Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785887

   O odor que permanece nas mãos após o contato com alho pode ser eliminado pela utilização de um “sabonete de aço inoxidável”, constituído de aço inox (74%), cromo
e níquel. A principal vantagem desse “sabonete” é que ele não se desgasta com o uso. Considere que a principal substância responsável pelo odor de alho é a alicina (estrutura I) e que, para que o odor seja eliminado, ela seja transformada na estrutura II.

Na conversão de I em II, o “sabonete” atuará como um

Carregando...
Q785881

   O 2,4-dinitrofenol (DNP) é conhecido como desacoplador da cadeia de elétrons na mitocôndria e apresenta um efeito emagrecedor. Contudo, por ser perigoso e pela ocorrência de casos letais, seu uso como medicamento é proibido em diversos países, inclusive no Brasil. Na mitocôndria, essa substância captura, no espaço intermembranas, prótons (H+) provenientes da atividade das proteínas da cadeia respiratória, retornando-os à matriz mitocondrial. Assim, esses prótons não passam pelo transporte enzimático na membrana interna. 

GRUNDLINGH, J. et al. 2,4-Dinitrophenol (DNP): a Weight Loss Agent with Significant Acute Toxicity and Risk of Death. Journal of Medical Toxicology, v. 7, 2011 (adaptado).

O efeito emagrecedor desse composto está relacionado ao(à)

Carregando...
Q756315

No que diz respeito a reações orgânicas e a métodos de separação, julgue o item a seguir.

Os álcoois terciários, em que o carbono que possui o grupo hidroxila faz três ligações com outros átomos de carbono, sofrem oxidação pelo ataque de oxigênio nascente, formando primeiramente um aldeído, seguido pelo ataque de outro oxigênio nascente no carbono da carbonila, produzindo um ácido carboxílico.

Carregando...
Q748999

Observe a rota sintética a seguir:

A nomenclatura do produto representado por C é

Carregando...
Q675332

Reatividade de um elemento é a capacidade que ele possui de deslocar outro em uma reação de deslocamento. Uma simplificação da fila de reatividade é:

Considere a reação genérica:

A reação que NÃO ocorrerá é quando o Me(1) e o Me(2) forem, respectivamente:

Carregando...
Q756314

Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item a seguir.

Um dos métodos para caracterização dos fenóis se baseia no teste com cloreto de ferro (III). Nesse teste, os fenóis formam complexos incolores, nos quais ocorre uma reação de complexação entre a hidroxila fenólica e o íon Fe3+. Como o FeCl3 possui coloração amarela, a ausência de cor indica a presença de fenol.

Carregando...
Q748992

O álcool benzílico é usado como solvente geral para tintas, lacas e revestimentos, a base de resinas epóxi. A reação desse álcool com uma solução aquosa ácida de permanganato de potássio produz um composto I que, após purificação, reage com excesso de etanol, sob catálise ácida, formando um produto orgânico II, também de aplicação industrial.

Os nomes dos compostos I e II são, respectivamente,

Carregando...
Q746004

A hidroxilamina (NH 2OH) é extremamente reativa em reações de substituição nucleofílica, justificando sua utilização em diversos processos. A reação de substituição nucleofílica entre o anidrido acético e a hidroxilamina está representada.

O produto A é favorecido em relação ao B, por um fator de 105. Em um estudo de possível substituição do uso de hidroxilamina, foram testadas as móleculas numeradas de 1 a 5.

Dentre as moléculas testadas, qual delas apresentou menor reatividade?

Carregando...
Q756313

Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item a seguir.

A identificação de compostos insaturados é possível por meio das reações de adição. No método com adição de bromo em tetracloreto de carbono, o teste será positivo se a solução se descolorar imediatamente, com formação de precipitado marrom. No teste com permanganato, será positivo se ocorrer a descoloração da solução, que é avermelhada. Ambos os testes confirmam a presença de insaturação.

Carregando...
Q752703

Bases de Schiff, ou iminas, são compostos obtidos através da reação de desidratação entre moléculas que contenham o grupo carbonila, como aldeídos ou cetonas, e moléculas que contenham a função amina. Um esquema da formação de uma base de Schiff é

Carregando...
Q702170

O ácido 2,3-dibromossuccínico pode ser obtido em laboratório por meio da reação do ácido fumárico com bromo, em meio aquoso, como representado na equação química

O mecanismo dessa reação é denominado

Carregando...
Q752707

A reação de epoxidação de olefinas é uma reação em que uma ligação dupla é convertida em epóxido. Um exemplo está apresentado na figura abaixo:


Qual das figuras abaixo representa a técnica mais adequada para quantificar esta reação?

Carregando...
Q756311

Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item a seguir.

Amida é a classe de compostos orgânicos formados na reação de uma amina com um aldeído, em que um grupo hidroxila foi substituído pelo grupo amino ou um grupo amino substituído.

Carregando...
Q756316

No que diz respeito a reações orgânicas e a métodos de separação, julgue o item a seguir.

Saponificação é a reação de hidrólise básica de uma gordura ou óleo, em que são formados glicerol e um sabão. Nessa reação, ocorre a clivagem de um grupo éster para regenerar o álcool e o ácido dos quais o éster foi derivado, ou seja, é o processo no qual um éster é hidrolisado em solução alcalina para formar um álcool e uma base conjugada.

Carregando...
Q748995

Um aluno encontrou sobre a bancada do laboratório de Química quatro frascos numerados de I a IV, contendo líquidos incolores. Sua professora lhe entregou 4 etiquetas com fórmulas moleculares (CH2O, C2H6O, C3H6O e C4H10O) e a tabela abaixo para que ele pudesse identificar cada frasco com o correspondente nome do composto em seu interior.

O aluno concluiu que as amostras contidas nos frascos I, II, III e IV eram, respectivamente,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) Errado
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) Errado
  • 7) D
  • 8) D
  • 9) Errado
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282