Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 7 de 7 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 7
Questões por página:
Q772551

Com o início da relação entre hospedeiro/ parasito, instala-se o processo de parasitismo. Essa relação caracteriza-se por ser, primordialmente, unilateral e por existirem várias formas de associação entre hospedeiro/parasito. Diante do exposto, é correto afirmar que o Endoparasitismo

Carregando...
Q658617

Utilize o fragmento da música "Urubu tá com raiva do boi", de Baiano e Os Novos Caetanos para responder à questão.


A relação ecológica existente entre a cobra e o sapo é a(o):

Carregando...
Q746043

Considerando as relações tróficas, escreva V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações:

( ) A eficiência na transferência de energia de um nível trófico para o próximo é determinada pela qualidade do alimento e pela fisiologia dos consumidores.

( ) Pirâmides de energia ou de biomassa representam as quantidades relativas de energia ou de biomassa em diferentes níveis tróficos.

( ) Teias alimentares são diagramas que revelam as diversas interações tróficas entre as espécies em um ecossistema.

( ) Mudanças no número e no tipo de consumidores nos níveis tróficos mais altos não influenciam a produção primária.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Carregando...
Q658616

Utilize o fragmento da música "Urubu tá com raiva do boi", de Baiano e Os Novos Caetanos para responder à questão.


Caso o urubu se alimente do boi, o urubu deve ser considerado um:

Carregando...
Q658747

Encontra-se o mesmo tipo de relação ecológica, como o que é mostrado na charge, entre:

Carregando...
Q668864

A espécie Micrurus coralinus, conhecida como “coral verdadeira" é uma serpente do grupo das proteróglifas, apresentando os dentes inoculadores da peçonha, com um sulco, localizados na parte anterior do maxilar superior. Já a espécie Erithrolampus aesculapi, conhecida como “falsa coral" é uma serpente do grupo das opistóglifas, apresentando um par de dentes inoculadores de peçonha na região posterior dos maxilares superiores. O padrão de coloração nesses dois répteis é muito semelhante, apesar de pertencerem a diferentes famílias. Assim, por ação da seleção natural, atuando sobre os ancestrais das “falsas corais", durante várias gerações, ocorreria a seleção dos animais cujo padrão de cor estivesse mais próximo das “corais verdadeiras", permitindo um aumento populacional das “falsas corais" mais parecidas com as “corais verdadeiras".

O exemplo anterior está mostrando um fenômeno adaptativo no qual duas espécies distintas compartilham alguma semelhança reconhecida por outras espécies, conferindo vantagens para uma delas. Tal fenômeno é conhecido como:

Carregando...
Q610291

As relações ecológicas ou interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente podem trazer ou não benefícios para os envolvidos.

Acerca do tema, analise as afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A competição é uma relação desarmônica, podendo ser intra ou interespecífica, em que há disputa por recursos ou por fatores do ambiente, que geralmente encontram-se em quantidades limitadas.

( ) No amensalismo ocorre a associação entre seres vivos em que apenas um dos participantes se beneficia obtendo abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, sem causar qualquer prejuízo ao outro.

( ) O esclavagismo é uma relação ecológica desarmônica, na qual um ser vivo se beneficia explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outro ser (da mesma espécie ou não).

( ) O parasitismo é uma relação ecológica em que uma espécie vive às custas de outra espécie, causando-lhe prejuízos.

( ) Colônia é uma associação harmônica entre indivíduos da mesma espécie, unidos anatomicamente entre si e que podem desempenhar funções específicas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282