Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 27 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Roberto Heloani (2004), em seu texto sobre assédio moral no trabalho, afirma que a discussão sobre essa temática é nova, mas o fenômeno é velho e remonta aos tempos do Brasil Colônia, quando índios e negros eram sistematicamente assediados e humilhados pelos colonizadores. Esse tipo de assédio, portanto, é uma forma de humilhação no trabalho que sempre existiu. Considerando as reflexões desse autor a respeito do tema, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...

A qualidade de vida, o bem-estar físico e mental dos colaboradores são alguns dos objetivos da saúde ocupacional. Todavia, doenças ocupacionais podem ser adquiridas em diferentes ambientes de trabalho a partir de exposição imediata, ou após vários anos de exposição. Nesse sentido, a saúde ocupacional trabalha com o conceito de risco para prevenção de certas doenças. A alternativa que representa um risco ergonômico é:

Carregando...

A reestruturação produtiva implica a adoção de novas tecnologias e métodos gerenciais, o que vem modificando o perfil de adoecimento dos trabalhadores, com o surgimento de novas formas de adoecimento, como:

Carregando...

Os indicadores de saúde relacionados aos processos de trabalho durante o fordismo evidenciavam um alto número de acidentes de trabalho e também doenças profissionais relacionadas a ramos da produção específicos.

Sob a vigência de um mundo do trabalho reestruturado, esses indicadores se manifestam em:

Carregando...

A respeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, julgue o item que se segue.

A legislação que instituiu a política em questão insere sob a sua proteção todos os trabalhadores, incluindo aprendizes, estagiários, aposentados e desempregados.

Carregando...

O conceito de Saúde do Trabalhador é um ganho político relativamente recente. Anteriormente a ele, vigiam as concepções de Medicina do Trabalho e de Saúde Ocupacional.

A Saúde do Trabalhador amplia o entendimento da relação saúde-trabalho como sendo:

Carregando...

Acerca da saúde do trabalhador e da qualidade de vida no trabalho, julgue o item subsequente.

O assistente social que compõe equipe interdisciplinar na área da saúde do trabalhador deve ter a competência de entender e agir sobre as relações que permeiam o processo de saúde-doença e o trabalho.

Carregando...

Maeno e Vilela (2010) pontuam que, até os anos de 1980, o serviço de reabilitação profissional do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) mostrava-se insuficiente para promover a reinserção de trabalhadores com agravos de perfil epidêmico, particularmente Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT). Para os autores, tal quadro demandava a construção de uma política pública de reabilitação profissional.

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e, com F, as falsas no que tange às ações que são consideradas necessárias para a construção de uma política pública de reabilitação profissional.

( ) A retirada da saúde do trabalhador das políticas de desenvolvimento econômico.

( ) A desarticulação da Saúde e da Previdência Social em projetos nacionais e locais.

( ) O monitoramento da trajetória dos trabalhadores.

( ) A transparência institucional.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o absenteísmo é conceituado como um período de ausência laboral atribuído a uma incapacidade do indivíduo. Para vários autores, a doença no trabalho tem relação direta com os modos de trabalhar. Nesse sentido, o absenteísmo é entendido como:

I. o desgaste do trabalhador nos processos de trabalho;

II. um sinal de desequilíbrio;

III. uma resposta à precarização do trabalho.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...

Acerca da saúde do trabalhador e da qualidade de vida no trabalho, julgue o item subsequente.

No âmbito de programas de preparação para aposentadoria, assistentes sociais devem realizar perícia médica dos usuários em conjunto com a equipe multiprofissional, atuando a partir da compreensão dos fenômenos de adoecimento e envelhecimento, conforme instrumentais da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho.

Carregando...

A respeito da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, julgue o item que se segue.

A referida política enfatiza a vigilância: ela visa promover e proteger a saúde dos trabalhadores e reduzir a morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.

Carregando...

A Organização Internacional do Trabalho − OIT considera a proteção do trabalhador como um direito a ser garantido e preservado. O/A assistente social que atua na área da saúde do trabalhador recebe diversas demandas, visto que na contemporaneidade a saúde do trabalhador deve ser entendida para além da relação capital-trabalho, mas também na relação da saúde com o trabalho. Nesse sentido, o parecer social é instrumento técnico operativo que favorece uma leitura ampliada da situação de saúde do trabalhador pois

Carregando...

Alex é um assistente social que possui vasta experiência teórica e prática no campo da Saúde do Trabalhador. Na empresa em que trabalha, foi convidado a elaborar um programa de atenção e intervenção à saúde dos funcionários.

Esse programa privilegiará:

Carregando...

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem − PNAISH, preconiza a promoção da melhoria das condições de saúde da população masculina adulta em todo território nacional. Dois dos cinco eixos temáticos desta política social são:

Carregando...

No âmbito da previdência social, o termo _______________ refere-se às lesões decorrentes de causas externas, aos traumas e envenenamentos ocorridos no ambiente do trabalho durante a execução de atividades ocupacionais e/ou durante o trajeto de ida ou retorno para o trabalho, e às doenças ocupacionais. Os benefícios resultantes são chamados de ________________.

As lacunas do texto são preenchidas corretamente por:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) Certo
  • 6) E
  • 7) Certo
  • 8) A
  • 9) E
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282