Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 102 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q785256

As obras dedicadas ao estudo do Jornalismo elencam várias teorias para explicar a função e o funcionamento dessa atividade na sociedade. A Teoria Estruturalista afirma que

Carregando...
Q766700

A Teoria da Ação Pessoal ou do Gatekeeper foi elaborada em 1950, por David Manning White, a partir de uma análise de caso na seleção de notícias. Sobre essa teoria é correto afirmar que:

Carregando...
Q785267

A respeito da Opinião Pública, é correto afirmar que para Pierre Bourdieu ela

Carregando...
Q766691

A Teoria da Agenda ou do Agendamento (Agenda-setting) ficou popularizada a partir do artigo “The agenda setting function of mass media”, publicado em 1972 por Maxwell E. McCombs e Donald L. Shaw, em estudo sobre a influência da mídia, em especial as mídias jornalísticas, na direção da opinião pública. Sobre essa teoria, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q785259

Observe a ilustração.

Ailustração e o texto a seguir fazem parte do livro El medio es el masaje.

“O Professor _________ diz que o ambiente criado pelo homem se torna seu meio para definir seu papel nele. A invenção do tipo de impressão criou o pensamento linear, ou ligação, separando o pensamento da ação. Agora, com a TV e a interpretação das canções folclóricas, o pensamento e a ação estão mais próximos, e o envolvimento social é maior. Nós moramos novamente em uma aldeia”.

O professor a que se refere o texto é:

Carregando...
Q766689

No livro “O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo” (2012), Adelmo Genro Filho revisita alguns autores em relação ao que chama de “crítica da ideologia da objetividade” para argumentar sobre o que seria o segredo da pirâmide ou a essência do jornalismo. Sobre esses argumentos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) A notícia é a unidade básica de informação do jornalismo e só pode ser feita de modo objetivo, ignorando a subjetividade do jornalista. ( ) A “ideologia da objetividade” a que o autor se refere diz respeito ao mito da “informação objetiva”. ( ) O jornalismo tem uma maneira própria de perceber e produzir “seus fatos” que são objeto das notícias, pois são recortados e construídos obedecendo a determinações ao mesmo tempo objetivas e subjetivas. ( ) A “objetividade jornalística” não possui qualquer relação com o que o autor chama de “ideologia burguesa”. ( ) Sobre a tese da “pirâmide invertida”, que ilustra a notícia do grau “mais importante” para o “menos importante”, Genro Filho diz que o segredo da pirâmide é que ela não deveria estar invertida, mas sim assentada sobre sua base, pois a notícia caminha do singular para o particular, do cume para a base.

Carregando...
Q785283

Segundo a Teoria do Gatekeeper, o jornalismo tem o centro de suas decisões

Carregando...
Q716345

Julgue o próximo item, relativo a comunicação e sociedade.

A forma de conhecimento prático que conecta alguém (sujeito) a alguma coisa (objeto) é conhecida como representação social. Essa conexão estabelece uma ordem que permite que as pessoas possam se orientar em seu mundo material e social e controlá-lo, ao mesmo tempo que possibilita que a comunicação seja possível com os demais membros de uma comunidade, por meio dos códigos estabelecidos.

Carregando...
Q716333

Julgue o item a seguir, referente à opinião pública e seus conceitos.

O desenvolvimento da opinião pública compreende quatro fases distintas, que independem da influência de grupos de interesse favoráveis ou não à questão abordada, tendo em vista que prevalecerá a opinião da maioria dos envolvidos.

Carregando...
Q669967

No que tange às teorias e aos conceitos de comunicação, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q716307

Acerca do surgimento da área de relações públicas no Brasil, julgue o seguinte item.

Uma das principais ferramentas de trabalho do profissional de relações públicas é a pesquisa de mercado, necessária para mapear o perfil dos públicos-alvo.

Carregando...
Q772359

Considere as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.

I. O organizador de eventos demonstra que a decisão de marketing de eventos é determinar se o patrocínio é consistente com a estratégia de marketing da empresa e se colabora com os objetivos de marketing

PORQUE

II. o patrocinador busca retorno ao investimento feito, seja de caráter institucional, promocional ou comercial. Ele quer maximizar a exposição e a veiculação, além de agregar valor à empresa ou à marca que patrocinou o evento.

É correto afirmar que

Carregando...
Q772347

As relações públicas são um processo que colocam a organização na direção de seus públicos de forma sistematizada, coerente e racional, de modo a buscar objetivos maiores. As cinco etapas que compõem esse processo são:

Carregando...
Q772342

Em “Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista”, aproxima as Teorias das Relações Públicas das Teorias Marxistas da Comunicação, no sentido de compreender as RPs como uma atividade que atua nas mentes das pessoas para harmonizar interesses entre instituições e seus públicos, de modo a camuflar conflitos de classes. Nesse sentido, seria necessário buscar uma forma de que as Relações Públicas fossem capazes de beneficiar a sociedade como um todo. Essa proposta foi apresentada no Brasil por

Carregando...
Q738267

Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.

Um profissional de comunicação que critica a comunicação massificada e o uso dos meios de comunicação de massa reafirma normas sociais e expõe os desvios dessas normas ao público, o que constitui uma de suas atribuições.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) C
  • 11) Certo
  • 12) A
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) Certo
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282