Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q672268

As Políticas de Gestão Ambiental buscam administrar os recursos ambientais com o objetivo de conservá-los e garantir que as gerações futuras encontrem um ambiente compatível com as suas necessidades. No que concerne às políticas de gestão ambiental, analise as assertivas a seguir: I. O conceito de gestão ambiental privado ressalta o aspecto conciliador do Estado quanto às questões ambientais. Caracteriza-se como um processo de mediação de interesses e conflitos entre atores sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído; II. O conceito de gestão ambiental privado pode ser entendido como a declaração de uma organização, expondo suas intenções e princípios em relação ao seu desempenho ambiental global, que provê uma estrutura para ação e definição de seus objetivos e metas ambientais. Esse tipo de política é amplamente tratado nas normas ISO da série 14000; III. A gestão ambiental pública é definida através de políticas públicas e instrumentos que permitem alcançar o melhor padrão de qualidade em relação ao uso dos recursos naturais. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q715920

Os serviços públicos de saneamento básico devem ser pautados, entre outros, pelos princípios fundamentais da universalização do acesso. Acerca desse tema, julgue o item a seguir.

O saneamento básico contempla serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, entre outras ações que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população.

Carregando...
Q772805

Sobre a chamada violência obstétrica, é correto afirmar que

Carregando...
Q637212

Com base no texto, nas figuras e considerando o controle de qualidade, avalie as afirmações a seguir.

I. Se na análise do perfil químico do extrato de guaco fosse realizada cromatografia líquida de alta eficiência utilizando-se coluna de fase reversa e como fase móvel a acetonitrila, o composto com maior tempo de retenção seria o estigmasterol, pois teria maior afinidade pela fase estacionária.

II. Se o controle de qualidade do extrato de guaco fosse realizado por cromatografia em camada delgada (CCD) utilizando-se como fase estacionária sílica gel e como fase móvel uma mistura de acetato de etila e tolueno para separação dos compostos, o estigmasterol apresentaria fator de retenção (Rf) menor que o da cumarina.

III. O controle fitoquímico de qualidade das folhas de guaco pode ser qualitativo, a exemplo do teste para as saponinas detectadas pela formação de espuma persistente em meio aquoso agitado, e quantitativo, utilizando-se a cromatografia em camada delgada (CCD) para a análise do marcador químico, a cumarina.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q637235

A vigilância da lnfluenza é composta pela vigilância sentinela de síndrome gripa I (SG), de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em pacientes internados em unidade de terapia intensiva (UTI) e pela vigilância universal de SRAG. No período que compreendeu as semanas epidemiológicas (SE) 1 a 25 do ano de 2016, relativas a casos com início de sintomas de 03/01/2016 a 25/06/2016, a positividade para lnfluenza e outros vírus respiratórios, bem como para outros agentes etiológicos entre as amostras processadas em unidades sentinelas, foi de 22,8% para SG, conforme demonstrado no gráfico a seguir.

Considerando esse dados, avalie as afirmações a seguir.

I. Até a SE 25 de 2016, entre as amostras positivas para lnfluenza confirmadas pelas unidades sentinelas de SG, registrou-se o predomínio do vírus Influenza A (H1N1) pdm09, seguido do vírus lnfluenza A (H3N2).

II. A vacinação contra Influenza, uma das medidas mais efetivas para a prevenção da Influenza grave e de suas complicações, é realizada com a vacina trivalente adotada e produzida no Brasil, que confere imunização por dois anos ao indivíduo vacinado.

III. A estratégia de imunização com vacina trivalente contra a Influenza, incorporada no Programa Nacional de Imunizações, visa reduzir internações, complicações e mortes na população alvo.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q489629

Com referência à CF e às políticas de seguridade, julgue os itens subsecutivos.

A humanização como política pública transversal às diferentes

ações e instâncias gestoras do SUS sugere trocas solidárias e

comprometidas com a dupla tarefa de produção de saúde e

produção de sujeitos.

Carregando...
Q523785

Considerando que a implantação ou o aprimoramento dos serviços

de abastecimento de água ajudam a melhorar as condições de saúde

de uma comunidade, julgue os itens a seguir.

O monitoramento de vírus entéricos, no ponto de captação de água proveniente de manancial superficial de abastecimento, é um procedimento recomendado para subsidiar estudos de avaliação de risco microbiológico.

Carregando...
Q273743

O IBAMA realizou, em janeiro de 2014, a primeira fase da

operação Uçá, que consiste na fiscalização do defeso do

caranguejo-uçá (Ucides cordatus) no litoral do Rio Grande do

Norte. A operação foi realizada em seis dias, tendo sido visitados

22 estabelecimentos e apreendidos 862 caranguejos vivos e 152

abatidos. Embora o caranguejo-uçá ainda não esteja ameaçado de

extinção, vem sofrendo capturas acima do recomendável para a

recomposição dos estoques naturais.



Internet: <www.ibama.org.br> (com adaptações).

Julgue os próximos itens, relativos ao caranguejo-uçá, com base na

legislação de regência.

A apresentação de declaração de estoques e valores aos órgãos fiscalizadores é exigência que contribui para a fiscalização das pessoas física e jurídica

que comercializam ou armazenam esse tipo de pescado.

