Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 21 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765801

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. A instrumentalidade é uma propriedade estática e exclusiva do serviço social.

Carregando...
Q765800

Yolanda Guerra é uma das principais autoras que realizam a discussão sobre a instrumentalidade no âmbito do serviço social. Com base nos estudos de Guerra, julgue o ITEM. É por meio da instrumentalidade que os assistentes sociais conseguem modificar as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes no cotidiano.

Carregando...
Q713112

Assinale a opção que indica o objetivo do Assistente Social, ao atuar como mediador.

Carregando...
Q713095

A visita domiciliar é um instrumento bastante utilizado pelo Assistente Social na sua prática profissional.

Ela deve ser utilizada com o objetivo de

Carregando...
Q747981

Como assistente social atuando no Ministério Público de Pernambuco você deverá considerar, no processo de avaliação da garantia de acesso aos serviços de proteção, a capacidade de atuar interdisciplinarmente/intersetorialmente. Sobre o tema da intersetorialidade, Maria Dalva Horácio Costa (2010), destaca entre as conclusões:

I. A intersetorialidade é mais do que articulação ou coordenação das ações, pois envolve profundas alterações na dinâmica, nos processos institucionais, conteúdos das políticas setoriais e no próprio sistema de proteção social brasileiro.

II. Os desafios de atuar como trabalhador coletivo, compartilhando responsabilidades no processo de prestação de serviços como direito do cidadão e dever de Estado, que, portanto, se destinam a sujeitos de direitos.

III. As dificuldades de romper práticas moldadas pela fragmentação, especialização e setorização e avançar na perspectiva de compartilhar saberes, tarefas e atividades no campo da intersetorialidade.

Está correto o que se afirma em

Carregando...
Q713102

No trabalho do Assistente Social com famílias podem ser identificadas algumas perspectivas que colidem com o projeto profissional do Serviço Social.

Uma delas – a perspectiva de endogeneização das famílias – possui como característica

Carregando...
Q739564

“Os projetos profissionais apresentam a auto-imagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente, delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos, práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e instituições sociais privadas e públicas (inclusive o Estado, a que cabe o reconhecimento jurídico dos estatutos profissionais)."

Para que um projeto profissional se afirme na sociedade, é necessário que ele tenha

Carregando...
Q582188

A instituição/organização/entidade social pode ser definida como unidade que faz com que seja possível aos integrantes de um grupo ou equipe trabalharem juntos, em busca de objetivos. Criar espaços de participação dos usuários, em todos os níveis, na estrutura organizacional da instituição, constitui uma das demandas profissionais do Serviço Social. Para tanto, há de se considerar alguns traços de nossa tradição autoritária que contribuem para dificultar o desenvolvimento de processos participativos nas instituições, e, consequentemente, na atuação profissional. São determinantes imediatos do autoritarismo presentes nas instituições:

Carregando...
Q608068

O cotidiano profissional está repleto de situações que exigem do/a assistente social parâmetros para análise dessas situações. Sendo assim, o/a assistente social deve assumir procedimentos investigativos fundamentado em referenciais teóricos que abordem as relações sociais constituídas historicamente. A partir disso é possível estabelecer a relação entre

Carregando...
Q611952

Lucia procura o Serviço Social de uma instituição hospitalar para relatar que há algum tempo está sendo constantemente agredida fisicamente por seu marido. Solicita orientações sobre como proceder para realizar o exame de corpo de delito e enfatiza que está com muito medo de continuar a ser agredida.

O assistente social procede às orientações pedidas e informa, também, que o Juiz poderá aplicar a seguinte medida protetiva de urgência ao agressor:

Carregando...
Q611957

Rodrigo procura o Serviço Social de um hospital solicitando permissão para visitar sua irmã fora do horário institucional. Explica que em seu emprego não conseguiu autorização para sair no dia/horário instituídos pelo hospital para visitas, e não gostaria de ver sua irmã somente no final de semana, quando estará de folga. A assistente social Joana, após conversar com a equipe da enfermaria em que a irmã de Rodrigo está internada, fornece autorização para visita fora do horário. No dia aprazado, Rodrigo comparece ao hospital, mas é impedido de entrar, e recorre ao Serviço Social. Lá, ele é atendido por Sheila, e informado de que foi ela própria que suspendeu a autorização para visita fora do horário, pois esta, a seu ver, não se justificava, alegando que Joana é muito permissiva com os usuários. Orienta Rodrigo a retornar no final de semana, que é o horário permitido pela instituição.

A conduta de Sheila está:

Carregando...
Q473697

Nas últimas quatro décadas, o serviço social no Brasil

Carregando...
Q489586

Julgue os itens a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.

Os movimentos sociais das classes subalternas expressam o desdobramento sociopolítico das contradições do sistema capitalista que se materializam na questão social.

Carregando...
Q473711

A propósito da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar e das normativas da profissão do assistente social, assinale a opção correta.

Carregando...
Q473728

Assinale a opção correta a respeito da legislação profissional do assistente social.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) E
  • 8) C
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) Certo
  • 14) E
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282