Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 96 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Em uma atividade, uma sequência de triângulos congruentes deve ser montada com o uso de palitos iguais, conforme indicado na figura.

Utilizando-se todos os 81 palitos disponíveis, de modo a não restar nenhum, o número máximo de triângulos completos que podem ser montados nessa sequência é

Carregando...

 A negação da proposição “Chove em Imbé se e somente se faz calor no verão” é:

Carregando...

Analisando a tabela de jogos do torneio masculino de tênis, o técnico de um dos atletas observou a seguinte situação. Se Rogério elimina Gustavo, então Gustavo sai do torneio. Se Gustavo sai do torneio, então Fernando não joga com Gustavo. Se Rafael joga com Rogério, então Rogério elimina Gustavo. Sabendo que Fernando joga com Gustavo, logo:

Carregando...

Observe a pequena estória abaixo, analise as relações lógicas entre as proposições e responda.
Mateus entrou para família há pouco tempo e a novidade exigiu com que seus pais, seu irmão e sua avó se organizassem para garantir sua ida à escola desde cedo. Assim, se Mateus vai à escola, então ou seu pai vai levá-lo ou sua mãe vai buscá-lo. Se sua mãe vai buscá-lo, seu irmão vai ao clube. Mas seu irmão vai ao clube se e somente se não for verdade que seu professor não vai dar treino naquele dia. Se Mateus não vai à escola, então sua avó vai buscá-lo em casa.
Sabendo que o pai de Mateus não vai levá-lo à escola e o professor de seu irmão não vai dar treino naquele dia, pode-se concluir que:

Carregando...

Suponha‐se que, em um bairro com mil e oitocentas crianças, 1.260 tenham sido vacinadas contra o sarampo. Sendo assim, em um grupo de 10 crianças, 7 foram vacinadas, atingindo um total de 70%.

Carregando...

Sabendo que p, q e r são três proposições, julgue o item.

A frase "Que beleza!" é um exemplo de proposição.

Carregando...

Sabendo que p, q e r são três proposições, julgue o item.

A proposição p ∧ ~ p é um exemplo de tautologia.

Carregando...

Um funcionário do setor de reprografia precisa imprimir 9600 páginas. Em seu setor, há duas máquinas disponíveis para a realização do serviço, e uma delas leva 1h 20min para imprimir essa quantidade de material, e a outra leva 2h. Sabendo que esse funcionário optou por utilizar simultaneamente essas duas máquinas, é correto afirmar que o menor tempo que conseguirá para finalizar as impressões será de
 

Carregando...

Sabendo que p, q e r são três proposições, julgue o item.

Se a proposição p → q é falsa, então a proposição p é verdadeira.

Carregando...

Em uma loja de móveis, todas as vendas são pagas em três partes, sendo metade no momento da compra, um quarto no mês seguinte, e o restante um mês após o segundo pagamento. Na tabela abaixo, temos os valores recebidos pela loja nos seis primeiros meses do ano:

Nos meses de maio e junho, não houve vendas, portanto, os R$ 5.000,00 recebidos correspondem a pagamentos de meses anteriores.

Qual o valor total vendido pela loja nestes seis meses?

Carregando...

A horta de Ana tem couve, alface, escarola, espinafre e tomate plantados em cinco filas numeradas de 1 a 5, cada uma com uma única variedade.
− As couves estão ao lado das alfaces.
− As escarolas, que estão na segunda fila, não estão ao lado das couves nem ao lado das alfaces.
− Os tomates estão ao lado das escarolas mas não estão ao lado das alfaces nem das couves.
A fila em que estão os espinafres é:

Carregando...

Uma editora possui duas revistas especializadas: uma em tecnologia ( T ) e uma em educação ( E ). Essa editora tem 500 assinantes. Destes, 50 não assinam nenhuma das duas revistas. Dos demais, sabemos as seguintes informações:

• 2⁄5 dos assinantes de T assinam também E;

• 2⁄3 dos assinantes de E não assinam T.

Um dos assinantes da editora foi escolhido ao acaso para receber um presente de final de ano. Com base nos dados acima, a probabilidade de essa pessoa escolhida assinar as duas revistas, T e E, é de:

Carregando...

Sejam P1, P2 e C duas premissas e a conclusão, respectivamente, julgue o item.

O argumento P1 ∧ P2 → C a seguir é uma tautologia.

P1: Nem estudou, nem passou;

P2: Estudou ou passou;

C: Estudou se, e somente se, passou.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) E
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) Errado
  • 6) C
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) A
  • 15) Certo
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282