Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 29 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q799435

Conflitos, em si, são neutros; suas manifestações construtivas ou destrutivas dependem da forma como lidamos com eles. Aprender a lidar com os conflitos como seres humanos autônomos, capazes de dialogar e encontrar estratégias que satisfaçam suas necessidades sem negligenciar as dos outros é uma parte importante do crescimento das crianças e dos jovens. Para tanto, os adultos da escola também precisam aprender a passar pelo mesmo processo.

As escolas voltadas para o compromisso com o desenvolvimento da cidadania, precisam compreender que a aprendizagem de conviver com o conflito deve:

Carregando...
Q777880

A fim de ampliar o universo semântico de uma obra de ficção para o aluno, sem, no entanto, desviar o foco de sua qualidade intrínseca, há atividades de retextualização recomendadas. Tome-se como parâmetro a obra Dom Casmurro, de Machado de Assis.

É possível que o professor proponha aos alunos que

Carregando...
Q748898

Analise a tirinha da personagem Mafalda e o texto a seguir:

Levando em consideração a tirinha de Quino, interpretada como crítica a uma concepção específica de trabalho com a linguagem nas escolas, e a concepção defendida por Geraldi (2004), é correto afirmar que

Carregando...
Q738191

Com relação aos fundamentos da educação especial na perspectiva inclusiva, julgue o item a seguir.

De acordo com a filosofia da inclusão, a educação torna-se eficaz à medida que as escolas, enquanto comunidades educativas, propõem soluções para satisfazer as necessidades de todos os alunos, como, por exemplo, estabelecer turmas próprias para alunos com deficiência separadas de turmas para alunos ditos “normais”.

Carregando...
Q746562

As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.

Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:

I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;

II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;

III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;

IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).

Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em

Carregando...
Q777853

O estudo restrito a aspectos formais de textos, que desconsidere a inter-relação contextual, semântica e gramatical própria da natureza da linguagem, pode

Carregando...
Q748981

Observe os mapas a seguir.

O planejamento de uma aula de geografia sobre projeções cartográficas deve mostrar que o mapa de

Carregando...
Q748974

O conceito de escala, fundamental para as análises espaciais, desde o final do século passado tornou-se uma das temáticas mais debatidas pelos geógrafos. Diferentemente da escala cartográfica – uma simples correlação matemática entre a realidade e sua representação –, a escala geográfica refere-se à extensão ou magnitude de um dado fenômeno no espaço. Sobre ela, Marcelo Lopes de Souza problematiza:


Pensando na inquietação apresentada pelo autor, pode-se apresentar como exemplo da inconsistência de se tomar o conceito de escala geográfica como um conjunto de recortes inatos e imutáveis, o uso da expressão

Carregando...
Q777883

Muitos contos da literatura brasileira foram transformados em quadrinhos a ponto de termos uma coleção intitulada Literatura Brasileira em quadrinhos, da Escala Educacional (São Paulo), que traz, em suas últimas páginas, uma série de propostas de atividades. Ao fazer uso desses textos, cabe ao professor promover a leitura desses quadrinhos

Carregando...
Q719530

No relatório UNESCO sobre Educação para o Século XXI, Jaques Delors inclui entre os quatro pilares da educação o aprender a conviver e o aprender a ser, que interferem diretamente nos processos de ensino e aprendizagem, seja pela afetividade, seja pelos valores éticos que carregam. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A inteligência emocional compreende a capacidade de autodomínio do ser humano.

Carregando...
Q719542

As diferentes modalidades de família surgidas nos últimos tempos expressam transformações muito significativas que demandam a revisão dos valores nas relações interpessoais. No que se refere a esse tema, julgue o item subsecutivo.

As novas configurações familiares exigem uma ética relacional que assegure a especificidade de cada contexto.

Carregando...
Q777850

Atividades escolares que visem ao exercício de compreensão de conteúdos implícitos devem levar o aluno a

Carregando...
Q777879

Quanto aos gêneros multimodais e o ensino de língua portuguesa, é correto afirmar que

Carregando...
Q403675

Julgue os itens que se seguem, a respeito do planejamento em orientação educacional e do projeto político-pedagógico.

O processo de planejamento caracteriza-se por ser uma técnica

metodológica desvinculada das competências e do

compromisso político.

Carregando...
Q403682

Em relação ao projeto político-pedagógico em seu aspecto organizacional e participativo, julgue os itens a seguir

O projeto educativo envolve rupturas e promessas futuras

viáveis no campo da ação comprometida com os atores

envolvidos.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) Errado
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) A
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282