Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 16 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781121

De acordo com a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), analise as afirmativas a seguir: I. O estabelecimento de sistema de logística reversa é exigido apenas para empresas que importam produtos não fabricados no Brasil. II. Os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos e a pesquisa científica e tecnológica, são instrumentos da PNRS. III. A implantação do sistema de coleta seletiva é instrumento essencial para se atingir a meta de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. IV. Atividades destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como atividades de inovação e desenvolvimento relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos possuem linhas especiais de financiamento. Assinale

Carregando...
Q763503

O sistema de gestão que visa reduzir, reutilizar ou reciclar resíduos, incluindo planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos e recursos para desenvolver e implementar as ações necessárias ao cumprimento das etapas previstas em programas e planos é chamado de:

Carregando...
Q695208

Para efeito da NBR 10004:2004, os resíduos sólidos são classificados em:

Carregando...
Q773193

A coluna à esquerda apresenta os diferentes destinos de resíduos sólidos no ambiente e a coluna à direita, respectivamente, um aspecto positivo e um negativo destes destinos.

A correta correlação entre cada tipo de destino com um par de aspectos positivos e negativos é

Carregando...
Q729792

Utilize o cenário a seguir para responder à questão.

Um engenheiro ambiental foi contratado para promover o manejo e a destinação correta para os resíduos listados a seguir. Antes de tomar sua decisão, foi necessário classificar os resíduos para seguir os procedimentos estabelecidos nas legislações pertinentes.

Conforme a NBR 10004/2004, 1) fragmentos de tubulação de PVC; 2) bagaço de cana-de-açúcar; 3) lodo de estação de tratamento de efluentes de indústria de galvanoplastia são, respectivamente, classificados como

Carregando...
Q672270

A escolha das técnicas de amostragem está condicionada à localização dos resíduos no perfil do solo, do tipo de solo e das propriedades dos contaminantes que estão sendo monitorados. Há uma variedade muito grande de técnicas de coleta de solos na zona insaturada. Estas técnicas podem ser divididas em dois tipos: coleta de amostra contínua e coleta segmentada do solo por tradagens sucessivas. Sobre os dois tipos de técnicas de coletas de solo, listadas acima, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...
Q757664

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques, ou barragens, como no caso referido no texto em apreço, é o método mais usado no Brasil, apesar de não ser o mais adequado para o tipo de resíduo gerado.

Carregando...
Q757657

A respeito de gestão ambiental, julgue o item a seguir.

A principal preocupação da gestão ambiental refere-se aos resíduos dos sistemas produtivos, a como se dão a sua disposição final e seus tratamentos, e também aos efluentes resultantes desse processo.

Carregando...
Q757663

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

Os rejeitos das barragens que se romperam são resíduos resultantes do processo de beneficiamento a que são submetidas as substâncias minerais; nesse caso, o ferro.

Carregando...
Q757662

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

Os resíduos encontrados nas amostras de lama das barragens da Samarco são considerados da Classe II: resíduos não inertes.

Carregando...
Q626751

Os planos de resíduos sólidos são definidos pela Lei Federal n. 12305/2010 como um dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os planos municipais de gestão integrada de resíduos sólidos devem:

Carregando...
Q553150

A Avaliação de Impactos Ambientais (AIA) é um instrumento utilizado nos projetos e estudos ambientais, e deve ser conduzido dentro de um alto nível de rigor científico e metodológico. Analise as afirmativas abaixo: I. A AIA não é instrumento da Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/81). II. A AIA é um processo participativo, pois envolve diferentes interesses (ambiental, social e econômico). III. Na AIA devem ser previstos os prováveis impactos ambientais nas fases de planejamento, implantação e operação do empreendimento. IV. São métodos de avaliação de impactos ambientais: método “ad hoc”, método da listagem de controle, método das redes de interação. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) correta (s).

Carregando...
Q480990

O gerenciamento de resíduos sólidos é um conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que são exigidos na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q240526

No processo de assentamento dos agrupamentos populacionais, o sistema de drenagem urbana destaca-se como um dos mais sensíveis problemas causados pela urbanização, tanto em razão das dificuldades de esgotamento das águas pluviais quanto à interferência nos demais sistemas de infraestrutura. A retenção de água na superfície do solo propicia a proliferação dos mosquitos que disseminam a malária e a dengue. No Brasil, existem, além dessas, mais de trinta doenças provocadas pela negligência com o meio ambiente, como, por exemplo, a raiva, a esquistossomose, a doença de chagas, a leishmaniose, a toxoplasmose e a hantavirose.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.

A coleta seletiva solidária, definida como o processo de utilização de materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, rejeitados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta e indireta, minimizaria o problema acima exposto.

Carregando...
Q20717

A Norma NBR-10004 classifica os resíduos sólidos em duas classes: Perigosos e Não Perigosos. Os resíduos Não Perigosos são ainda classificados em Inertes e Não Inertes. Com base nessa norma ambiental, é correto afirmar:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) Errado
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282