Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 48 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781274

Analise a figura a seguir e assinale a alternativa que apresenta a numeração do gráfico cuja curva de titulação poderia representar uma reação de neutralização de uma base forte com um ácido fraco.

Carregando...
Q686966

A medida precisa de volume é tão importante para um método analítico quanto a medida precisa da massa. Entretanto, medidas confiáveis de volume exigem uma série de cuidados no uso dos aparatos volumétricos. A respeito do uso adequado das pipetas volumétricas analise as sentenças, e em seguida, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686199

A determinação das diferentes espécies presentes na água do mar é importante para conhecer suas distribuições regionais e temporais, suas relações com o meio e suas rotas no sistema biológico. Para tanto, podem ser empregadas técnicas analíticas tradicionais e modernas. A respeito da técnica moderna de espectrometria de massas aplicada à análise de metais na água do mar, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744559

Molaridade ou concentração molar é a relação estabelecida entre a quantidade de matéria do soluto e o volume de uma solução. A fórmula mais completa da molaridade é M = m1/M1.V, em que M = molaridade, m1 = massa do soluto (g), M1 = massa molar (g) e V = volume (L). Considerando esse conceito, defina a massa de NaCl necessária para preparar 200 mL de uma solução de cloreto de sódio a 0,5 mol/L. [massa molar NaCl = 40 g]

Carregando...
Q744561

Para iniciar a determinação do perfil de dissolução de comprimido de paracetamol (500 mg), uma quantidade igual a 2,4 mg do padrão foi pesada, dissolvida e diluída em água purificada, a fim de obter a concentração final de 24 pg/mL. Qual é o volume de água necessário para essa diluição?

Carregando...
Q686198

A espectrofotometria ultravioleta e visível é o método de análises ópticas mais utilizado nas investigações biológicas e físico-químicas. A respeito das condições necessárias para a adequada aplicação da espectrofotometria, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686972

As análises gravimétricas podem ser consideradas métodos analíticos quantitativos clássicos, mas ainda na atualidade são empregadas para diversas finalidades. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686206

A colheita de amostras constitui a primeira fase da análise de um produto e pode influenciar diretamente na qualidade do resultado analítico obtido. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744983

A adequabilidade de um sistema cromatográfico deve ser avaliada previamente à análise propriamente dita para, justamente, verificar se o sistema está adequado para ser utilizado. A verificação da adequabilidade do sistema cromatográfico envolve uma série de parâmetros de performance próprios da cromatografia. Um parâmetro que não deve ser avaliado na adequabilidade do sistema é

Carregando...
Q699669

Com relação à segurança em laboratório, marque V(verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente.  ) Ao montar aparelhos de vidro ou inserir tubos em rolhas, deve-se usar os devidos equipamentos de proteção, tais como luvas, óculos, além de envolver o tubo num tecido para maior proteção.  ) É recomendável aquecer líquidos em chapas de aquecimento elétrico ou em banho-maria.  ) Para aquecer líquidos em bico de Bunsen e recipiente de vidro, sempre que possível usar placa de vitrocerâmica.  ) Para operações frequentes com frascos grandes, isto é, acima de 3 litros, usar um revestimento de borracha de neoprene sobre a bancada.

Carregando...
Q717808

Seletividade, limites de detecção e quantificação, exatidão, precisão, linearidade, especificidade, sensibilidade e robustez são parâmetros importantes considerados nos processos de validação de métodos analíticos. Sobre eles, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q686197

A cromatografia é um método de separação e/ou purificação de misturas que, quando associado a detectores específicos, fornece informações a respeito da concentração e identidade dos compostos de interesse. A respeito das instrumentações analíticas convencionais usadas nos métodos cromatográficos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686205

No desenvolvimento dos métodos analíticos, erros sucessivos são frequentes, e podem levar a incertezas e comprometimento do nível de confiança dos resultados obtidos. Essas características dificultam a interpretação dos dados experimentais e a aplicabilidade dos métodos nas análises de rotina. Assim, o reconhecimento, a determinação dos diferentes tipos e a implementação de medidas para reduzir os erros associados ao processo analítico são atividades inerentes ao analista. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686229

O reativo de Fehling consiste na mistura de duas soluções, contendo sulfato de cobre (solução A) e tartarato duplo de sódio e potássio em meio alcalino (solução B), e é largamente empregado para a determinação de carboidratos. O método fundamenta-se na reação entre o cobre e o açúcar redutor da amostra, e em análise titrimética, a titulação é efetuada com a amostra na bureta e as soluções de Fehling, em ebulição, em erlenmeyer sob aquecimento contínuo. Ao final da titulação, forma-se um precipitado vermelho-tijolo. O reativo de Fehling deve ser previamente padronizado com solução de glicose de concentração conhecida para estabelecer a relação com a quantidade de glicose na amostra. Acerca dessa metodologia, assinale a alternativa correta.

1) Considerando que o precipitado vermelho formado corresponde ao óxido cuproso (Cu2O), pode-se dizer que o cobre sofreu redução.

2) Para a manutenção do aquecimento do reativo de Fehling, pode ser empregado o conjunto bico de Bunsen e placa de amianto.

3) Sabendo-se que na padronização o licor de Fehling reagiu com 0,0490 g de glicose, pode-se dizer que há essa mesma quantidade de glicose na massa total da amostra em análise.

Está(ão) correta(s), apenas:

Carregando...
Q702156

Uma amostra de Acetanilida (N-feniletanoamida) foi pesada em balança analítica com precisão de ±0,00001, e o valor encontrado foi 9,56243 gramas. Se for pesada em outra balança, com precisão ±0,001, a massa de Acetanilida, em gramas, deverá ser expressa como

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282