Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Do ponto de vista sociológico, mudança social é toda transformação observável no tempo que afeta, de modo não provisório ou efêmero, a estrutura ou o funcionamento da organização social de uma dada coletividade, modificando o curso de sua história. Esse processo de mudança social ocorre, EXCETO devido a fatores

Carregando...

Sobre o alcance organizativo dos movimentos sociais, é correto afirmar que

Carregando...

Acerca da influência dos meios de comunicação em massa nas ideias e nas relações sociais, julgue o item que se segue.

A rede mundial de computadores (Internet) constitui um mecanismo de confiança, por sua rapidez e confiabilidade no que se refere à divulgação das informações à sociedade.

Carregando...

“Os programas contra a violência que existem nos principais países têm alguns pontos em comum: a tentativa de satisfação das necessidades dos jovens; o desenvolvimento de um ambiente solidário, humanista e cooperativo; a intenção de criar relacionamentos positivos e duradouros entre os alunos, professores e funcionários; a preocupação com um tempo não-escolar a ser assumido pela instituição escolar e a ser programado em interação com a comunidade. Ao mesmo tempo, há um objetivo de se incorporar o conflito como uma tensão positiva para a escola, como algo que pode criar coesão social, a escola assumindo o conflito como criador social. Tudo isso implica em assumir uma prática de negociação instaurada no interior da escola, em especial nos próprios grupos de alunos, através, por exemplo, da ideia de mediação pelos pares, de forma a criar responsabilidades entre os próprios membros da escola".

Considerando o que se afirma no texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

Carregando...

A respeito do processo de globalização, julgue o item a seguir.

As inovações tecnológicas permitem que os ativos financeiros sejam movimentados rapidamente, o que dificulta o controle destes por agentes estatais e organismos internacionais.

Carregando...

No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.

As unidades de conservação são uma importante ferramenta de proteção ao meio ambiente, pois contribuem para a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas; além disso, alguns tipos de unidades de conservação podem ser explorados economicamente, de forma sustentável, pelas populações tradicionais.

Carregando...

A respeito de sociedade, trabalho e emprego, e de relações sociais e transformações do trabalho, julgue o item subsequente.

Ao longo do século XX, o Brasil passou por mudanças demográficas, inovações tecnológicas e transformações econômicas que alteraram a conformação do mercado de trabalho, criaram novas profissões e extinguiram outras.

Carregando...

No que se refere às relações entre religião e sociedade, julgue o próximo item.

Os preceitos calvinistas pautados no protestantismo asceta são um fator vital para a constituição do tipo ideal de capitalismo nos Estados Unidos da América.

Carregando...

A sociedade contemporânea, também denominada sociedade da informação e do conhecimento, ou ainda a sociedade em rede, caracteriza-se, sobretudo, por seus métodos de acessar, processar e distribuir informações e conhecimentos e também por produzir, em seu âmbito, novos costumes, novos estilos de vida, novos modelos de organização social como, por exemplo, as redes e comunidades virtuais, o comércio eletrônico, a educação à distância, dentre outras formas de sociabilidade. A respeito dessas características da sociedade atual, NÃO é correto afirmar:

Carregando...

No que tange à relação entre o desenvolvimento científico e o meio ambiente bem como ao impacto dessa relação na vida humana, julgue o item seguinte.

A adoção de fontes de energia eólica e solar, menos impactantes ao meio ambiente, depende de novas tecnologias ainda indisponíveis no Brasil.

Carregando...

" a situação da classe trabalhadora, a transformação da sociedade, a cidade industrial, a tecnologia, e o sistema fabril" são {NISBET, R: 2003; 40) aspectos determinantes para o surgimento de "respostas sociológicas" no decorrer do século XIX. Esses aspectos são típicos da(o):

Carregando...

Texto I
“[...] O projeto de mundializar as relações econômicas, sociais e políticas começam com a extensão das fronteiras do comércio no princípio do século XVI, avança por saltos através dos séculos de expansão capitalista para finalmente ganhar corpo no momento em que uma nova revolução científica e técnica se impõem e que as formas de vida do Planeta sofrem uma repentina transformação: as relações do Homem com a Natureza passam por uma reviravolta, graças aos formidáveis meios colocados à disposição do primeiro.” (Santos, 1991, p. 12) Texto II
“[...] a globalização ecológica indica uma nova forma de pensar e de atuar, prevalecendo os interesses dos bens comuns da humanidade. Isso requer uma visão global e indivisível do ecossistema, o que não ocorre devido às divisões de soberanias e interesses nacionais fechados, ou entre países ricos, detentores de altas tecnologias, e países pobres e médios, sem peso e influência internacionais.” (Brigagão & Rodrigues. 1999, p. 93)
Tendo em vista a ideia dos dois autores e o contexto mundial acerca da globalização, é correto afirmar que

Carregando...

A primeira materialização da autonomia é a liberdade de opressão como interferência arbitrária. Consiste na fruição livre de direitos estabelecidos e está associada a um sentido de dignidade. É uma velha e, na verdade, imemorial e universal espécie de sentimento e comportamento.

José Guilherme Merquior. O liberalismo, antigo e moderno. São Paulo: É Realizações, 2014, p. 47 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a pensamento político e relações entre Estado e indivíduo.

O pensamento político liberal, a despeito das suas múltiplas variações, caracteriza-se por enfatizar a proteção de direitos e liberdades individuais diante das possíveis interferências indevidas de terceiros ou do Estado.

Carregando...

A orientação utópica se manifesta quase por toda a parte e quase sempre, mas apesar da variedade de seus conteúdos, possui algumas características reconhecíveis. De início, constitui-se em oposição aos valores dominantes da sociedade em que nasceu. Além disso, leva os seus partidários a uma grande intolerância em relação ao mesmo tempo a um mundo corrompido e àqueles a quem cabe impedir o advento da nova ordem. (BOUDON, R. & BOURRICAUD, F. Dicionário crítico de sociologia. São Paulo: Ática, 1993. p. 593) Tal como abordada, a orientação utópica está relacionada à:

Carregando...

Assinale a alternativa que identifica corretamente uma

característica da modernidade, conforme a análise proposta pela

perspectiva teórica de Theodor W. Adorno e Max Horkheimer.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) Errado
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) B
  • 10) Errado
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) Certo
  • 14) B
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282