Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 34 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q737356

Acerca de métodos e materiais utilizados em restauração, consolidação e conservação de edificações, julgue o próximo item.

Em uma edificação cujo reboco se apresenta bem conservado, mas com algumas partes ausentes ou danificadas por patologias em decorrência de umidade ascendente, não é necessária a substituição sistemática de todo o revestimento, nem a pintura das fachadas exteriores, bastando a reparação das partes em falta pelo emprego de argamassas cromaticamente controladas ou pela utilização de técnicas de tipo pictórico de recuperação em pinturas.

Carregando...
Q737999

Considerando a possibilidade de intervenção de restauro em um edifício tombado em processo de arruinamento, julgue o item que se segue, com base nas teorias da restauração.

Camillo Boito defende que restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou refazê-lo, mas restabelecê-lo em um estado completo que pode nunca ter existido em dado momento.

Carregando...
Q738029

Na elaboração de um projeto de restauração de um patrimônio edificado, o escritório de arquitetura, após ter finalizado a etapa de diagnóstico, iniciou desenvolvimento da etapa de proposta de intervenção. Nessa etapa, foram incluídos no projeto executivo alguns elementos novos, antes inexistentes, como paredes de drywall para criação de novos cômodos. Além disso, na especificação técnica, foi prevista a preparação da argamassa de emboço com mistura de cimento, areia e barro.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.

A argamassa de emboço de cimento, areia e cal hidratada é mais durável e tem maior resistência a intempéries do que aquela especificada na situação hipotética em apreço.

Carregando...
Q736910

Acerca de aspectos metodológicos da conservação e da restauração, julgue o item que se segue.

O conservador/restaurador é considerado um zelador do patrimônio cultural, por isso suas ações são caracterizadas pela neutralidade interventiva, sem exercer influência no significado das obras.

Carregando...
Q736939

A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.

São objetivos da conservação identificar as causas de deterioração de um objeto, prevenir sua deterioração e, caso a deterioração tenha se iniciado, interrompê-la.

Carregando...
Q736941

A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.

Manter a originalidade do objeto é de primordial importância, por isso quaisquer sinais físicos que tenham causado alterações na aparência original da peça, ao longo de sua história, devem ser apagados no processo de restauração.

Carregando...
Q736953

Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.

Situação hipotética: Em determinado processo de edificação, não foi disponibilizado nenhum ponto de ancoragem na coberta. Por essa razão, a construtora instalou um cabo fixado no pilar do pavimento térreo da fachada posterior, contornando todo o prédio, para servir de ancoragem para os andaimes da edificação. Assertiva: Nessa situação, todos os cabos de ancoragem de equipamentos e cabos de segurança devem ser fixados nesse único cabo central, em sistema de contrapeso — uma balança em cada fachada da edificação com os cabos interligados fixados no cabo central.

Carregando...
Q736972

Com relação aos materiais e instrumentos utilizados para restauração, julgue o item a seguir.

É possível restaurar partes rasgadas de um documento aplicando-se um pedaço de papel japonês de dimensão maior que a do rasgo com cola metilcelulose e utilizar uma espátula e um pedaço de tela de náilon e de mata-borrão para proceder à planificação do remendo.

Carregando...
Q737026

No que se refere aos levantamentos cadastral e estrutural de obras de restauração em edificações de interesse sociocultural, julgue o seguinte item.

O levantamento cadastral de uma edificação consiste em uma rigorosa representação gráfica das suas características físicas, geométricas e construtivas, por meio de um conjunto de plantas e desenhos tecnicamente elaborados a partir do levantamento e do registro minucioso da edificação.

Carregando...
Q737312

Com relação a projetos, conceitos básicos de conservação e restauração, procedimentos para realização de intervenções em bens tombados e adaptação de edifícios para novos usos, julgue o item seguinte.

No requerimento para autorização de intervenções que visem restabelecer a unidade de um bem cultural tombado, respeitando-se a sua concepção original, os seus valores de tombamento e o seu processo histórico de intervenções, é obrigatória a apresentação do mapeamento de danos.

Carregando...
Q723896

No projeto de restauração das alvenarias de um edifício histórico, o arquiteto detectou, como patologia, umidade ascendente.

Para reparar o problema, deve empregar, primeiramente, a técnica de:

Carregando...
Q736907

Manter a condição original do objeto é questão básica nos procedimentos de intervenção de conservação ou restauro, pois nenhum parecer relativo a uma obra, artefato ou objeto é conclusivo. Cada vez mais a ciência lança luz sobre questões não respondidas antes em decorrência de limitações tecnológicas, como também formula questões novas partindo da geração de outros paradigmas, conceitos, estruturas e campos de pensamento.

Luiz Antônio Cruz Souza, Yacy-Ara Froner. Preservação de bens patrimoniais: conceitos e critérios. Belo Horizonte: LACICOR − EBA − UFMG, 2008, p. 3.

Tendo o texto precedente como referência inicial e sobre métodos, técnicas e materiais utilizados na conservação e restauração de bens culturais móveis, julgue o item a seguir.

Entre os conceitos fundamentais aos procedimentos de intervenção está a chamada leitura de intervenção, que considera que todo tratamento que implique a adição de novos materiais deve ser feito de forma a não permitir a identificação dos materiais originais e daqueles inseridos no tratamento.

Carregando...
Q736940

A respeito da conservação e do restauro, julgue o item subsequente.

O restauro é uma ação pela qual se visa resgatar a aparência original do objeto, o que só pode ser feito se o restaurador tiver um registro preciso da aparência do objeto quando da sua produção, para que a peça restaurada fique idêntica à sua versão original.

Carregando...
Q736952

Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.

Em edificação que disponha apenas de pontos de ancoragem para os equipamentos, o procedimento mais adequado a ser adotado pela construtora consistirá na instalação de uma gaiola metálica com areia molhada, para possibilitar a fixação independente do cabo para o cinto de segurança.

Carregando...
Q736969

Acerca das máquinas e dos equipamentos que podem ser utilizados em um laboratório de conservação e restauração de bens culturais, julgue o item subsequente.

A mesa de vácuo não pode ser utilizada para tratamento de tecidos.

Carregando...
GABARITO:

  • 16) Certo
  • 17) Errado
  • 18) Certo
  • 19) Errado
  • 20) Certo
  • 21) Errado
  • 22) Errado
  • 23) Certo
  • 24) Certo
  • 25) Certo
  • 26) E
  • 27) Errado
  • 28) Errado
  • 29) Errado
  • 30) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282