Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 38 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765358

A inteligência emocional é a capacidade do indivíduo de identificar e administrar referências e informações emocionais. Essa competência do comportamento interpessoal é composta de cinco dimensões, entre as quais está a empatia. Essa dimensão é a capacidade de

Carregando...
Q770375

O século XXI tem trazido grandes desafios para as organizações, notadamente para suas áreas de Gestão de Pessoas. O conceito de Gestão Estratégica de Pessoas, utilizado de forma quase generalizada por organizações de diversos portes, traz, em si, comportamentos quase obrigatórios e que seriam inimagináveis em boa parte do século passado. Nas alternativas, há uma em que a atitude quanto ao tratamento do ser humano organizacional é tipicamente do século XX. Assinale-a.

Carregando...
Q691511

Dentro da perspectiva atual das relações de trabalho, determinados comportamentos dos gerentes e das chefias se tornam intoleráveis e sujeitos a legislação específica para coibir abusos. Entre estes comportamentos, podem-se citar como exemplo os casos de assédio moral, o qual é caracterizado pelo(a)

Carregando...
Q707894

No tocante às relações interpessoais, julgue os itens que se seguem. I Para ser bem‐sucedido como líder, o gestor deve saber lidar com aspectos relativos à motivação, à comunicação, às relações interpessoais, ao trabalho em equipe e à dinâmica de grupo. II As relações interpessoais influenciam um grupo e podem afetar um ambiente, transformando‐o em um ambiente agradável e estimulante, neutro e monótono ou desagradável e aversivo. III A ausência de acordos e expectativas explícitas e claras favorece a existência, em um grupo, de boas relações interpessoais. Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q719072

Tendo em vista que, entre outras acepções possíveis, personalidade é tida como o conjunto de padrões de comportamento característicos de uma pessoa, que tendem a ser consistentes no decorrer do tempo e a se manifestar nas situações experienciadas por essa pessoa, julgue o item a seguir.

A abordagem biológica da personalidade enfatiza que o comportamento humano é influenciado pela hereditariedade e pela estrutura fisiológica do organismo.

Carregando...
Q719051

No que concerne às táticas de desenvolvimento de pessoas, julgue o item a seguir.

Ao induzir os participantes a representarem papéis que se opõem às suas convicções, a dramatização pode ser útil na modificação de atitudes, valores e comportamentos indesejáveis no trabalho, uma vez que estimula o surgimento de dissonâncias cognitivas.

Carregando...
Q719059

Acerca da gestão do conhecimento, julgue o seguinte item.

Mapeamentos de processos convertem conhecimento explícito em conhecimento tácito por incentivarem os trabalhadores, em grupos e depois individualmente, a descrever as atividades inter-relacionadas que desempenham em determinada organização.

Carregando...
Q748414

Caso hipotético para responder à questão.

Suponha que determinada servidora pública do Poder Executivo federal há mais de 20 anos, bem remunerada e prestigiada pelos respectivos pares, encontra-se enfadada com o trabalho realizado no dia a dia.

Para lidar com a própria frustração, a servidora pública tem sido agressiva com o marido e com os filhos, quase sempre gritando com eles. Acerca desse contexto hipotético, assinale a alternativa relacionada com o mecanismo de defesa por ela apresentado.

Carregando...
Q601422

Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:

Carregando...
Q561896

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

As crenças do indivíduo ou de um grupo sobre determinado

tema, ou seja, seus princípios norteadores, são conhecidas

como valores.

Carregando...
Q457277

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

Conforme postulam Hackman e Oldham, no modelo das

características da função, quando as pessoas percebem

autonomia no trabalho e recebem feedback contínuo de suas

atividades, elas passam a conviver com estados psicológicos

críticos, com maior grau de responsabilidade e mais clara

definição de propósitos, o que favorece o alcance de resultados

no trabalho.

Carregando...
Q561895

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

Servidor ocupante de cargo na administração pública deve agir

estritamente de acordo com as normas da organização e isolar

seus valores pessoais para não impactarem seu comportamento

e suas relações interpessoais.

Carregando...
Q561894

Em relação ao comportamento organizacional, julgue os itens seguintes.

O discurso do gestor organizacional molda a realidade dos

empregados e influencia seu sentimento de pertencimento à

organização.

Carregando...
Q457276

Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.

A equidade interna e externa é importante fator de motivação

dos empregados de uma organização.

Carregando...
Q554481

Acerca do comportamento organizacional e da gestão de pessoas,

julgue os itens seguintes.

O estudo da gestão de pessoas surgiu em um contexto de

legítima busca pelo bem-estar dos funcionários.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) Certo
  • 6) Certo
  • 7) Errado
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) Certo
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282