Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 74 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Para obter satisfação com o consumo de bens, o consumidor se depara com restrições, tais como a sua renda que é limitada e o preço dos bens. A linha orçamentária mostra as combinações de dois bens que podem ser adquiridos, dados a sua renda e os preços dos bens. Suponha que o eixo vertical traga as quantidades do bem A e o eixo horizontal as quantidades do bem B.

Assinale a afirmativa correta em relação ao assunto.

Carregando...

Na teoria do consumidor, uma curva de indiferença retrata o consumo de dois bens, A e B, sendo A posicionado no eixo vertical e B no eixo horizontal, e todas as combinações de A e B dispostas sobre tal curva proporcionam o mesmo nível de satisfação para o consumidor.

Assinale a afirmativa correta em relação ao assunto.

Carregando...

Assinale a alternativa correta sobre o excedente do consumidor e o excedente do produtor nos mercados competitivos.

Carregando...

Um consumidor tem como curvas de indiferença retas paralelas, entre os dois bens, X e Y, conforme se vê na Figura abaixo.

Tal fato significa que, para esse consumidor, X e Y são bens

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta o que relaciona a quantidade demandada de um bem com o nível de renda, coeteris paribus.

Carregando...

A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.

O sal, um tipo de bem que os consumidores compram, representa uma pequena parcela do orçamento desses consumidores e não possui substitutos próximos; logo, espera-se que a procura por esse bem seja rígida em relação às alterações de preço.

Carregando...

Suponha que o preço de x seja 200 UM (unidades monetárias), que o preço de y seja 50 UM, e que a restrição orçamentária seja igual a 1.000 UM. Nesse caso, a utilidade máxima de João será igual a 30.

Carregando...

Uma curva de indiferença (CI) representa graficamente os pontos que descrevem as diferentes combinações de bens em um mesmo nível de utilidade ao consumidor. O que justifica uma inclinação negativa da CI é

Carregando...

Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.

A utilidade ordinal é caracterizada por uma abordagem centrada em afirmações do tipo “O bem A é preferível ao bem B", exemplo do conceito de utilidade ordinal, não é suficiente para fundamentar as propriedades gerais das curvas de procura.

Carregando...

Com relação à teoria do consumidor, julgue o item que se segue.

A curva de Engel é uma representação gráfica que relaciona o montante arrecadado pelo governo por intermédio de impostos com as diferentes alíquotas que podem ser aplicadas.

Carregando...

Se w pode assumir o valor 9 com 50% de chance ou o valor 25 com 50% de chance, então o equivalente seguro do consumidor será igual a 16.

Carregando...

Suponha que o preço de x seja 200 UM (unidades monetárias), que o preço de y seja 50 UM, e que a restrição orçamentária seja igual a 1.000 UM. Nesse caso, João irá demandar 20 unidades do bem y e nenhuma unidade do bem x.

Carregando...

Pela teoria do Ciclo-Produto, a produção de um novo modelo de veículo, com tecnologia inovadora, tende a migrar para país com baixo custo de mão de obra logo que essa se torne padronizada e pouco intensiva em pesquisa e trabalho qualificado, mesmo que esse país não possua demanda interna pelo veículo que justifique o investimento em novas plantas produtivas em seu território.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) E
  • 10) Errado
  • 11) Errado
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282