Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 75 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Freud, em “Conferência XXVII” (1916-1917), descreve um fenômeno que se apresenta no tratamento de neuróticos e o apresenta como uma “neurose nova, artificial”. A essa “neurose nova”, Freud dá o nome de:

Carregando...

Assinale a alternativa que corresponde a conceitos da psicologia analítica junguiana.

Carregando...

O aspecto motivacional tem influência direta sobre o processo de aprendizagem de novos conhecimentos e habilidades. Na perspectiva piagetiana, a motivação é compreendida como uma disposição causada

Carregando...

De acordo com os conceitos de Fadiman e Frager (2004) sobre a Teoria do Desenvolvimento Psicológico proposta por Erik Erikson, qual dos conceitos abaixo NÃO faz parte dos aspectos da identidade?

Carregando...

Para a Teoria Psicossocial de Erik Erikson, a principal tarefa na infância precoce é a resolução da crise que gira em torno da:

Carregando...

Analise as afirmativas abaixo sobre as Teorias da Personalidade e assinale, nos parênteses, V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas:

( ) Uma teoria da personalidade completa deve buscar responder ás questões o quê, como e porquê. O quê refere-se ás características da pessoa e como umas estão organizadas em relação ás outras. O como diz respeito aos determinantes da personalidade de uma pessoa, em que nível e de que maneira os fatores genéticos e ambientais interagem para produzir esse resultado. O porquê trata das razões para o comportamento do indivíduo e diz respeito aos aspectos motivacionais da pessoa.

( ) Uma teoria da personalidade deve considerar cinco áreas: estrutura, processo, crescimento e desenvolvimento, psicopatologia e mudança.

( ) Na obra de Freud encontramos a primeira e a segunda tópica se referindo á estruturação do aparelho psíquico, na primeira tópica o aparelho psíquico é denominado: inconsciente, pré consciente e consciente.

( ) A teoria da personalidade humanista descreve e explica a personalidade

( ) A Terapia Cognitiva concebe a personalidade como uma coleção de padrões de sentimentos, em que situações diferentes evocam variados padrões de respostas, sendo que cada resposta individual é baseada apenas em experiências prévias e na história genética, uma vez que o Eu é definido pelo comportamento subjetivo e, muitas vezes, não observável.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, é:

Carregando...

Freud, em suas postulações sobre o inconsciente e a estruturação do psiquismo, questionava-se sobre o que se processava com os pacientes para se esquecerem de tantos fatos de sua vida interior ao longo do processo psicanalítico.

Muitas vezes, na prática clínica, os pacientes ficavam embaraçados, envergonhados com algumas ideias ou imagens que lhes ocorriam. A esta força psíquica que se opunha a tornar consciente, a revelar um pensamento, Freud denominou de _________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Carregando...

Na Teoria dos Tipos Psicológicos de C.G. Jung, as duas funções racionais são

Carregando...

Ainda com relação à dependência química e à sua prevenção, bem como ao seu tratamento, julgue o item que se segue.

O manejo de contingência é uma proposta de tratamento baseada na teoria do condicionamento respondente.

Carregando...

Na teoria de Erikson (1968), oito são os estágios do desenvolvimento emocional que se desdobram conforme a passagem das pessoas pelo tempo de duração da vida humana. Cada estágio traz uma tarefa desenvolvimental que confronta os indivíduos com uma crise.

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I associando o período do desenvolvimento ao seu respectivo estágio.

Assinale a sequência correta.

Carregando...

A adultez se caracteriza pela fase do desenvolvimento mais longa do ser humano, iniciando com a adultez jovem (dos 20 aos 40) e concluindo com o fim da vida. Todavia é uma das fases menos estudadas pela psicologia do desenvolvimento, em especial esta fase inicial, que coincide com a faixa etária da maioria dos estudantes do ensino superior. Um dos teóricos que discutiu sobre essa fase foi Erik Erikson (1902-1994). Quanto às proposições deste autor em relação a essa fase, analise as afirmativas seguintes.

I - A crise característica é de intimidade versus isolamento, que se configura em uma vida social intensa na qual o indivíduo pode desenvolver relações profundas ou superficiais.

II - Caracteriza-se pela fidelidade como virtude, o que se refere a uma maior segurança na sua identidade e à formação de vínculos com grupos de amigos com os quais busca identificação.

III - Um dos fortalecedores da formação identitária nesta fase é a polarização sexual, que é consolidada a partir de um amadurecimento das relações sexuais, nas quais o indivíduo permite-se uma maior entrega.

IV - Tem no cuidar e no criar suas principais modalidades de relacionamento, o que é mais perceptível nos contextos doméstico e profissional, respectivamente.

Estão corretas

Carregando...

Para Freud, a aprendizagem se estabelece na relação entre alguém que ensina e alguém que aprende, sendo a transferência a força motriz desse processo. A psicanálise propõe que a relação transferencial no âmbito educativo

Carregando...

No início da sua carreira, Karen Horney (1885-1952) expressou a sua discordância das teorias freudianas sobre as mulheres e começou a trabalhar na sua versão de psicologia feminina em 1922. Horney criticou particularmente o conceito freudiano de inveja do pênis, que para ela era derivado de provas inadequadas, e contra-atacou esse conceito argumentando que os homens invejavam a capacidade da maternidade. Horney denominou esse conceito de

Carregando...

Assinale a opção que apresenta o nome de um dos autores exponenciais da psicologia que se posicionou abertamente contra as psicoterapias de grupo.

Carregando...

Ligue a Teoria ao Conceito:

1 Associassionismo

2 Estruturalismo

3 Funcionalismo

4 Behaviorismo

A) ( ) Aplicações práticas, importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento.

B) ( ) Exprime a ideia de uma sociedade vista como um organismo vivo onde cada parte tem uma função (semelhante à biologia). Termo criado por Titchner que postula que os estados elementares da consciência são como estruturas do Sistema nervoso central... Os conhecimentos psicológicos são experimentais, produzidos a partir de laboratório.

C) ( ) Criando correntes de oposição essa teoria aponta que a experiência precisa ser analisada como um fato, sem analisar o significado ou valor. Dessa corrente entre outras surge a Gestalt, e o Behaviorismo.

D) ( ) A mente tem suas próprias regras de funcionamento e todas elas podem ser expressas em uma ideia: nossa capacidade de refletir se baseia em algum tipo de associação mental.

Temos respectivamente:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282