A estrutura social de uma dada sociedade fornece
a visão da coerência e da interdependência
entre os diversos elementos da vida social.
Sobre ela é correto afirmar, exceto:
Sistema organizado de relações sociais, as
instituições sociais formam a estrutura permanente
da sociedade.
Acerca das instituições sociais é correto afirmar,
exceto:
O Nordeste brasileiro, ao longo do século XX, foi objeto da análise de muitos pensadores sociais, cujos olhares enfocaram seus aspectos históricos, econômicos, culturais e políticos. O conceito de região foi sendo, nesse movimento reflexivo, repensado em suas definições. A esse respeito, é correto dizer que:
Entre as contribuições sociológicas da obra Casa grande e senzala, inclui-se
O conceito de indústria cultural desenvolvido pela Escola de Frankfurt refere-se
[...] é possível acompanhar, ao longo de nossa história,
o predomínio constante das vontades particulares que
encontram seu ambiente próprio em círculos fechados
e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre
esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele
que se exprimiu com mais força e desenvolveu em
nossa sociedade [...]. Onde os laços de sangue e de
coração [...] forneceram o modelo obrigatório de qualquer
composição entre nós.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Raízes do Brasil.
São Paulo: Companhia da Letras, 1995 p. 146
Sérgio Buarque utiliza os conceitos weberianos para analisar
o Estado brasileiro.
Nessa perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I - O Estado brasileiro se enquadra no modelo estatal
elaborado pelo sociólogo alemão, pois, segundo Weber,
o Estado moderno caracteriza-se pelas relações
impessoais nas quais predomina o particular sobre o
coletivo.
II - No Brasil, as grandes famílias patriarcais comandaram
a política e a economia do país, pois é comum
levar a organização estatal para a esfera da afetividade.
III - Para o funcionário patrimonial, a gestão política
apresenta-se como assunto de interesse particular,
os benefícios que lhe são conferidos relacionam-se
aos seus direitos pessoais.
É correto o que se afirma em
O conceito de sociedade
A ficha técnica acima refere-se à Dancin' Days, uma telenovela que fez sucesso no Brasil nos anos de 1970. De acordo
com as ideias de Horkheimer e Adorno com relação às telenovelas e à televisão como um meio de comunicação de massa,
considere as afirmativas abaixo.
I - A televisão e as telenovelas podem ser relacionadas ao conceito de indústria cultural criado por Horkheimer e Adorno.
II - A telenovela é considerada um produto da indústria cultural, pois, como é um produto para o consumo das massas,
se direciona para o retorno de lucros.
III - A televisão e as telenovelas têm como base padrões de imagem cultural preestabelecidos, capazes de conquistar o
interesse das massas.
É correto o que se afirma em
Para os interacionistas, a sociedade é vista como existindo em ação. PORQUE Na visão do interacionismo, a organização e a estrutura social são determinantes das ações dos indivíduos ou grupos. Analisando-se as afirmações acima, conclui-se que
O conceito de socialização relaciona-se
O surgimento da sociologia vincula-se ao contexto histórico relativo à
O conceito sociológico de família nuclear refere-se
Para nós a unidade básica de estudo era a interação
social, pessoas que se reúnem para fazer coisas em
comum – exemplificando com um tema antropológico,
para constituir uma família, para criar um sistema de
parentesco. Disso decorre que um sistema de parentesco
é formado pelas ações de pessoas que fazem
as coisas que se supõe que parentes devam fazer,
e que, enquanto o fizerem, teremos um sistema de
parentesco. Quando não o fizerem mais, o sistema de
parentesco se torna outra coisa.
Disponível em:
A que corrente teórica da Sociologia se relaciona o texto
acima?
O surgimento da Escola de Chicago está diretamente ligado
ao processo de desenvolvimento da cidade de Chicago
no início do século XX.
Como consequência, a Escola de Chicago
Nada se assemelha mais ao pensamento mítico que
a ideologia política. Em nossas sociedades contemporâneas,
talvez esta tenha se limitado a substituir
aquele. Ora, o que faz o historiador quando evoca a
Revolução Francesa?
Lévi-Strauss, C. Antropologia Estrutural. Rio de
Janeiro: CB, 1975 p. 241
Lévi-Strauss, no texto acima, enfatiza que