Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 134 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781401

A respeito do surgimento das Tendências Pedagógicas Liberais, no século XIX, e as contribuições do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, analise as afirmativas a seguir: I. Para os liberais, a educação e o saber já produzidos (conteúdos) são mais importantes que a experiência vivida pelos educandos no processo pelo qual ele aprende. Dessa forma, os liberais, contribuíram para manter o saber como instrumento de poder entre dominador e dominado. II. Ao longo da história da educação, a tendência liberal tradicional, sofreu/sofre várias críticas, a saber: os conhecimentos adquiridos fora da escola não eram considerados como primeiro passo para a construção de novos conhecimentos, como um caminho importante para a construção de saberes dotados de significado; era extremamente burocratizado (conteúdos, memorização, provas) com normas rígidas. III. A tendência liberal tecnicista manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática, que tem em Jonh Dewey e Anísio Teixeira seu representantes mais significativos; a renovada não-diretiva, fortemente inspirada em Carl Rogers, o qual enfatiza também a igualdade e o sentimento de cultura como desenvolvimento de aptidões individuais; a culturalistas; a piagetiana; a montessoriana; todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Assinale

Carregando...
Q778977

Atividade(s) de Língua Portuguesa que NÃO apresenta(m) conformidade com a prática pedagógica descrita nesse fragmento é/são a(s) de:

Carregando...
Q790700

Dentre as diversas tendências pedagógicas que visaram organizar a educação escolar ao longo da história, a Pedagogia Nova, sustentando fortes críticas à pedagogia tradicional, mantinha a crença no poder da escola e em sua função de equalização social (SAVIANI, 1981). Sobre as características que apresenta esta tendência pedagógica, esboçada no final do séc. XIX e fortalecida na primeira metade do séc. XX, analise os itens a seguir:

  1. Em lugar de classes confiadas a professores que dominavam os conteúdos, transmitindo-os aos alunos de forma que estes pudessem, progressivamente assimilá-los pela imitação, a escola deve agrupar os alunos segundo áreas de interesses decorrentes de sua atividade livre.
  2. O professor é um estimulador e orientador da aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos próprios alunos. Tal aprendizagem é uma decorrência espontânea do ambiente estimulante e da relação viva que se estabelece entre os alunos e entre estes e o professor.
  3. Cada professor tem de trabalhar com pequenos grupos de alunos, sem o que a relação interpessoal, essência da atividade educativa, fica dificultada; e num ambiente estimulante, portanto, dotado de materiais didático ricos, biblioteca de classe, etc.
  4. A feição das escolas precisa mudar seu aspecto sombrio, disciplinado, silencioso e de paredes opacas, assumindo um ar alegre, movimentado, barulhento e multicolorido.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é:

 

Carregando...
Q768353

De acordo com Dermeval Saviani (2007, p.381), “do ponto de vista pedagógico, conclui-se que, se para a pedagogia __________ a questão central é aprender, e para a pedagogia __________, aprender a aprender, para a pedagogia __________ o que importa é aprender a fazer".

Em sequência, de cima para baixo, as palavras que completam CORRETAMENTE essas lacunas são:

Carregando...
Q770093

As tendências pedagógicas se configuram em concepções que surgem a partir da visão de homem e de sociedade de cada época. No contexto da sala de aula a tendência libertadora é adotada quando:

Carregando...
Q781400

Faça a correspondência entre as tendências pedagógicas abaixo e o método de ensino utilizado por cada uma delas:

1. Tendência liberal tradicional

2. Tendência liberal renovada

3. Tendência liberal renovadora não-diretiva (Escola Nova)

( ) Por meio de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.

( ) Método baseado na facilitação da aprendizagem.

( ) Exposição e demonstração verbal da matéria e / ou por meios de modelos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

Carregando...
Q781397

“Os conteúdos são trabalhados através de temas geradores, utiliza grupos de discussão como método de trabalho, a relação entre professor x Aluno é de igual para igual, horizontalmente, a aprendizagem se dá através de resoluções de situações - problemas.” Essas características estão relacionadas à tendência

Carregando...
Q780705

As tendências pedagógicas brasileiras foram muito influenciadas pelo momento cultural e político da sociedade, pois foram levadas à luz graças aos movimentos sociais e filosóficos. Com base nesse cenário, associe as colunas a seguir:

Assinale a alternativa que apresente a ordem correta, de cima para baixo.

