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O Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) tem por finalidade implementar a política nacional de arquivos públicos, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. Levando em consideração as competências dos integrantes do SINAR, de acordo com o Decreto nº 4.073, de 03 de janeiro de 2002, compete aos integrantes do SINAR, EXCETO:

Provas: UFPR - 2018 - COREN-PR - Arquivista
Disciplina:

Arquivologia

- Assuntos: SINAR

O registro dos documentos a serem eliminados, no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do SINAR, deverá ser efetuado por meio da elaboração de:

A Resolução nº 41, de 9 de dezembro de 2014, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), dispõe sobre a inserção dos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais em programas de gestão de documentos arquivísticos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), visando a sua preservação e acesso e faz algumas recomendações. Quanto a essas recomendações, analise as afirmativas seguintes.

I - Implementar política de gestão arquivística de documentos integrando todos os gêneros documentais, incluindo os audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais, independentemente do formato e do suporte em que estão registrados.

II - Não aplicar a descrição arquivística, com base na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), aprovada pela Resolução nº 28, de 17 de fevereiro de 2009, aos acervos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais.

III - Implementar, a partir da produção do documento, políticas de preservação com ações preventivas e curativas, visando à preservação e acesso aos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais.

IV - Providenciar a transferência às instituições arquivísticas públicas, em sua específica esfera de competência, dos documentos produzidos e recebidos pelas respectivas instituições.

V - Garantir o acesso aos documentos audiovisuais, iconográficos, sonoros e musicais, observando as disposições previstas na legislação vigente.

Estão corretas

Após efetivar a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), os órgãos e entidades deverão elaborar um documento que tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação, não sendo obrigatório dar publicidade em periódico oficial, mas devendo ser dada publicidade em boletim interno ou, ainda, no próprio portal ou sítio eletrônico. Também deverá ser encaminhada uma cópia desse documento para a instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para ciência de que a eliminação foi efetivada. Esse documento recebe o nome de:

Provas: IF-PI - 2016 - IF-PI - Arquivista
Disciplina:

Arquivologia

- Assuntos: SINAR

Sobre o Sistema Nacional de Arquivos - SINAR é correto afirmar:

A Resolução Nº 40, do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), de 9 de dezembro de 2014, dispõe sobre os procedimentos para a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR.

Considerando as diretrizes elencadas na Resolução em questão, assinale a alternativa INCORRETA.

Provas: IADES - 2014 - METRÔ-DF - Arquivista
Disciplina:

Arquivologia

- Assuntos: SINAR

Conforme a legislação arquivística, compete ao Sistema Nacional de Arquivos, além de outras atribuições,

A respeito de sistemas e redes de arquivo, julgue os itens subsecutivos.

Não compete ao Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) a implementação da política nacional de arquivos privados.

Com relação a políticas de arquivo e legislação arquivística, julgue os itens seguintes.

A implementação da Política Nacional de Arquivos cabe ao Sistema Nacional de Arquivos.

De acordo com o Decreto n. 4.073/02, o Sistema Nacional de

Arquivos – SINAR tem por finalidade implementar a política

nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à

preservação e ao acesso aos documentos de arquivo. O SINAR

tem como órgão central:

Com relação aos sistemas e às redes de arquivo, julgue os itens seguintes.

A guarda e o acesso aos documentos de valor permanente é atribuição dos membros do SINAR.

A respeito de sistemas e redes de arquivo, julgue os itens subsecutivos.

A análise ou a elaboração de planos de classificação de arquivos correntes por membros do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR) poderão ser subsidiadas pelo Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), por meio de suas câmaras técnicas.

A maioria das instituições públicas e privadas utiliza o correio eletrônico para a comunicação interna e externa, evitando trâmites burocráticos e ampliando a velocidade de transmissão. O grande volume de mensagens trocadas, no entanto, ocasiona o esgotamento do espaço das caixas postais de correios eletrônicos. Assim, constantemente, as mensagens mais antigas são apagadas, ignorando-se que muitas mensagens se constituem em documentos arquivísticos que devem ser submetidos a uma política de gestão arquivística de documentos da Instituição. Por esse motivo, o CONARQ, por meio da Resolução nº 36/2012, dá diretrizes para a gestão arquivística de correio eletrônico corporativo de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). Dentre os aspectos tratados, destaca-se o que diz respeito ao(s) seguinte(s) item(ns):

Com relação aos sistemas e às redes de arquivo, julgue os itens seguintes.

Os membros do SINAR podem receber auxílio do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) para a elaboração ou análise de planos e(ou) códigos de classificação de arquivos correntes.

Com relação aos sistemas e às redes de arquivo, julgue os itens seguintes.

Apenas as pessoas jurídicas de direito privado, mediante acordo ou ajuste com o órgão central, integram o SINAR, sendo vedada essa integração às pessoas físicas detentoras de arquivos.

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