Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 117 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q794656

A respeito da regência verbal na língua portuguesa, assinale a alternativa correta. 

Carregando...
Q799182

É comum que os autores de letras, para que as sílabas poéticas destas se conformem à melodia, alterem determinadas passagens e subvertam as prescrições da gramática normativa. É o que ocorre em “A quem a história não esqueceu” (1) e em “(...)/ Que através da nossa história/ Não esquecemos jamais” (2) - ambas do TEXTO I -, em que o verbo esquecer foi usado de duas maneiras diferentes. Sobre esses fragmentos, é correto afirmar que:

Carregando...
Q799202

Se na passagem “É só na minha ideia central em que acredito”, o verbo acreditar fosse substituído pelo verbo referir-se, teríamos, dentro dos padrões da gramática normativa:

Carregando...
Q797438

Analise as seguintes frases quanto à regência verbal:

  1. Assiste a todos o direito de reivindicar melhores salários.
  2. Aviso-o de que desisti da viagem.
  3. Certifiquei-lhe de que o prazo para o pagamento esgotara-se.
  4. Lembra-se da nossa última conversa?
  5. Pagou o funcionário tudo o que devia.

Estão de acordo com a norma culta, apenas:

Carregando...
Q795641

Suponha que a foto e o texto a seguir façam parte de um informativo turístico.

Os interessados ____ conhecer a Ilha Fiscal devem se dirigir ao centro histórico da cidade, onde está o Espaço Cultural da Marinha, ____ qual partem as embarcações que conduzem os turistas à Ilha para uma visita monitorada, ____ duração é de, aproximadamente, duas horas.

Para que o texto esteja redigido em conformidade com a norma-padrão, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por:

Carregando...
Q797759

Das alterações feitas na redação da oração adjetiva no fragmento “eis o axioma científico a que chegaram os eruditos anciãos” (3º §), aquela que está INCORRETA quanto à regência é:

Carregando...
Q792812

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

a fim de melhorar a situação do mundo em que operam. (8º parágrafo)

O segmento sublinhado acima pode ser corretamente substituído por:

Carregando...
Q799712

Assinale a alternativa em que a regência está em conformidade com a norma-padrão.

Carregando...
Q797330

A opção em que a frase está CORRETA quanto à regência verbal é:

Carregando...
Q796367

Assinale a frase em que há erro de regência verbal:

Carregando...
Q768175

Considere os trechos abaixo.

- Há quem fale sobre uma futura desurbanização. (2o parágrafo)

- Preferem discorrer sobre como as cidades... (2º parágrafo)

- a forma como os governos interagem com as pessoas. (4º parágrafo)

No que se refere à regência verbal, levando-se em conta a norma-padrão da língua e o sentido com que são empregados no texto, os segmentos sublinhados podem ser substituídos, respectivamente, por

Carregando...
Q785749

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

A organização holandesa The Ocean Cleanup resolveu dar um passo à frente e assumir a missão de combater a poluição
oceânica nos próximos anos. (1º parágrafo) 

O segmento sublinhado estará substituído corretamente, sem prejuízo do sentido, por: 

Carregando...
Q783685

Humanoide perde a vez entre robôs

  Discretamente, o Google está reformulando seu ambicioso programa de robótica. Lançado em 2013, o projeto incluía duas equipes especializadas em máquinas que pareciam e se moviam como seres humanos. No entanto, pouco sobrou desse projeto. A proposta agora é de usar robôs mais simples, que possam aprender por si mesmos certas habilidades. 
  “O New York Times” foi o primeiro jornal a conhecer parte da tecnologia na qual a companhia vem trabalhando. Embora as máquinas não sejam tão atraentes visualmente quanto os robôs humanoides, os pesquisadores acreditam que a tecnologia sutilmente mais avançada no interior delas tem mais potencial no mundo real. Os robôs aprendem sozinhos habilidades como organizar um conjunto de objetos não familiares ou locomover-se no meio de obstáculos inesperados.
  Muitos acreditam que o aprendizado de máquinas – e não a criação de novos equipamentos extravagantes – será a chave para o desenvolvimento da robótica voltada para manufatura, automação de depósitos de materiais, transporte e outras atividades.
  Numa tarde no novo laboratório, um braço robótico pairava sobre uma lata cheia de bolas de pingue-pongue, cubos de madeira, bananas de plástico e outros objetos escolhidos ao acaso. Em meio a essa confusão, o braço robótico pegou com dois dedos uma banana de plástico e, com um suave movimento de punho, jogou-a numa lata menor que estava a vários centímetros de distância. Foi um feito admirável. Na primeira vez que viu os objetos, o braço não sabia como pegar uma única peça. Porém, equipado com uma câmera que “olhava” dentro da lata, o sistema aprendeu depois de 14 horas de tentativa e erro.
  O braço mais tarde aprendeu a jogar itens nas latas certas, com 85% de acerto. Quando os pesquisadores tentaram executar a mesma tarefa, a média foi de 80%. Parece uma tarefa muito simples, todavia criar um código de computador para dizer a uma máquina como fazer isso é algo extremamente difícil.
  O braço que joga objetos numa lata não é uma máquina desenhada pelos pesquisadores. Fabricado pela Universal Robots, ele é comumente usado em manufatura e outras atividades. O que o Google está fazendo é treiná-lo para que faça coisas que, de outro modo, ele não faria. “O aprendizado está nos ajudando a superar o desafio de construir robôs de baixo custo”, diz Vikash Kumar, supervisor do projeto.

(Cade Metz. The New York Times. Publicado pelo jornal O Estado de São Paulo em 14.04.2019. Tradução de Roberto Muniz. Adaptado)

Considere a frase do segundo parágrafo.

“O New York Times” foi o primeiro jornal a conhecer parte da tecnologia na qual a companhia vem trabalhando.

Em conformidade com a regência padrão da língua portuguesa, o termo destacado pode ser substituído por:

Carregando...
Q789183

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q783654

Assinale a alternativa em que a frase – Foram os editores da revista Edge que apresentaram a discussão ao filósofo americano Daniel Dennett. – está corretamente
reescrita, tanto no que respeita à regência verbal quanto no que se refere ao emprego e à colocação pronominal, tendo a expressão “a discussão” substituída por um
pronome.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) E
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) B
  •