Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q791599

A equipe de assistentes sociais que atuam junto à Política de Assistência Estudantil de uma determinada instituição de ensino superior recebeu determinação institucional para realizar visita domiciliar aos estudantes beneficiários de bolsas estudantis, com a finalidade de identificar se os estudantes ainda possuem o perfil socioeconômico, conforme estudo socioeconômico para acesso as ações realizadas um ano antes da determinação, e se estavam utilizando os recursos financeiros da bolsa conforme os objetivos da ação. Considerando o código de ética do Assistente Social, o artigo correto a ser considerado pela equipe de assistentes sociais para subsidiar a resposta à determinação institucional é:

Carregando...
Q791598

Uma das principais atividades dos Assistentes Sociais nas Universidades Federais nos últimos anos, no que diz respeito ao atendimento direto aos acadêmicos, é a realização de estudos socioeconômicos dos acadêmicos para acesso aos programas de assistência estudantil. Sobre o estudo socioeconômico, é correto afirmar que:

Carregando...
Q782084

As discussões em torno da inserção do Assistente Social na Educação e do fortalecimento da gestão democrática, afirmam os pressupostos éticos e políticos do projeto profissional, que compreendem o significado da educação no bojo das lutas sociais. Para isso, é necessária

Carregando...
Q791605

Com base no que prevê a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência sobre o direito à educação, considere as assertivas abaixo:

I - As instituições de ensino superior deverão oferecer adaptações de provas e os apoios necessários, previamente solicitados pelo aluno portador de deficiência, inclusive tempo adicional para realização das provas, conforme as características da deficiência.

II - Os serviços de educação especial serão ofertados nas instituições de ensino público ou privado do sistema de educação geral, de forma transitória ou permanente, mediante programas de apoio para o aluno que está integrado no sistema regular de ensino, ou em escolas especializadas, exclusivamente quando a educação das escolas comuns não puder satisfazer as necessidades educativas ou sociais do aluno ou quando necessário ao bem-estar do educando.

III - Entende-se por educação especial a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino para educando com necessidades educacionais especiais, entre eles o aluno com deficiência.

IV - A educação do aluno com deficiência deverá iniciar-se na educação básica, a partir de quatro anos.

V - Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal direta e indireta viabilizarão o oferecimento facultativo dos serviços de educação especial ao educando com deficiência em unidades hospitalares e congêneres nas quais esteja internado por prazo igual ou superior a um ano.

Anote a alternativa correta:

Carregando...
Q782070

A reflexão sobre a relação estabelecida entre o Serviço Social e a Educação tem sido mote de discussão por parte de significativa parcela de assistentes sociais com diferentes inserções no campo das políticas sociais e, sobretudo, aqueles que constroem esta relação em função de sua atividade laboral inserida nos estabelecimentos que implementam a Política de Educação ou que requer uma articulação com os mesmos. No que tange a relação entre o Serviço Social e a Educação é sabido que

Carregando...
Q749910

A respeito das diferentes estratégias de intervenção profissional, no âmbito da mobilização social e das práticas educativas, nos espaços sócio-ocupacionais em que atuam os(as) Assistentes Sociais, é correto afirmar que:

Carregando...
Q757378

Acerca do debate ético contemporâneo e da busca da consolidação do projeto ético-político do serviço social, das condições de trabalho e das respostas profissionais aos desafios atuais, julgue o item subsequente.

Ao atuar em estabelecimentos educacionais públicos ou privados, o assistente social deve vincular suas ações às dimensões ética, política e técnica, pautando-se na concepção de educação como lócus formativo dos indivíduos e da escola como lugar de exercício da democracia.

Carregando...
Q752138

A literatura crítica nacional e internacional da educação têm se ocupado em estudar a questão do fracasso ou insucesso escolar, em seus vários enfoques. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo: I. Devido à prevalência de casos de evasão e repetência escolar entre alunos pobres, pode-se deduzir daí que o fracasso escolar tem sido historicamente uma questão de classe social. II. A evasão e a repetência evidenciam falta de uma política educacional comprometida com os interesses e necessidades das populações de baixa renda. III. O insucesso escolar está marcado cada vez menos por problemas cognitivos e cada vez mais pelo baixo investimento da escola na estimulação do aluno, nas relações “frias” entre professor e aluno, bem como a presença de uma comunicação intermediada por quadro-negros invariavelmente cheios e livros didáticos contendo dados de realidade fictícios, que são o golpe fatal na motivação do aluno. Quais estão corretas?

Carregando...
Q639921

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do assistente social nessa área deve possibilitar aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades. Para o Conselho Federal de Serviço Social – CFESS (2013), isso significa ter como referência uma concepção de educação entendida como:

Carregando...
Q764862

O programa “TEC NEP" é uma ação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, que visa inserir pessoas com necessidades especiais educacionais específicas em cursos de: formação inicial e continuada, técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados e pósgraduações da Rede Federal de Educação Profissional. Tal ação está em consonância com o previsto no capitulo V da lei 9.394/96 que dispõe sobre as diretrizes da educação nacional, na qual prevê:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282