Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 61 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Os ensaios de penetração – Índice de Suporte Califórnia (CBR) utilizados em obras rodoviárias

Os conceitos de empolamento e contração são muito importantes no desenvolvimento do projeto de estradas relacionado ao movimento de terra. Em um serviço de terraplenagem onde o volume dos cortes foi totalmente compensado nos aterros da estrada, sem a necessidade de aporte de materiais de jazidas, o volume de material no corte era de 2.000 m3; o volume solto transportado foi de 2.520 m3; e o volume após compactação no aterro foi de 1.800 m3.

Nesse caso, o empolamento a ser considerado no orçamento do serviço é de:

Em obras rodoviárias, de modo geral, recomenda-se que os aterros sejam compactados em camadas de:

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.

Quando a argila é dispersa em água, suas partículas se atraem devido ao espaçamento interpartículas.

A figura precedente representa um aterro muito utilizado na construção de rodovias ou ferrovias, executado com inclinação desconhecida, sobre um maciço uniforme e homogêneo. Nesse tipo de construção, a altura crítica (H C) é expressa pela equação em que γ é o peso específico; SU, a resistência não drenada; e NC, o fator de capacidade de carga.

Acerca dos dados apresentados e de aspectos diversos relacionados a obras de terra, julgue o item seguinte.

Considerando os aspectos de custo e reflexos ambientais de bota-fora, a remoção da camada de solo mole e a sua substituição devem ser adotadas como principal solução para ocorrências com comprimento maior que 200 m e espessura maior que 3 m.

Acerca dos cuidados na compactação de aterros, julgue o próximo item.

Em caso de chuvas durante a compactação de aterro, os trabalhos poderão ter prosseguimento, desde que o índice pluviométrico seja moderado; nesse caso, deve-se aumentar o número de passagens do rolo compactador.

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.

Os limites de liquidez e plasticidade de um solo são afetados pelo tipo de argilominerais que o compõem.

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

o selamento da camada de aterro consiste em compactá-la rapidamente, com rolos compactadores lisos ou de pneus, com o objetivo de adensar o seu topo e evitar a penetração da água da chuva.

Será construído um aterro, com solo compactado, com peso específico aparente seco de 21 kN/m3. O solo argiloso terá que ser transportado por caminhão da jazida até o local da obra. O peso específico natural do solo na jazida é de 16,5 kN/m3, e o teor de umidade natural é de 10,0 %. Considerando γs = 27 kN/m3, o valor que mais se aproxima do volume requerido de solo da jazida de empréstimo para compactar 100.000 (cem mil) metros cúbicos de aterro é:

Calcule o volume de terra em uma faixa de 1m, considerando o perfil da tabela a seguir constante ao longo de toda a faixa. Considere a cota zero como referência para cálculo do volume em m³.

Marque a alternativa que apresenta a opção CORRETA.

Um engenheiro fiscal interrompeu a obra de execução de um aterro em razão de uma série de falhas de compactação, entre elas: o teor de umidade do solo, diferente do ideal; a inadequada espessura de camadas de compactação; e características do solo adotado fora do especificado.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Alturas de camada de solo pouco espessas prejudicam a dissipação de energia dos rolos compactadores, por isso é recomendável adotar as camadas mais altas possíveis, cujo limitador é a altura de lançamento do caminhão de transporte de solo.

Com relação às características dos solos adotados em obras de terraplenagem, julgue os itens a seguir.

As estruturas encontradas em solos não coesivos podem ser divididas em granular simples e em favos.

Ainda a respeito dos serviços de terraplanagem, assinale a opção correta.

Para uma rodovia com 50 km de extensão e com um número N de projeto igual a 1,8 × 103 , foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a base e sub-base, deverão ser utilizados os materiais selecionados da única jazida disponível, cujas características são apresentadas a seguir.

Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.

O aumento da densidade do solo resultante do aumento da energia de compactação depende do tipo de solo que está sendo compactado.

Na fase de terraplenagem da construção de uma estrada, as camadas de aterro foram executadas com uma espessura máxima de 30 cm após a compactação. Durante a execução, as condições climáticas mudaram, pois havia risco de chuvas para as próximas horas. O engenheiro responsável adotou como medida preventiva o selamento da camada de aterro recém-executada.

Nessa situação hipotética,

caso ainda não tenha sido executada a camada final de aterro, o selamento da última camada executada será dispensável.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282