Carregando...
Q227931

No contexto da promoção do uso racional dos medicamentos, recomenda-se a I. revisão das tecnologias de formulação farmacêutica dos medicamentos. II. realização de campanhas educativas para a população. III. capacitação dos profissionais de saúde sobre farmacologia e terapêutica aplicada. IV. utilização do Formulário Terapêutico Nacional com informações sobre os medicamentos. É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q227936

Texto para as questões 13 e 14



A aterosclerose é uma doença crônica, de evolução lenta e silenciosa, caracterizada por uma placa gordurosa endurecida, pela presença anormal de células e outros elementos na parede arterial. As manifestações clínicas tardias incluem o infarto e o derrame cerebral, que são considerados os principais

causadores de mortes no mundo. Hábitos alimentares centrados na ingestão de altas taxas de carboidratos e lipídios, associados ao sedentarismo, ao estresse e ao hábito de fumar contribuem para a instalação da doença. O componente genético também exerce papel de destaque nesse processo fisiopatológico, associado à regulação da biossíntese de colesterol, à distribuição relativa das lipoproteínas e à disponibilidade de receptores celulares de LDL.



O principal exame laboratorial, na prática clínica, que auxilia na evidenciação do risco da formação do ateroma e fornece parâmetros para a conduta clínica é o perfil lipídico. Esse exame determina os níveis de colesterol total (CT) e suas frações (HDL, LDL e VLDL colesterol), triglicerídeos e permite a análise do aspecto do soro em condições padronizadas. Dessa forma, é possível identificar situações como a de dois pacientes do gênero masculino (A e B); da mesma faixa etária; ambos fumantes e não sedentários; os dois apresentam os mesmos valores de CT = 205 mg/dL e colesterol HDL = 30 mg/dL; mas o paciente A tem um soro lipêmico sem sobrenadante e triglicerídeos igual a 375 mg/dL; enquanto o paciente B, um soro sem lipemia e triglicerídeos igual a 80 mg/dL.



Valores de referência: CT até 160 mg/dL; HDL maior que 50 mg/dL; LDL até 100 mg/dL ; Triglicerídeos até 150 mg/dL (Portaria nº 200, de 25 de fevereiro de 2013 - Ministério da Saúde)

A respeito do impacto dos fatores não genéticos apontados no texto, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227950

Texto para as questões 28 e 29



As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil estabelecem a atualização e a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica e como medida indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção dos medicamentos da RENAME

baseia-se nas prioridades nacionais de saúde, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na RENAME, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.

Ministério da Saúde . Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: RENAME. 7 ed. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.

A respeito da RENAME, assinale à opção correta.

Carregando...
Q227932

Dentro do contexto da reorientação do modelo de assistência farmacêutica, configuram-se como estratégias convergentes à essa diretriz: I. a implementação de campanhas de conscientização e combate à automedicação. II. a prescrição e dispensação de medicamentos mais utilizados na atenção básica, dispostos na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). III. a atuação do profissional farmacêutico no combate ao uso indevido e excessivo de medicamentos. É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227951

Texto para as questões 28 e 29



As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica no Brasil estabelecem a atualização e a implementação da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) como instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica e como medida indispensável para o uso racional de medicamentos no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). A seleção dos medicamentos da RENAME

baseia-se nas prioridades nacionais de saúde, bem como na segurança, na eficácia terapêutica comprovada, na qualidade e na disponibilidade dos produtos segundo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Com base na RENAME, estados e municípios constroem sua própria relação de medicamentos.

Ministério da Saúde . Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Relação nacional de medicamentos essenciais: RENAME. 7 ed. Brasília, 2010. Disponível em: . Acesso em: 29 jul. 2013.

Considerando o texto apresentado, o farmacêutico responsável técnico pela farmácia de uma Unidade Básica de Saúde poderá

Carregando...
Q227956

Fornecer dados de receituário para pesquisas de mercado pode configurar infração ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Empresas do ramo de pesquisa de mercado têm contatado farmácias e drogarias com o objetivo de fazer com que esses estabelecimentos repassem a elas, por meio de parcerias, dados sobre as receitas aviadas, obtendo assim os nomes dos médicos e de seus pacientes, e os medicamentos que foram prescritos e dispensados. O CRF-SP reforça que esta prática é incompatível com o exercício da profissão, e esclarece que o profissional envolvido nesse tipo de parceria pode infringir o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2013.



Considerando os artigos e incisos transcritos do Código de Ética da Profissão Farmacêutica apresentados a seguir, avalie quais serão infringidos pelo farmacêutico que fornecer as informações mencionadas no texto.



I. Artigo 11, inciso I - colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.



II. Artigo 11, inciso VI - guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito.



III. Artigo 13, inciso XX - respeitar o direito de decisão do usuário sobre sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se o usuário que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento e(ou) decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.



IV. Artigo 15, inciso VI - é vedado ao farmacêutico promover pesquisa na comunidade, sem o seu consentimento livre e esclarecido, e sem que o objetivo seja a proteção ou a promoção da saúde.



É correto apenas o que se apresenta em

Carregando...
Q35396

Com relação à Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens
subsequentes.

Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais bem como realizar experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, são atos passíveis de detenção e multa, e, em caso de morte do animal a pena é aumentada de um a seis meses.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) Certo
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282