Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 196 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Além da distribuição gratuita de máscaras descartáveis nas secretarias municipais e na sede da Prefeitura Municipal, os agentes da Vigilância Sanitária Municipal, juntamente com a Guarda Civil Municipal, têm feito constantemente intervenções junto às fábricas de confecções e estabelecimentos comerciais instalados na cidade com o objetivo de conscientizar para a importância do uso correto e permanente da máscara de proteção facial, instrumento de proteção individual tão importante para a saúde pessoal e pública.



As placas de sinalização instaladas nos principais pontos de concentração de pessoas na cidade orientam para o(a)(as)

Carregando...

O assunto é pandemia



A doença causada pelo vírus SARS-CoV-2 foi identificada pela primeira vez, no mês de dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Entretanto já há controvérsia sobre esse fato. Na época, ninguém imaginava que, pouco tempo depois, ela se espalharia rapidamente por quase todos os continentes – exceto a Antártida.

Algumas questões envolvidas em emergências humanitárias, como conflitos prolongados e migrações forçadas, crescimento populacional, mudanças climáticas, falta de saneamento básico e até mesmo a integração econômica global são fatores que favorecem a circulação de surtos letais no mundo.

As vacinas estão em andamento em alguns países, mas ainda não chegaram para todos como é o caso do Brasil portanto é importante que o cidadãos do mundo

Carregando...

Acerca do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), assinale a opção correta

Carregando...

As ações e os serviços de saúde pública destinados à pessoa com deficiência, nos termos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), devem assegurar

Carregando...

Assinale a opção correta, com relação à vacinação

Carregando...

Sobre o tema do controle da administração pública, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. Conforme Súmula n° 473, do Supremo Tribunal Federal, os atos administrativos podem ser anulados, quando eivados de vícios que os tornem ilegais, bem como revogados, por motivo de conveniência e oportunidade, tanto na esfera administrativa, como na judicial, respeitados os direitos adquiridos.

II. Considerando-se que o ato administrativo tem presunção de legitimidade, pode-se dizer que, interposto recurso pelo administrado, somente haverá efeito suspensivo se houver previsão legal, caso em que ficará suspenso o prazo prescricional.

III. Tendo em conta a independência de instâncias, ainda que recebido no efeito suspensivo o recurso interposto na via administrativa, poderá o interessado recorrer à via judicial para a defesa de seu direito, visto que nenhuma lesão ou ameaça de lesão será excluída da apreciação do Poder Judiciário.

IV. Constitui exceção à independência de instâncias a absolvição levada a efeito no juízo criminal, qualquer que seja o fundamento, caso em que a responsabilidade do servidor será afastada na esfera administrativa.

Carregando...

José, de 6 anos de idade, foi vítima de violência física praticada por familiares.

Antônio, de 17 anos de idade, foi vítima de abuso sexual praticado de forma eletrônica.

Pedro, de 12 anos de idade, tem sofrido intimidação sistemática na escola, o que tem comprometido seu desenvolvimento emocional.

Considerando essas situações hipotéticas e a garantia de direitos a crianças e adolescentes vítimas de violência, assinale a opção correta, acerca de escuta especializada e depoimento especial.

Carregando...

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento domiciliar e à internação domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

I Procedimentos psicológicos e de assistência social estão excluídos do subsistema de atendimento domiciliar e internação domiciliar pelo SUS.

II Deve haver expressa concordância do paciente e de sua família para o recebimento de atendimento ou internação domiciliar.

III As equipes multiprofissionais do subsistema de atendimento domiciliar e internação domiciliar pelo SUS atuam nos níveis da medicina preventiva, terapêutica e reabilitadora.

Assinale a opção correta.

Carregando...

Jorge e Maria são casados há cinco anos e recentemente ela engravidou do seu quarto filho. Por conta de crença religiosa, Jorge impede Maria de utilizar métodos contraceptivos e, agora, tem usado de coação para que ela realize aborto. Nessa situação hipotética, de acordo com a Lei Maria da Penha (Lei n.º 11.340/2006), a conduta de Jorge é considerada violência

Carregando...

A ficha de notificação/investigação individual de violência doméstica, sexual e(ou) outras violências interpessoais é obrigatória em casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes. Um dos tipos de violência elencado na ficha de notificação é

Carregando...

A equipe de serviço social de uma unidade de saúde de alta complexidade foi procurada pela familiar de uma usuária do sistema e por duas profissionais da mesma instituição, que buscaram orientações sobre as seguintes situações.

