Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 58 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765765

Os estudos sobre Estado e política social apontam que, no período compreendido entre o início do século XIX e a terceira década do século XX, houve a preponderância do liberalismo. Acerca do liberalismo, julgue o item. O liberalismo prega que o Estado deve desenvolver ações intervencionistas para regular o mercado, com vistas a garantir o equilíbrio de preços dos produtos e as condições mínimas para a oferta de emprego.

Carregando...
Q765782

O debate sobre a questão social recorrentemente está presente no serviço social. Entre a vasta literatura do serviço social sobre o assunto, destaca‐se a produção de Santos (2012), intitulada Questão Social: particularidades no Brasil. Tomando como perspectiva de análise a teoria crítica e as discussões realizadas por Santos (2012), julgue o item.

A origem da questão social é explicada pelo processo de acumulação ou reprodução ampliada do capital.

Carregando...
Q765785

O estudo sobre o modo de produção capitalista, as crises na dinâmica da acumulação capitalista e seus impactos na sociedade é fundamental para que o assistente social possa realizar a análise de conjuntura. Com base na teoria crítica, julgue o item. As crises capitalistas não se circunscrevem na esfera econômica e se manifestam em várias dimensões. Pode‐se apontar que o individualismo exacerbado, a efemeridade e o aumento do misticismo, do esoterismo e do fundamentalismo religioso são expressões socioculturais da crise capitalista na atualidade.

Carregando...
Q689299

As transformações ocorridas no Estado com o advento do neoliberalismo impactaram o fazer profissional do assistente social em vários aspectos, a exemplo da alteração das demandas e da precarização das condições de trabalho.

No que diz respeito a novas requisições profissionais, pode-se citar:

Carregando...
Q747984

O assistente social lida cotidianamente com a realidade social que se traduz nas diferentes expressões da questão social. Sua destreza teórico-metodológica está diretamente associada à capacidade investigativa adensada pela compreensão das contradições sociais, da totalidade e da historicidade próprias da realidade a ser decifrada. Nessa linha, é importante afirmar sobre a pesquisa em serviço social:

Carregando...
Q713098

Com base no texto a seguir, responda a questão subsequente.

De acordo com Netto (2010), o capitalismo atual esgotou sua capacidade civilizatória, o que abre um contexto de

Carregando...
Q719882

Nas discussões da contemporaneidade, assistentes sociais de diferentes espaços sócio ocupacionais denunciam o fenômeno da judicialização da questão social associado à criminalização da pobreza e dos movimentos sociais. Considerando as possibilidades de atuação profissional, na luta pela garantia de direitos das/dos usuárias/os dos serviços públicos, assinale a opção correta.

Carregando...
Q713086

A diferença entre pauperismo e questão social caracteriza-se pelo fato de que

Carregando...
Q689840

No serviço social, Iamamoto é consagrada como uma das principais autoras a discutir a questão social no Brasil. No que se refere ao pensamento da autora a respeito da questão social, julgue o item a seguir.

A questão social é uma questão de exclusão social, de não acesso às políticas públicas por parte da população, que dispõe apenas de sua força de trabalho para sobreviver.

Carregando...
Q689838

No serviço social, Iamamoto é consagrada como uma das principais autoras a discutir a questão social no Brasil. No que se refere ao pensamento da autora a respeito da questão social, julgue o item a seguir.

A mundialização do capital e a lógica financeira do regime de acumulação imprimem no Brasil uma nova roupagem à questão social, que se manifesta pelo abismo entre o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho e as relações sociais que o impulsionam e se traduz na banalização da vida humana, na violência e na mistificação do capital.

