mercadorias e as condições de acumulação capitalista, inaugurando a fase da “acumulação flexível”. Considerando esse contexto e os estudos realizados por Amaral e Cesar (2009), julgue o item. Algumas das demandas do mercado de trabalho para o assistente social, no contexto da acumulação flexível, referem‐se à atuação desse profissional na área de gestão de recursos humanos, desenvolvimento e treinamento de equipes, clima organizacional, programas de qualidade de vida no trabalho, voluntariado e realização de ações comunitárias.

Carregando...
Q760154

Os espaços sócio-ocupacionais que se constituem em ambiente de atuação profissional do(a) assistente social vêm passando na contemporaneidade por diversas mudanças que estão permeadas

Carregando...
Q765812

A análise dos processos ocorridos no mundo do trabalho nas últimas décadas demarca mudanças profundas que vão incidir e reorganizar o processo de produção de mercadorias e as condições de acumulação capitalista, inaugurando a fase da “acumulação flexível”. Considerando esse contexto e os estudos realizados por Amaral e Cesar (2009), julgue o item. Uma das demandas recentes de trabalho para o serviço social nas empresas é a realização de intervenções de caráter educativo, voltadas para as mudanças de atitude e comportamento dos trabalhadores, de forma a buscar sua integração e adequação aos ditames da acumulação flexível.

Carregando...
Q765785

O estudo sobre o modo de produção capitalista, as crises na dinâmica da acumulação capitalista e seus impactos na sociedade é fundamental para que o assistente social possa realizar a análise de conjuntura. Com base na teoria crítica, julgue o item. As crises capitalistas não se circunscrevem na esfera econômica e se manifestam em várias dimensões. Pode‐se apontar que o individualismo exacerbado, a efemeridade e o aumento do misticismo, do esoterismo e do fundamentalismo religioso são expressões socioculturais da crise capitalista na atualidade.

Carregando...
Q739563

Assinale a opção que indica o marco histórico da ruptura do quase monopólio do conservadorismo no Serviço Social, inscrevendo a primeira condição para a constituição de um novo projeto profissional.

Carregando...
Q739556

Nas últimas décadas, o capitalismo experimentou grandes transformações. Entretanto, “nenhuma dessas transformações modificou a essência exploradora da relação capital/trabalho”, que se revela mediante

Carregando...
Q720757

Acerca de aspectos pertinentes à formação profissional do assistente social na sociedade brasileira e dos desafios ligados a essa formação, julgue o item seguinte.

Pensar a profissão implica refutar a trajetória da atividade intelectual voltada ao serviço social, de modo a possibilitar o estabelecimento de novos parâmetros para a sua apreensão pela sociedade.

Carregando...
Q720764

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.

O assistente social deve estar atento aos diferentes movimentos da realidade, captando a maneira como esses acontecimentos impactam a vida cotidiana das pessoas, para dar sentido a sua prática profissional.

Carregando...
Q739570

A concepção de Seguridade Social representa um dos maiores avanços da Constituição Federal de 1988, no que se refere à proteção social e ao atendimento das históricas reivindicações da classe trabalhadora.

Neste sentido, ela representa

Carregando...
Q682875

A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.

Historicamente, os assistentes sociais sempre se dedicaram à implementação de políticas públicas, porém, o processo de descentralização dessas políticas excluiu a necessidade de novas funções e competências profissionais, localizando a atuação na linha de frente das relações entre população e instituição.

Carregando...
Q689307

Dentre os pontos mais relevantes da Norma referida no texto 2, destaca-se o(a):

Carregando...
Q713098

Com base no texto a seguir, responda a questão subsequente.

De acordo com Netto (2010), o capitalismo atual esgotou sua capacidade civilizatória, o que abre um contexto de

Carregando...
Q756081

Desde os anos 1980, ocorre, nas empresas do Brasil, um conjunto de transformações e reordenações determinadas pela reestruturação produtiva e pela nova dinâmica da acumulação capitalista. Essas mudanças e alterações também repercutiram no trabalho do assistente social nas empresas. Sendo assim, julgue o item a seguir no que se refere ao trabalho do assistente social em empresas.

Para que o assistente social que trabalha em empresas consiga direcionar o exercício profissional para os valores defendidos pelo projeto ético‐político do serviço social, é fundamental que ele compreenda o redimensionamento do mundo do trabalho, que é composto por um conjunto de iniciativas do capital que mobiliza novas formas de consumo da força de trabalho, controle da força de trabalho, reprodução material da força de trabalho e reprodução espiritual da força de trabalho.

Carregando...
Q689833

Quanto à emergência do serviço social no Brasil, julgue o item que se segue.

Ser uma pessoa íntegra, devotada, comunicativa, ter formação moral e preparo técnico e nutrir sentimento de amor ao próximo eram características desejadas para o assistente social.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Certo
  • 3) A
  • 4) Errado
  • 5) Certo
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) B
  • 11) Errado
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282