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Questões de concursos

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Q766958

A Avaliação Psicológica foi definida na Resolução CFP nº 09/2018 como “um processo estruturado de investigação de fenômenos psicológicos, composto de métodos, técnicas e instrumentos, com o objetivo de prover informações à tomada de decisão, no âmbito individual, grupal ou institucional, com base em demandas, condições e finalidades específicas". Com relação ao assunto, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica devem incluir o uso de testes, sem os quais o rigor técnico-científico de tais processos é prejudicado.

( ) Decorre dessa definição que a entrevista e a observação são recursos pertinentes em processos de Avaliação Psicológica, enquanto dinâmicas de grupo não o são.

( ) Decorre dessa definição que a escolha dos métodos, técnicas e instrumentos para realizar processos de Avaliação Psicológica deve levar em conta o objetivo de tal avaliação.

( ) Decorre dessa definição que processos de Avaliação Psicológica abordam variados tipos de características psicológicas, assim como os contextos nos quais esses processos se apresentam.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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Q770536

“A Resolução CFP nº 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito". (CFP, 2007). No novo formulário de avaliação dos testes psicológicos foram apresentados alguns desses propósitos. Julgue-os abaixo:

I. Classificação diagnóstica;

II. Descrição;

III. Predição;

IV. Planejamento das intervenções;

V. Acompanhamento.

Estão corretos:

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Q765238

A respeito do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), assinale a opção verdadeira:

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Q765251

São atribuições especificas da Secretaria de Orientação e Ética do CFP:

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Q765244

Na hipótese do CFP regulamentar uma nova especialidade, será facultada a obtenção do título de especialista o psicólogo que comprovar experiência e que esteja inscrito no Conselho Regional de Psicologia por um prazo mínimo, contínuo ou intermitente de:

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Q765237

Com relação a avaliação psicológica, assinale a opção que corresponde a fontes fundamentais de informação:

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Q765235

Com relação a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e comunicação, assinale a opção onde é vedado esse tipo de serviço:

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Q708126

A universalidade dos Direitos Humanos expressa‐se por meio de Declarações, Tratados Internacionais, normas legais e regulamentos profissionais. Sendo assim, observe os conteúdos dos três documentos relacionados a seguir. I Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, afirma‐se que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade humana. II Na Declaração de Durban de 2001, reafirma‐se o princípio de igualdade e de não discriminação. III O art. VI do Código de Ética Profissional do Psicólogo determina que o psicólogo colaborará na criação de condições que visem eliminar a opressão e a marginalização do ser humano. Os documentos acima compõem os “Considerandos” da Resolução CFP n.º

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Q715133

A imagem seguinte pode ilustrar um dos momentos da atuação do profissional da Psicologia no contexto Educacional brasileiro. Tal atuação construiu-se, historicamente, com ênfase em atividades de avaliação psicológica da inteligência e da aprendizagem, e de intervenções que objetivavam a adaptação do aluno ao modelo de ensino-aprendizagem vigente.


Nas últimas décadas, a Psicologia iniciou um novo movimento pautado na revisão e ampliação de sua atuação no contexto Educacional com vistas à construção de novos olhares e intervenções. Acerca da atuação contemporânea da Psicologia no contexto Educacional, analise as assertivas seguintes:

I. O fracasso escolar necessita ser compreendido pelo profissional da Psicologia como um fenômeno isolado, que ocorre de modo independente de aspectos sociais, econômicos, psicológicos, pedagógicos, entre outros.

II. Tornou-se fundamental que o profissional da Psicologia instrua professores e técnicos sobre a elaboração de seus diagnósticos no contexto escolar, possibilitando comparações sobre as dificuldades de aprendizagem entre os alunos de um mesmo nível escolar, de modo a possibilitar maior equidade educativa.

III. O profissional da Psicologia deve colaborar com pesquisas que avaliem os procedimentos adotados pela escola e participar, ativamente, do planejamento de políticas educacionais.

IV. A atuação deve abarcar o nível institucional, procurando entender sobre o contexto sociopolítico e as relações da comunidade escolar, visando delinear estratégias de trabalho favorecedoras das mudanças necessárias para a otimização do processo educativo.

Sobre as assertivas anteriores, quais estão corretas?

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Q776729

Uma das funções do profissional da Psicologia, nos diversos âmbitos em que está inserido, é a da Avaliação Psicológica. De acordo com a Resolução CFP nº 009/2018, que estabelece diretrizes para a realização da Avaliação Psicológica, é correto afirmar que a avaliação psicológica tem como objetivo

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Q734412

Um paciente solicitou uma declaração de que estava em acompanhamento psicológico com o psicólogo Gilson. Considerando a Resolução CFP nº 007/2003, que instituiu o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelos psicólogos, decorrentes de avaliação psicológica, ao escrever esse tipo de documento, o psicólogo Gilson NÃO deve

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Q707837

No que se refere aos documentos requeridos para a inscrição de pessoa fıś ica, de acordo com a Resolução CFP n.º 3/2007 (Consolidação das resoluções do CFP), julgue os itens que se seguem. I Os documentos deverão ser apresentados em original, com cópia autenticada pelo CRP, o qual devolverá o original e reterá a cópia autenticada. II A certidão de colação de grau deverá ser substituída pelo diploma de formação de psicólogo no prazo de um ano, contado da data de inscrição do profissional, findo o qual o CRP deverá, no primeiro dia útil do mês subsequente ao do vencimento, enviar ofıć io ao psicólogo, concedendo‐lhe o prazo de sessenta dias para regularização de sua situação. III O CRP poderá prorrogar o prazo de apresentação do diploma por seis meses no caso de o profissional comprovar que se encontra em débito com a entidade formadora e no caso de já ter solicitado o diploma de psicólogo no tempo hábil, encontrando‐se este em trâmite no órgão educacional. IV Se, no prazo de seis meses, não houver a apresentação do diploma, o CRP devera ́ encaminhar novo ofício, concedendo prazo de trinta dias, no qual o psicólogo deverá encaminhar nova solicitação de prorrogação, a qual tão‐somente será deferida, por mais seis meses, se acompanhada do protocolo de solicitação junto à entidade formadora. Assinale a alternativa correta.

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Q669114

Segundo a Resolução CFP n.º 20/2007, é correto afirmar que

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Q708125

Conforme as diretrizes estabelecidas pela Resolução n.º 1/2009 do CFP, que dispõe sobre a obrigatoriedade do registro documental decorrente da prestação de serviços psicológicos, assinale a alternativa correta.

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Q776730

Na situação de realização de uma perícia, é possível afirmar que há uma determinada estrutura específica para o trabalho pericial concernente às responsabilidades da Psicologia, descrita na Resolução CFP nº 008/2010. Considerando o exposto, quais são as funções possíveis dos profissionais da Psicologia na realização de uma perícia e qual é a relação entre essas funções?

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) B
  • 15) B
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