Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782074

É notória a relação estabelecida entre a gênese do Serviço Social brasileiro e o ideário católico. Em razão desta vinculação, em sua gênese, o Serviço Social brasileiro fundamentou e formulou seus primeiros objetivos políticos e sociais baseando-se

Carregando...
Q771533

Um dos marcos do início do Movimento de Reconceituação do Serviço Social em 1965 foi a realização do(a)

Carregando...
Q771519

No processo histórico de construção do Serviço Social no Brasil, a profissão seguiu princípios que foram oriundos da Igreja Católica, a qual apresentava grande influência sobre a profissão. Alguns documentos escritos pela Doutrina Social da Igreja apontavam o envolvimento dos católicos junto aos problemas sociais da época, norteando valores e princípios pautados em uma visão teórica neotomista. A partir do exposto e considerando a história do Serviço Social, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas das encíclicas da Igreja Católica que influenciaram o início da profissão.

Carregando...
Q771532

Sobre o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina e no Brasil, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q771506

Com o passar dos tempos, o profissional de Serviço Social foi se inserindo nas mais diversas áreas e organizações, conquistando muitos campos de trabalho e observando que o agravamento das diversas expressões da questão social necessita também de diversas formas de enfrentamento. Sobre a atuação profissional do(a) Assistente Social, é correto afirmar que

Carregando...
Q720769

Considerando o pensamento conservador incorporado pelo serviço social em sua trajetória intelectual, julgue o próximo item.

O conservadorismo não alcança a imagem profissional do assistente social, embora esteja presente na formação profissional.

Carregando...
Q682875

A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.

Historicamente, os assistentes sociais sempre se dedicaram à implementação de políticas públicas, porém, o processo de descentralização dessas políticas excluiu a necessidade de novas funções e competências profissionais, localizando a atuação na linha de frente das relações entre população e instituição.

Carregando...
Q720770

Considerando o pensamento conservador incorporado pelo serviço social em sua trajetória intelectual, julgue o próximo item.

Não se vislumbra no serviço social um novo paradigma para romper com a herança conservadora, dada a impossibilidade de renovação na prática do assistente social na sociedade capitalista.

Carregando...
Q771874

No atual cenário da profissão no Brasil, alguns traços, acontecimentos e dados, expressam histórias, concepções, construções, marcas, legados e referências que conformaram e conformam as tendências e desafios históricos dos/das assistentes sociais. Assim, o Serviço Social avançou significativamente

Carregando...
Q771878

Nos dias de hoje, a intervenção no campo das políticas sociais constitui o principal espaço de atuação profissional do/da assistente social, existindo uma relação visceral entre as políticas sociais e o Serviço Social, desde a inserção da profissão no mercado de trabalho. Frente à essa relação, considere as assertivas abaixo.

I. Nas ultimas três décadas, a perspectiva estrutural-reformista, firmou o Serviço Social como fundamental campo de reflexão, formulação e teorização critica sobre a política social na sociabilidade capitalista.

II. No contexto do desenvolvimentismo, a intervenção profissional, junto às políticas sociais, entendia que os problemas sociais deveriam ser enfrentados com estratégias sistemáticas, técnicas, metódicas e anômicas.

III. No período da ditadura civil-militar os/as assistentes sociais aderiram à visão tecnocrática dada às políticas sociais.

IV. A precarização e a intensificação do trabalho do/da assistente social é uma realidade em praticamente todas as áreas de atuação profissional, em decorrência da sistematização das políticas sociais.

V. As incidências conservadoras que remodelam a atuação do Serviço Social nas políticas sociais podem fazer retroceder as conquistas históricas alcançadas nos últimos anos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Carregando...
Q771884

O Serviço Social surgiu legalmente na Previdência Social através da Portaria no 25 de 1944, do Conselho Nacional do Trabalho - CNT, na expansão previdenciária dos IAPs, vivenciando desde então vários momentos, tanto no que tange as respostas às demandas institucionais da própria profissão, quanto da dinâmica da sociedade. Fazendo uma retrospectiva histórica sobre a trajetória do Serviço Social na Previdência Social,

Carregando...
Q489569

Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes

O serviço social emergiu como profissão no estágio neoliberal

da sociedade capitalista, quando a questão social, por seu

caráter de classe, demandou do Estado, além de mecanismos

de intervenção econômica, também mecanismos de intervenção

política e social.

Carregando...
Q489570

Acerca do serviço social como profissão, julgue os itens seguintes

No Brasil, a institucionalização do serviço social como

profissão foi provocada pela progressiva intervenção de

entidades religiosas no processo de regulação social, quando

as manifestações da questão social foram alçadas a objeto de

políticas sociais.

Carregando...
Q402095

Julgue os itens subsequentes, a respeito das influências teórico-metodológicas e das formas de intervenções construídas pelo serviço social em diferentes contextos históricos.

No Brasil, os primeiros objetivos políticos e sociais do serviço

social foram orientados pelo posicionamento de cunho

humanista conservador, o qual divergia dos ideários liberal e

marxista.

Carregando...
Q402090

Acerca da institucionalização do serviço social e do movimento de reconceituação na América Latina, julgue os itens a seguir.

A institucionalização do serviço social como profissão foi

influenciada pelo desenvolvimento capitalista e pela expansão

urbana, processos marcados pela constituição e expansão do

proletariado e da burguesia industrial na América Latina.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) Errado
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282