Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 162 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q800629

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.

A Política para Atenção Integral a Usuários de Álcool e outras Drogas está organizada a partir do estabelecimento de uma ______________ aos usuários de álcool e outras drogas, pois não se pode pensar neste atendimento de forma ____________e sim de forma ____________ e ____________.

Carregando...
Q800631

Relacione as colunas e assinale a alternativa correta com a sequência correta

  1. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
  2. Centros de Convivência e Cultura.
  3. Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).
  4. Unidade de Acolhimento.
  5. Serviço de Atenção em Regime Residencial.

( ) Foco na promoção de saúde, realizando, sob a supervisão de profissionais de saúde, cultura e esportes, atividades esportivas e culturais que contribuam para o bem-estar e a cidadania de quem vive na comunidade. São dispositivos que buscam integrar a comunidade, especialmente seus grupos mais vulneráveis.

( ) Constituídos por equipes multiprofissionais que acompanham pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e de outras drogas. Responsáveis pela articulação com outros serviços de saúde; conversar com as equipes da atenção básica; visitar pacientes internados em hospitais gerais para planejar sua alta.

( ) Oferta cuidado a pessoas com dependência de drogas, particularmente àquelas sem rede social de apoio, por meio de um acolhimento residencial supervisionado.

( ) Assume a referência no cuidado em álcool e outras drogas, atuando como instâncias não só de cuidado aos usuários, mas também de organização e articulação de toda a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

( ) Entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, caracterizadas como comunidades terapêuticas.

Carregando...
Q800628

O reconhecimento de que o consumo de álcool e outras drogas refere-se a um fenômeno com múltiplas causas e consequências nas vidas das pessoas e suas famílias remete, naturalmente, para a construção de alguns consensos. Sobre essa questão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) É consenso que a intervenção não é campo de atuação exclusivo de uma única política pública e/ou de uma disciplina.

( ) É consenso que para fazer frente aos seus múltiplos aspectos é preciso políticas capazes de reconhecer as questões de segurança pública, cujos usuários e suas famílias encontram-se no centro da criminalidade e do risco social.

( ) É consenso que a realidade impõe ao poder público ações articuladas e integradas, envolvendo amplos setores do Estado e da sociedade na perspectiva da prevenção, do tratamento, de cuidados, de proteção social e segurança, buscando garantir direitos e contribuir para a construção da autonomia.

( ) É consenso a efetividade de diagnósticos no território sobre a ocorrência e prevalência dos usos e tipos de drogas mais utilizadas, motivações pessoais para os usos, conhecimento sobre os usuários, suas famílias e suas reais necessidades de acolhida.

Carregando...
Q797095

Cerca de 700 pessoas morreram de dengue neste ano na América Latina. O Brasil é o país mais afetado, com 485 mortes, seguido por Honduras (82), Colômbia (35), Guatemala (34) e México (20), segundo a Organização Pan Americana da Saúde (Opas).

O TEMPO, 9 nov. 2019, p. 23.

De acordo com o texto, é correto afirmar sobre a dengue:

Carregando...
Q800893

Leia a notícia para responder a questão:

Estudo estima que coronavírus infectou mais de 75 mil pessoas

   “Com base em dados de deslocamento, pesquisadores estimam que número de pessoas infectadas seja maior do que o já reportado.
   O novo coronavírus pode ter contaminado 75.815 pessoas, de acordo com um estudo que analisou dados coletados do início da epidemia até o dia 25 de janeiro deste ano. O número é quase quatro vezes maior do que o reportado por autoridades de saúde da China. Atualmente, segundo dados oficiais, 20 mil pessoas foram contagiadas com o novo vírus.
   Segundo os pesquisadores, o motivo da discrepância dos dados estaria relacionado com o tempo que o vírus leva para ser detectado. O tempo entre o contágio e a apresentação de sintomas também está entre as razões apontadas pelos pesquisadores para a diferença nos números.

(Fonte adaptada: https://exame.abril.com.br/ciencia/> Acesso em 05 de Fevereiro de 2020).

Assinale a alternativa que aponta corretamente os sintomas do coronavírus:

Carregando...
Q791882

Os direitos sociais, direitos de segunda dimensão, apresentam-se como prestações positivas a serem implementadas pelo Estado (Social de Direito) e tendem a concretizar a perspectiva de uma isonomia substancial e social na busca de melhores e adequadas condições de vida. Sobre a Ordem Social assinale a alternativa correta

Carregando...
Q800633

Considerando o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (SISNAD), assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q801167

Considerando aspectos marcantes da realidade histórica, geográfica e social de Canaã dos Carajás, além de acontecimentos importantes da atualidade brasileira e mundial, julgue o item.

O surto do coronavírus, surgido na China, levou a Organização Mundial da Saúde a declarar emergência global para o enfrentamento da doença.

Carregando...
Q796792

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens [...] Levantamento do Centro de Referência da Saúde do homem revela que 60% dos pacientes do sexo masculino só procuram tratamento quando a doença está em estágio avançado.

Novembro azul desperta mais atenção para prevenir tumor. O Tempo, 9 nov. 2019, p. 18.

Sobre o câncer de próstata e tendo em vista esse trecho da reportagem, é correto afirmar:

Carregando...
Q797125

[...] o exame anual de toque e laboratorial é de extrema importância para a prevenção da doença, pois, se descoberto na fase inicial, o câncer de próstata tem alto índice de cura. [...]

O TEMPO. Contra câncer de próstata, hospital de BH oferece consulta gratuita. 2 nov. 2019, p. 30.

Porque razão, no Brasil, diversas entidades participam da campanha Novembro Azul, para a conscientização sobre a importância de prevenção do câncer de próstata?

Carregando...
Q800485

O coronavírus é um novo vírus que se espalhou a partir da região de Wuhan, na China e foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como emergência internacional. O novo vírus é pertencente ao grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da Sars - sigla em inglês para:

Carregando...
Q800163

Uma notícia divulgada na mídia dizia que "quarentena pode acabar antes da hora". A manchete se refere ao período de observação pelo
qual um grupo de brasileiros estava passando após terem chegado da China, onde uma vírus foi detectado em um estágio avançado de
contaminação. Qual a denominação dada à família viral a qual este virus pertence?

Carregando...
Q765380

O Estatuto do Idoso assegura a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS). No que se refere ao direito à saúde para a pessoa idosa, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q778693

Assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q765385

Quanto às ações governamentais de redução de danos sociais e à saúde, decorrentes do uso de produtos, substâncias ou drogas que causem dependência, assinale a alternativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282