Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 24 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 24
Questões por página:
Q607856

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. Um dos primeiros relatos da literatura que indicava a relevância da estereoquímica, mais particularmente da configuração absoluta na atividade biológica de fármacos, deve-se a Piutti em 1886, que descreveu o isolamento e as diferentes propriedades gustativas dos enantiômeros da asparagina. Essas diferenças de propriedades organolépticas expressavam modos diferenciados de reconhecimento molecular do ligante pelo sítio receptor, neste caso, localizado nas papilas gustativas, traduzindo sensações distintas. Entretanto, a importância da configuração absoluta na atividade biológica permaneceu obscura até a década de 60, quando ocorreu a tragédia da talidomida, decorrente do uso da sua forma racêmica, indicada para a redução do desconforto matinal em gestantes, resultando no nascimento de cerca de 12.000 crianças com deformações congênitas. Posteriormente, o estudo do metabolismo da talidomida permitiu evidenciar que o enantiômero ( S ) era seletivamente oxidado, levando à formação de espécies eletrofílicas reativas do tipo areno-óxido, que reagem com nucleófilos bioorgânicos, induzindo teratogenicidade, enquanto a antípoda ( R ) era responsável pelas propriedades sedativas e analgégicas. Esse episódio foi o marco da nova era do desenvolvimento de novos fármacos. Então, a quiralidade passou a ter destaque, e a investigação cuidadosa do comportamento de fármacos quirais ou homoquirais frente a processos capazes de influenciar tanto na farmacocinética como (i.e., absorção, interação fármaco-receptor) passou a ser fundamental antes de sua liberação para uso clínico.

I. Apesar do modelo chave-fechadura ser útil na compreensão dos eventos envolvidos no reconhecimento molecular ligante-receptor, caracteriza-se como uma representação parcial da realidade, uma vez que as interações entre as biomacromoléculas e a micromolécula apresentam características tridimensionais dinâmicas.

II. Dessa forma, o volume molecular do ligante, as distâncias interatômicas e o arranjo espacial entre os grupamentos farmacofóricos* compõem aspectos fundamentais na compreensão das diferenças na interação fármaco-receptor.

III. Sendo moléculas de estruturas definidas, absolutas, fatores como pH e temperatura têm pouca influência na ação e reatividade de fármacos quirais, uma vez que tais condições não são capazes de levar a sua isomerização.

IV. A presença da talidomida ( S ) numa mistura racêmica pode ser comprovada por espectroscopia de absorção no infravermelho, desde que antes seja separada de seu isômero por cromatografia líquida de alta resolução em coluna aquiral.

*Grupo farmacofórico é o conjunto de características eletrônicas e estéricas que caracterizam um ou mais grupos funcionais ou subunidades estruturais, necessários ao melhor reconhecimento molecular pelo receptor e, portanto, para o efeito farmacológico desejado

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q621356

A respeito das propriedades químicas e físicas de determinados combustíveis, julgue o próximo item.

O etanol é uma substância inorgânica.

Carregando...
Q307686

O etileno ― o alceno mais simples e um dos mais importantes

produtos orgânicos fabricados industrialmente ― é utilizado na

síntese de polietileno, de etanol, de ácido acético e de outros

compostos. O polietileno é um dos polímeros mais versáteis

existentes no mercado. A respeito das matérias–primas e de aspectos

relacionados à produção de etileno (eteno) e de polietileno, julgue

os itens a seguir.

A principal diferença entre os processos de polimerização de

etileno sob alta pressão e sob baixa pressão está na utilização,

por este último, de um sistema catalítico.

Carregando...
Q493702

A benzofenona é um composto orgânico utilizado em cosméticos para prevenir a degradação desses produtos pela luz ultravioleta e também pode ser adicionada a embalagens plásticas com o objetivo de bloquear os raios UV e proteger o produto. Para avaliar a contaminação de uma amostra de benzofenona com fenil-propanona foi utilizada a técnica de infravermelho. Considerando as absorções na região do infravermelho, os dois compostos podem ser distinguidos através da deformação

Carregando...
Q493691

A expressão “efeito estufa” indica o fenômeno natural responsável pelo aumento da temperatura da atmosfera terrestre. Desde o final do século XIX temos assistido a um aumento gradual da temperatura global, algo que pode também ser causado pela flutuação natural de temperatura. Esses fenômenos naturais bastante complexos e imprevisíveis podem ser a explicação para as alterações climáticas que a Terra tem sofrido, mas também é possível e mais provável que estejam sendo provocados pelo aumento do efeito estufa, basicamente relacionado à atividade humana. O dióxido de carbono vem sendo acusado de ser o principal responsável pelo aumento do efeito estufa devido à absorção de radiação na região do Infravermelho por essa substância. Essa radiação interage com moléculas por meio de suas ligações interatômicas. Com relação às características da molécula do dióxido de carbono, analise as afirmativas a seguir. I.A molécula de CO2 possui geometria linear e no estado fundamental o momento dipolar é igual a zero. II.A molécula de CO2 possui modo de vibração conhecido como deformação axial simétrica. III. A molécula de CO2 possui modo de vibração conhecidos como deformação angular simétrica. Assinale:

Carregando...
Q18431

O propino ou metilacetileno, como é conhecido comercialmente, é um gás incolor e de odor característico. Na reação de hidratação desse gás, quando dissolvido em água com pH ácido, ocorre a produção de

Carregando...
Q18432

Imagem 018.jpg

Os ésteres são substâncias amplamente encontradas na natureza, geralmente responsáveis pelo aroma agradável das frutas. O éster visto acima possui um delicioso cheiro de jasmim.

A nomenclatura dessa substância é

Carregando...
Q18433

Imagem 017.jpg

Na figura acima, temos três esteroides: a testosterona, que é um hormônio masculino, a estrona, encontrada em urina de gestantes, e o colesterol, que é um potencial causador de obstruções coronárias.

Tanto os esteroides naturais quanto os artificiais caracterizam-se por apresentarem na sua estrutura quatro anéis ligados, como visto nas substâncias ilustradas.

Sobre essas substâncias, afirma-se que

Carregando...
Q18435

Imagem 013.jpg

A reação de oxidação pelo ozônio Imagem 014.jpg seguida de hidratação é chamada de ozonólise. Nessa reação, adiciona-se zinco em pó, com intuito de consumir o peróxido de hidrogênio formado. A equação química acima representa a ozonólise do ciclopenteno formando a substância aqui denominada como X.

Sobre a reação e a substância X, conclui-se que a(o)

Carregando...
GABARITO:

  • 16) B
  • 17) Errado
  • 18) Certo
  • 19) A
  • 20) C
  • 21) D
  • 22) A
  • 23) E
  • 24) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282