Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 28 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Vasconcellos (2009) sinaliza que a efetivação da ação supervisora nos processos de aprendizagem e a produção de mudanças da prática pedagógica exigem condições objetivas e subjetivas.

Para esse autor, não é considerada condição subjetiva para a ação supervisora:

Carregando...

No contexto da escola, o supervisor de ensino é o profissional que orienta e organiza o trabalho pedagógico, estabelecendo parcerias com os professores e demais membros da equipe escolar. Nesse sentido, uma ação supervisora efetiva:

Carregando...

Na escola, o coordenador pedagógico exerce um papel estratégico nas diversas instâncias que a permeiam. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a função do coordenador pedagógico na escola.

Carregando...

O conjunto ordenado de papeis que documentam e comprovam os fatos relativos à vida escolar do aluno e à vida funcional dos corpos docentes e administrativos, denomina-se:

Carregando...

Leia o trecho a seguir.

A coordenadora pedagógica da escola, em uma reunião pedagógica com uma professora do Ensino Fundamental, a orientou a adotar metodologias de ensino mais participativas e menos transmissivas, envolvendo mais os alunos no processo de construção do conhecimento.

Sobre a orientação da coordenadora, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

São incumbências outorgadas a Supervisão Escolar, para que a educação possa alcançar os fins a que se propõe, EXCETO:

Carregando...

Um dos papéis do supervisor escolar é estabelecer o posicionamento de fazer, agir, movimentar e envolver-se interagindo com a comunidade educativa e em sala de aula, conforme as demandas escolares. Assim sendo, o trabalho do supervisor, centrado na ação do professor deve:

Carregando...

A Supervisora Escolar (SE) Francisca coordena o planejamento semanal com os docentes, o qual lhe possibilita um acompanhamento às salas de aula, de forma que ela possa contribuir com sugestões pedagógicas, fundamentadas nos conhecimentos científicos. Desse modo o planejamento se torna verdadeiramente:

Carregando...

“A Supervisão Escolar pode ser exercida de forma autocrática ou democrática.” Sobre isso assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...

Com relação ao arquivo escolar, assinale as alternativas com V verdadeiro ou F falso: ( ) O arquivo escolar pode ser organizado como: ativo, passivo ou único. ( ) O responsável direto pelo arquivo é o assistente de educação. ( ) O arquivo morto (passivo) refere-se exclusivamente aos assentamentos dos professores. ( ) O arquivo ativo contém todas as pastas de assentamentos individuais e todos os documentos que se referem a alunos, funcionários e professores em atividade na Unidade Escolar. De acordo com as indicações acima, conclui-se que:

Carregando...

Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao supervisor escolar, parceiro político e pedagógico do professor.

Carregando...

A análise crítica sobre a Educação, a função social da escola, a formação inicial dos Profissionais da Educação, o Contexto histórico do SE através dos tempos, permitem compreender o papel do Supervisor como imprescindível na formação continuada do professor, viabilizando mudanças qualitativas na sua prática pedagógica. Este novo perfil de Supervisor está sendo gestado através da necessidade:

Carregando...

O papel da escola ao propiciar condições para o desenvolvimento do aluno com capacidades múltiplas de interação com a sociedade, amplia suas experiências de letramento e deve possibilitar:

Carregando...

“A Supervisão tem como objetivo geral dar condições para que os objetivos da educação sejam atingidos.” São objetivos da Supervisão Escolar, EXCETO:

Carregando...

De acordo com o movimento histórico da ação do supervisor escolar no contexto brasileiro, esse, passa de uma função de controle e inspeção, para o exercício mais amplo e ativo através de uma ação pedagógica de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282