Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 90 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q793159

A respeito dos conceitos elementares de contabilidade, julgue:  

De acordo com a teoria personalista, as contas dos agentes correspondentes representavam os direitos e as obrigações da entidade com terceiros.

Carregando...
Q779278

Ludícibus et al (2018) afirma que “o maior pesquisador e escritor sobre a Escola Europeia de Contabilidade foi Francisco D’Auria”. Ele abordou em seu livro “Primeiros Princípios de Contabilidade Pura”, as principais teorias que compõem a Escola Europeia de Contabilidade. Uma das principais teorias da Escola Europeia que considera a conta como o “centro de gravidade” da aplicação contábil, afirmando que ela é o raciocínio aritmético para medir a grandeza dos valores relacionados entre si e as pessoas é a teoria:

Carregando...
Q761995

No que se refere aos conhecimentos preliminares de contabilidade, julgue o item.

De acordo com a teoria personalista, as contas dos agentes consignatários devem representar os bens da empresa.

Carregando...
Q778450

Faça a correlação a seguir para as principais correntes doutrinárias da contabilidade. 1) Patrimonialista 2) Reditualista 3) Aziendalista 4) Controlista 5) Personalista 6) Contistas ( ) Admite que o objetivo era estudar a matéria sob o ângulo do controle da riqueza e o que de forma correlata com este se relacionasse. ( ) Defende o estudo dos aspectos de direitos e das obrigações que envolve os donos da riqueza e tudo o que com esta se relacionasse. ( ) Admite que a instituição, a empresa, é o objeto de estudo e que a Contabilidade nada mais faz que inserir-se em um complexo de matérias que se aplicam ao campo celular social. ( ) Observa a predominância do lucro como objetivo. ( ) Imagina que a Contabilidade deve dedicar-se ao estudo das contas. ( ) Reconhece que o objeto de estudos da Contabilidade é o patrimônio, enquanto riqueza gerida para cumprir o fim aziendal. Assinale a opção com a sequência CORRETA.

Carregando...
Q783632

A contabilidade evidenciará perante a Fazenda Pública a situação de todos quantos, de qualquer modo, arrecadem receitas, efetuem despesas, administrem ou guardem bens a ela pertencentes ou confiados. Com relação à Lei 4.320, de 17 de março de 1964, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os serviços de contabilidade serão organizados de forma a permitirem o acompanhamento da execução orçamentária, o conhecimento da composição patrimonial, a determinação dos custos dos serviços industriais, o levantamento dos balanços gerais e a análise e interpretação dos resultados econômicos e financeiros.
( ) A escrituração sintética das operações financeiras e patrimoniais efetuar-se-á pelo método das partidas dobradas.
( ) O registro dos restos a pagar far-se-á por exercício e por credor, distinguindo-se as despesas processadas das não processadas.
( ) A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira patrimonial e industrial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q782335

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q750778

Método pelo qual o registro de qualquer operação implica que um débito em uma ou mais contas deve corresponder um crédito equivalente, em uma ou mais contas, de forma que a soma dos valores debitados seja sempre igual à soma dos valores creditados. A esse método se dá o nome de:

Carregando...
Q735244

A contabilidade tem como foco principal o controle e acompanhamento do patrimônio das entidades, sejam elas públicas ou privadas, demonstrando suas variações ao longo dos períodos verificados. Sobre os componentes patrimoniais, assinale a única conta contábil apresentada que tem o efeito redutor no grupo que está inserida:

Carregando...
Q716840

A respeito de contas, julgue o item seguinte.

As contas permitem o registro dos fatos administrativos do dia a dia da entidade, os quais, por sua vez, são fundamentais para a elaboração das demonstrações contábeis e para o cumprimento dos objetivos da contabilidade.

Carregando...
Q728439

Os atos praticados pelos administradores ou donos da empresa, que afetam o Patrimônio empresarial, são denominados Fatos Administrativos ou Contábeis. Tais fatos geram transações que necessitam ser registradas por meio de lançamentos contábeis. Em determinado período, a empresa Madame Bovary apresentou alguns fatos contábeis:


Com base nos dados anteriores, os valores de Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido são, respectivamente:

Carregando...
Q675635

A respeito da Contabilidade, o que não se pode afirmar:

Carregando...
Q669152

Podem figurar alternativamente como despesas as participações de

Carregando...
Q728438

Em determinado período, a empresa Dom Casmurro Comercial apresentou a seguinte estrutura patrimonial:

Com base nos dados anteriores, os valores de Ativo Circulante, Passivo Não Circulante e Patrimônio Líquido são, respectivamente:

Carregando...
Q714122

A respeito das contas de receitas e despesas, assinale a opção correta.

Carregando...
Q739106

Assinale a opção que indica, no Balanço Patrimonial de uma entidade, as contas classificadas como Disponibilidades.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) A
  • 3) Certo
  • 4) D
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) Certo
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282