Carregando...
Q749909

A respeito da Política Social no contexto capitalista, é correto afirmar que:

Carregando...
Q698771

Leia o fragmento com atenção:

A globalização é um fenômeno do contexto neoliberal e se constitui como um projeto econômico que fragiliza o Estado-nação e une fronteiras para beneficiar determinados blocos econômicos hegemônicos. Com o avanço da tecnologia e com as mudanças no modelo de gestão das forças produtivas, criou-se um abismo ainda maior entre os países produtores e os consumidores de conhecimento. Nesta cadeia produtiva, a produção é fragmentada a todas as partes do mundo, e com isso, fragilizam-se as forças que dependem do trabalho para sobreviverem. Vários autores reconhecem que o fenômeno da globalização está acompanhado do da exclusão. Para eles, a globalização introduz importantes modificações no interior da modernidade, mas não resolve os graves problemas que assolam a sociedade, pelo contrário, os intensifica, produzindo mais desigualdade social, mais miséria, excluindo parcelas cada vez maiores da sociedade. As decisões e medidas adotadas nas instâncias da macroeconomia, na perspectiva desses autores, impactam drasticamente na vida do cidadão. As políticas públicas nesse contexto assumem uma responsabilidade fundamental para romper com esse processo que deteriora cada vez mais a vida do sujeito e para garantir-lhe, melhores condições de acesso aos bens e serviços. Este é um desafio que está colocado a essas políticas.

A descentralização na gestão das políticas públicas é entendida como uma forma de compartilhamento do poder do Estado, a todos os entes da federação, conferindo aos municípios um protagonismo maior na gestão das políticas públicas, para que sejam tomadas medidas que visam a efetividade de direitos e ao suprimento das necessidades sociais. Um dos fatores que reforçam a necessidade e a importância da descentralização das ações do Estado é o fato de que os fenômenos sociais ocorrem na convivência dos homens em sociedade, por isso, a necessidade de descentralizar, para que a sociedade também participe das esferas públicas decisórias.

O poder local é o espaço para que sejam debatidos os assuntos de relevância da sociedade. Ele contribui para conferir maior poder àqueles que estão mais próximos das necessidades dos cidadãos, e, portanto, dispõe de mais condições para o enfrentamento desses problemas. Por estarem mais perto destas realidades, esses sujeitos conseguem responder melhor às demandas locais, e a população consegue participar na construção e efetivação das políticas.

Num contexto de avanço da macroeconomia interferindo nas barreiras nacionais de diversos países, dos impactos desse fenômeno no papel do Estado, afetando as políticas públicas, a sociedade conferindo-lhe um novo papel no contexto das políticas públicas, MARQUE A RESPOSTA CERTA.

Carregando...
Q682875

A respeito das transformações sociais e suas implicações para o serviço social, julgue o item que se segue.

Historicamente, os assistentes sociais sempre se dedicaram à implementação de políticas públicas, porém, o processo de descentralização dessas políticas excluiu a necessidade de novas funções e competências profissionais, localizando a atuação na linha de frente das relações entre população e instituição.

Carregando...
Q682902

Julgue o item a seguir, referentes aos direitos de cidadania e à questão social e suas formas de enfrentamento.

A superação da injustiça social se dá de forma eficiente somente com a junção de dois fatores: a garantia dos direitos previstos na legislação social vigente e o crescimento econômico do país.

Carregando...
Q754515

No universo do sistema capitalista erradicar a pobreza e retirar da miséria milhares de pessoas via intervenção estatal, não se apresenta como proposta do Estado – na sua configuração atual. Não se configura, portanto, prioridade a equalização da distribuição de renda oportunizando, também sob o prisma da equidade (oportunidade e condição), acesso aos bens e serviços sociais sem ponderar o retorno, em lucro ou manutenção do poder ideopolítico. Nesse sentido, em relação as políticas sociais em tempos contemporâneos, julgue os itens abaixo: I - Apresenta-se como respostas focalizadas e fragmentadas no trato da questão social por parte do Estado; II - Ao Estado compete principalmente a criação de políticas sociais através de legislações, no entanto há limitação do acesso a direitos; III - Na década de 1990, no cenário brasileiro, a ideia de participação social no espaço das políticas sociais passa a ser vista como sendo “solidária” por meio de trabalho de voluntariado e concepção de responsabilidade social de indivíduos e empresas. Diante do exposto, concluímos:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) Certo
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) Errado
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282