Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A Higiene das Mãos (HM) é amplamente reconhecida como uma das principais estratégias para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). O termo HM engloba a higiene simples, a higiene antisséptica e a antissepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório das mãos. A correta HM em serviços de saúde tem sido foco de especial atenção para a prevenção da disseminação de micro-organismos, especialmente os multirresistentes, muitas vezes veiculados pelas mãos dos profissionais de saúde. As mãos são consideradas as principais ferramentas dos profissionais que atuam nos serviços de saúde, pois é através delas que eles executam suas atividades. Assim, a segurança dos pacientes, nesses serviços, depende da higienização cuidadosa e frequente das mãos desses profissionais. Assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

Alguns dos principais aliados no controle do sangramento no pós-operatório são os drenos de tórax, inseridos ao final da cirurgia, antes do fechamento hermético do mediastino. É por meio deles que possíveis sangramentos e outros derrames cavitários torácicos secundários ao ato cirúrgico podem ser
eliminados, evitando-se complicações pós-operatórias como pneumotórax, hemotórax e, principalmente, o temido tamponamento cardíaco. Sobre os cuidados com dreno de tórax no adulto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Durante a passagem de plantão, ao entrar no quarto do paciente G.N.M., 81 anos, a equipe de enfermagem deparou-se com o paciente no chão e com a acompanhante tentando levantá-lo. Após o atendimento e recolocação do paciente no leito, registrou-se a ocorrência, sem risco de danos físicos ao paciente, no prontuário. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

  1. Considera-se o registro em prontuário como a notificação do incidente.
  2. Uma possível investigação do caso tem a prioridade de identificar os profissionais envolvidos no incidente.
  3. O acompanhante tem o direito de notificar o incidente.
  4. Uma possível notificação do incidente, identificada ou anônima, deverá ser dirigida ao gerente de risco da instituição.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

As complicações cirúrgicas respondem por uma grande proporção das mortes e injúrias médicas que podem ser preveníveis em todo o mundo. Eventos adversos foram estimados em afetar 3–16% de todos os pacientes hospitalizados e mais da metade de tais eventos são reconhecidamente preveníveis. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2018. No que diz respeito à Segurança do Paciente, qual é a definição de “eventos adversos"?

Carregando...

O Instituto de Medicina define qualidade do cuidado como o grau com que os serviços de saúde, voltados para cuidar de pacientes individuais ou de populações, aumentam a chance de produzir os resultados desejados e são consistentes com o conhecimento profissional atual. Dentre os atributos da qualidade que ajudam a compreender melhor o conceito de qualidade em saúde, os quais embasam o Programa Nacional de Segurança do Paciente, tem-se como conceito de efetividade:

Carregando...

O cateter venoso de extremidade distal próxima ao átrio direito é utilizado por pessoas com doença renal crônica dialisante, na fase pré-implantação de fístula arteriovenosa. Assim, os cuidados devem ser voltados para prevenir infecção no sítio, sobretudo, as primárias de corrente sanguíneas.

Considerando que um usuário esteja em uso prolongado desse tipo de cateter, o enfermeiro tem de

Carregando...

Na troca de lençóis com o paciente totalmente dependente devemos priorizar?

Carregando...

Assinale a alternativa que apresenta as precauções-padrão que devem ser observadas para todos os pacientes, independentemente de suspeita ou não de infecções.

Carregando...

No que se refere às metas internacionais de segurança do paciente, julgue o item a seguir.

A meta número 4 de segurança do paciente consiste em garantir a realização de cirurgia segura.

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

Entre as orientações estratégicas para a implementação da PNH inclui-se a oferta de financiamento de projetos que busquem melhorar a experiência do usuário no espaço físico das unidades de saúde, como, por exemplo, a introdução de salas de conversa e espaços de conforto.

Carregando...

De acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente, o “evento adverso” é definido como:

Carregando...

Com relação à Política Nacional de Humanização (PNH) no cuidado do paciente/cliente, julgue o item subsequente.

A aderência de um hospital ao nível A de padrão de adesão à PNH pressupõe a existência de uma ouvidoria em funcionamento.

Carregando...

As mãos são consideradas as principais vias de disseminação de infecções relacionadas à assistência à saúde.

Analise as afirmativas abaixo em relação à higienização das mãos:

1.A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

2.A higienização das mãos apresenta as seguintes funções: remoção de sujidade, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

3.O uso de esmaltes, unhas postiças e adornos não são contraindicados desde que se realize a higiene das mãos com a técnica correta.

4.O uso de luvas substitui a higienização das mãos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Carregando...

Sobre o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O PNSP tem por objetivo geral contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.
II. O Comitê de Implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (CIPNSP) é composto por representantes apenas do Ministério da Saúde.
III. O Ministério da Saúde instituirá incentivos financeiros para a execução de ações e atividades no âmbito do PNSP, conforme normatização específica, mediante prévia pactuação na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
IV. Segurança do Paciente é a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
Estão corretas as afirmativas:

Carregando...

Um medicamento foi preparado e conectado ao paciente de forma errada. Entretanto, o erro é detectado antes do início da administração do medicamento ao paciente. Considerando os conceitos de segurança do paciente, é correto afirmar que houve a ocorrência de:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) E
  • 9) Certo
  • 10) Certo
  • 11) A
  • 12) Certo
  • 13) A
  • 14) D
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282