Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 34 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

De acordo com os dados divulgados pela Fundação CEPERJ, referentes ao período de 2010 a 2015, no ranking dos maiores ganhos de participação no Produto Interno Bruto (PIB) estadual, Niterói classificou-se em 4° lugar, registrando uma elevação de ganhos de produção de 0,30 pontos percentuais. Esta elevação se efetivou, principalmente, devido ao crescimento de atividades:

Carregando...

O Museu de Arte Contemporânea - MAC, criado por Oscar Niemeyer, se tornou um símbolo da cidade. Com reconhecimento nacional e internacional pela sua bela e inusitada forma arquitetônica, o MAC foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN.

O IPHAN, em 1938, registrou o tombamento de uma edificação, construída em 1769, no período do Brasil colonial, que está entre os dez bens tombados pelo orgão e faz parte da identidade da cidade. Essa edificação é:

Carregando...

Em 2016, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, Niterói possuía uma frota total de 261.748 veículos. Esta frota compunha-se por diferentes tipos de veículos; os automóveis e as motocicletas formavam as maiores parcelas da frota. O veículo que formava a terceira maior parcela da frota foi o do seguinte tipo:

Carregando...

Para estabelecer o diálogo entre os gêneros junto à sociedade civil de Niterói, foi criado, pela administração pública, o Conselho Municipal de Políticas para Mulheres CMP-Mulher com a finalidade de elaborar políticas e programas visando a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher e assegurar para as cidadãs melhores condições de vida, liberdade, igualdade de direitos e participação nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais. Por esta razão, é de responsabilidade do CMP-Mulher a seguinte atividade em relação ao enfrentamento da violência contra a mulher:

Carregando...

De acordo com os dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira - INEP, de 2014/2015, os índices de evasão escolar na rede pública de ensino de Niterói foram de 13,9% no último ano do ensino fundamental e, no ensino médio, de 13% no primeiro ano e de 11,5% no segundo ano.

A Prefeitura de Niterói criou estratégias para estimular a frequência e a permanência de adolescentes e jovens nas escolas. São estratégias que visam a diminuição do índice de evasão e contribuem para os esforços municipais de redução da violência e de pacificação social porque possibilitam aos jovens os princípios de uma educação:

Carregando...

Analise sobre o estado do Rio de Janeiro:

I- É o menor estado da região Sudeste e possui a terceira maior população do país;

II- Tem como Bioma a Mata Atlântica;

III- No estado, o município de São Gonçalo possui a segunda maior população, ficando atrás somente da capital.

Dos itens acima:

Carregando...

A Niterói Transporte e Trânsito - NitTrans controla o sistema viário da cidade, em conformidade com as políticas públicas adotadas pelo Governo Municipal. A NitTrans é uma organização que tem como acionista majoritário o Município de Niterói por ser uma:

Carregando...

Observe a tabela que demonstra o índice de Desenvolvimento Humano Municipal - IDHM Ajustado à Renda do T rabalho e seus componentes do perfil de Niterói, que faz a análise de dados de 2010 apresentada no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD Brasil.

A partir da leitura dos dados da tabela acima, é possível afirmar:

Carregando...

Em 1835, Niterói tornou-se a capital da Província do Rio de Janeiro, recebendo o título de Cidade Imperial em 1841. Após a Proclamação da República, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ constatou um movimento político em prol da mudança da capital para o interior. Esse movimento expressou a defesa de diferentes interesses locais e regionais. A ALERJ se posicionou e, em 1893, aprovou um projeto de lei de transferência da capital do estado. De acordo com o projeto aprovado, a capital deveria ser transferida para a cidade de:

Carregando...

Leia com atenção:

Fixar, mediante resolução, os valores das anuidades e emolumentos devidos pelos representantes comerciais, pessoas físicas e jurídicas, aos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais nos quais estejam registrados, observadas as peculiaridades regionais e demais situações inerentes à capacidade contributiva da categoria profissional nos respectivos Estados e necessidades de cada entidade, e respeitados os limites máximos, dispostos em Lei.

O trecho acima, segundo a Lei nº 4.886/65 dispõe

Carregando...

 

    A Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína, no Piauí, foi inscrita no Livro de Registro dos saberes, em maio de 2014. O modo de fazer e as práticas socioculturais associadas à cajuína são bens imateriais devido à sua imersão nos rituais de hospitalidade das famílias no Piauí. As garrafas de cajuína, atualmente também vendidas, eram dadas de presente ou servidas às visitas e oferecidas em comemorações. A cajuína — bebida genuinamente piauiense — é considerada de relevante interesse cultural para o Piauí, onde se comemora a safra do caju.

Disponível em: http://portal.iphan.gov.br. Acesso em: 19 jul. 2015 (adaptado).

O reconhecimento dessa tradição como patrimônio cultural brasileiro contribui para o(a)

Carregando...

Leia com atenção o trecho abaixo.

No final da década de 60 inicia-se a construção da ponte Rio-Niterói, a qual recebeu o nome de ____. Neste mesmo período, a cidade de Niterói sofreu impacto em sua estrutura econômica, com a fusão dos Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, efetivada pela Lei Complementar nº 20, de ____, que retirava de Niterói a condição de ____. A fusão trouxe o esvaziamento econômico imediato, mas aos poucos este quadro foi sendo modificado com a conclusão da ponte Rio-Niterói, obra que intensificou a produção imobiliária nas áreas centrais e nos bairros da zona sul, além de redirecionar a ocupação para áreas expansivas da cidade, como as regiões oceânicas e ____. (2014/cidades/IBGE).

Para o correto preenchimento das lacunas acima, devem ser usados, respectivamente, os termos:

Carregando...

Em notícia publicada em 17/06/2014, lê-se que o governo do Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Município de Niterói lançaram edital que prevê a construção de BHLS (versão mais aperfeiçoada do BRT) da cidade, que vai ligar a zona sul de Niterói à região oceânica. Previsto para ser inaugurado em 2016, serão beneficiados primeiramente alguns bairros.

Estabeleça a correlação entre os bairros e as regiões de planejamento.

1 - Oceânica

2 - Leste

3 - Praias da Baía

( ) Icaraí

( ) Camboinhas

( ) Várzea das Moças

( ) Itacoatiara

( ) Engenho do Mato

( ) Itaipu

( ) Charitas

( ) Piratininga

A sequência numérica correta, de cima para baixo, é:

Carregando...

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador que mede a produção de um país, levando em conta três grupos principais: agropecuária, indústria e serviços. Conforme informações do TEM/RAIS – 2010, observa-se que 87,7% do total dos estabelecimentos formais existentes em Niterói são representados pelas:

Carregando...

Acerca das estatísticas da atividade policial fornecida pelo ISP, observe as informações abaixo sobre a região capital. Com base nos dados acima, podem ser feitas as seguintes afirmações: I Considerando-se os números apresentados da atividade policial, a criminalidade cresceu em 2013, em relação a 2010. II O aumento do número de prisões pode significar maior eficiência do trabalho policial. III A quantidade de prisões de crianças e adolescentes reduziu-se em 2013, em relação a 2010. IV A recuperação de carros diminuiu em 2013; caso a estatística de roubo/furto de veículo também tenha diminuído, isso pode significar maior eficiência do trabalho policial. Dos itens acima, estão corretos apenas:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) E
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) A
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282