Carregando...
Q790696

Libâneo (1994) classifica as tendências pedagógicas, para fins didáticos de estudo, em Pedagogia Liberal – subdividida em tradicional, renovada progressivista, renovada não-diretiva e tecnicista – e Pedagogia Progressista – subdividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. Considerando as características dessas tendências, analise os itens a seguir:

  1. Numa pedagogia liberal tradicional, o ensino é centrado no professor, que tem a função de transmitir conteúdos e interpretar o conhecimento, cabendo ao aluno a assimilação passiva destes. Para tanto, os métodos utilizados focam a memorização, a repetição e a exposição verbal.
  2. Para a tendência liberal renovada, o papel da educação é o de atender às diferenças individuais, sendo, portanto, o aluno, o centro e sujeito do conhecimento, e o professor um orientador do aluno. Esta tendência valoriza métodos como o trabalho em grupo, as pesquisas, os projetos, as experimentações.
  3. Por uma tendência liberal tecnicista, os métodos, as técnicas são o centro do processo de ensinoaprendizagem, tendo estes como função, o controle do comportamento dos educandos de modo que atinjam os objetivos operacionais previamente estabelecidos. O professor é um administrador e executor do planejamento, concebido por especialistas.
  4. A Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos prioriza o domínio dos conteúdos científicos, os métodos de estudo, através dos quais se forma a consciência crítica da realidade social. A prática social é o ponto de partida e o de chegada do processo de ensino-aprendizagem.

A única alternativa que apresenta todas as afirmativas CORRETAS é:

Carregando...
Q768352

Após ler e analisar o texto, assinale a alternativa CORRETA.

"Com base nos pressupostos da neutralidade científica e inspirada nos princípios da racionalidade, eficiência e produtividade, essa pedagogia advoga a reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional (p. 379)".

Nesse fragmento de texto, Dermeval Saviani (2007) refere-se à pedagogia:

Carregando...
Q781395

Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:

Carregando...
Q770677

Na história da educação brasileira, diferentes concepções pedagógicas foram surgindo, a partir dos ideais da formação do homem para a sociedade de cada época. Dentre essas concepções, a Pedagogia Histórico-Crítica, que tem como principal representante Demerval Saviani, concebe a educação enquanto:

Carregando...
Q768367

Libâneo, Oliveira e Toschi (2003, p. 59 - 62) afirmam que “boa parte dos autores levam a crer que as mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais e educacionais, decorrem sobretudo, da aceleração das transformações técnico-científicas". Considerando o aspecto educacional, faça a relação entre as revoluções científicas e tecnológicas da modernidade, segundo os autores acima citados:

I – Primeira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XVIII)

II – Segunda Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XIX)

III – Terceira Revolução Científica e Tecnológica (segunda metade do século XX)

( ) Aumenta a velocidade e descontinuidade do processo tecnológico, da escala de produção, da organização do processo produtivo, da centralização do capital, da organização do processo de trabalho e da qualificação dos trabalhadores.

( ) Faz surgir as escolas industriais e profissionalizantes (escolas técnicas, bem como operário padrão).

( ) Demanda qualificação simples (trabalho simples), o que leva o trabalhador a perder o saber mais global sobre o trabalho.

( ) Intensifica ainda mais a divisão técnica do trabalho ao mesmo tempo que promove a sua padronização e desqualificação.

( ) Transforma a ciência e tecnologia em matérias-primas por excelência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Carregando...
Q770076

Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes acontecimentos políticos, históricos e sociais orientaram a educação brasileira e a forma como esta foi se constituindo. Dentre esses períodos históricos, o ensino e a educação assumiram diferentes perspectivas. Relacione esses períodos às características educacionais correspondentes:

a. Período jesuítico

b. Período pombalino

c. Período do regime militar

d. Período de redemocratização

( ) criação das aulas régias, reformas, sistema educacional fragmentado

( ) ideais tecnicistas e ensino como ferramenta de controle

( ) instrução confessional, orientado pela Ratio Studiorum

( ) proposta de universalização do ensino e erradicação do analfabetismo

A sequência correta é:

Carregando...
Q790694

A professora Ana Maria entende que sua função junto aos alunos é apenas a de uma auxiliadora no processo, uma facilitadora da aprendizagem. Portanto, mantém com a turma uma relação horizontalizada, pois o aluno é o centro do processo. Seus métodos mais recorrentes são a solução de problema, a descoberta e o aprender fazendo, mediante vivências, pesquisas e projetos. Pode-se afirmar que a professora em questão segue a tendência liberal:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) C
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282