• Paula, vinte e dois anos de idade, encontra-se hospitalizada na referida unidade de saúde devido a uma grave fratura. Sua irmã, Carmem, de vinte anos de idade, pediu orientações, afirmando que Valter, de vinte e quatro anos de idade, companheiro de Paula, impede a irmã de trabalhar, sob o argumento de que tem condições de sustentá-la. Carmem afirmou que a agressão sofrida por Paula ocorreu quando ela informou ao marido ter sido selecionada em uma entrevista de emprego. O companheiro arrancou a carteira de trabalho e previdência social (CTPS) que estava nas mãos de Paula, o que ocasionou a queda dela e a consequente fratura.Com medo da reação do marido, Paula preferiu informar aos profissionais que a fratura havia sido fruto de uma queda no banheiro de sua casa.
• Érica e Carla, respectivamente, enfermeira e médica da unidade de geriatria da instituição em questão, disseram que Cláudio, de cinquenta e cinco anos de idade, acompanhante e único filho do Sr. Ozório, de oitenta e cinco anos de idade, que se encontra em cuidados paliativos, deixou de acompanhar o pai, sem avisar e não atende às ligações telefônicas realizadas pela equipe. Segundo relatos de acompanhantes de outros usuários internados na mesma enfermaria, Cláudio costumava dizer que não via mais sentido em acompanhar o pai e que ia cuidar de sua vida, retornando a sua cidade — um município localizado a mais de 1.000 km da cidade onde o genitor encontra-se hospitalizado.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os próximos itens, no que tange às Leis n.º 10.741/2003 e n.º 11.340/2006 e ao enfrentamento do serviço social quanto às expressões da questão social.

Caso seja comprovada a violência de Valter contra Paula, fica ele obrigado a ressarcir todos os danos causados, inclusive ao SUS, de acordo com a tabela SUS, os custos relativos aos serviços prestados no tratamento de sua companheira.

Carregando...

Relacione as colunas e assinale a alternativa correta com a sequência correta

  1. Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).
  2. Centros de Convivência e Cultura.
  3. Centros de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD).
  4. Unidade de Acolhimento.
  5. Serviço de Atenção em Regime Residencial.

( ) Foco na promoção de saúde, realizando, sob a supervisão de profissionais de saúde, cultura e esportes, atividades esportivas e culturais que contribuam para o bem-estar e a cidadania de quem vive na comunidade. São dispositivos que buscam integrar a comunidade, especialmente seus grupos mais vulneráveis.

( ) Constituídos por equipes multiprofissionais que acompanham pessoas com sofrimento ou transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e de outras drogas. Responsáveis pela articulação com outros serviços de saúde; conversar com as equipes da atenção básica; visitar pacientes internados em hospitais gerais para planejar sua alta.

( ) Oferta cuidado a pessoas com dependência de drogas, particularmente àquelas sem rede social de apoio, por meio de um acolhimento residencial supervisionado.

( ) Assume a referência no cuidado em álcool e outras drogas, atuando como instâncias não só de cuidado aos usuários, mas também de organização e articulação de toda a rede de atenção aos usuários de álcool e outras drogas.

( ) Entidades que realizam o acolhimento de pessoas, em caráter voluntário, com problemas associados ao uso nocivo ou dependência de substância psicoativa, caracterizadas como comunidades terapêuticas.

Carregando...

Em relação ao movimento da Reforma Sanitária brasileira, iniciado no final dos anos de 1970, é correto afirmar:

Carregando...

No final de 2019, constatou-se uma baixa no índice de infestação do mosquito Aedes aegypti em Boa Vista. Uma doença, causada por esse mosquito, que pode aumentar o risco de complicações principalmente para idosos é denominada:

Carregando...

No texto Sistematização, planejamento e avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde, as autoras afirmam que os processos socioassistenciais correspondem ao conjunto de ações profissionais
desenvolvidas no âmbito da ação direta com os usuários nos diferentes níveis de complexidade nos serviços de saúde, a partir de demandas singulares.

Sobre os processos socioassistenciais, considere as seguintes ações:

  1. Ações periciais;
  2. Ações socioemergenciais;
  3. Ações socioterapêuticas;
  4. Ações socioeducativas.

De acordo com as autoras, é(são) ação(ões) profissional(is) correspondente(s) aos processos socioassistenciais

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282