Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 32 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q781274

Analise a figura a seguir e assinale a alternativa que apresenta a numeração do gráfico cuja curva de titulação poderia representar uma reação de neutralização de uma base forte com um ácido fraco.

Carregando...
Q716895

A espectrometria de absorção atômica é utilizada para a determinação de diversos elementos da tabela periódica e consiste, basicamente, de quatro técnicas: absorção atômica com chama, geração de hidretos, geração de vapor frio e forno de grafite. Para a determinação da concentração do analito por absorção atômica, a radiação de uma fonte de comprimento de onda específico, de acordo com o elemento analisado, incide sob o vapor atômico contendo átomos livres desse elemento no estado fundamental. A atenuação da radiação é proporcional à concentração do analito, segundo a lei de Lambert-Beer. Com base nisso, analise as afirmativas a seguir como verdadeira ou falsa e marque a alternativa CORRETA.

I- Espectrometria de absorção atômica com chama consiste numa câmara de pré-mistura na qual o combustível e o oxidante são misturados, e do queimador que recebe a mistura combustível-oxidante. A solução é introduzida através de um nebulizador pneumático, no qual é gerado um fino aerossol que é conduzido até a chama. A quantidade de energia que pode ser fornecida pela chama para a dissociação e atomização da amostra é proporcional à temperatura.

II- A espectrometria de absorção atômica com geração de hidretos é uma técnica utilizada para a determinação de elementos formadores de hidretos voláteis,mais comumente para As, Se, Sb, Bi, Ge, Sn, Pb e Te. O processo é constituído de três etapas principais: geração, transporte e atomização dos hidretos. O sistema pode ser construído em batelada ou em fluxo. A geração dos hidretos consiste na reação do analito, normalmente em meio ácido, com um redutor (NaBH4). O transporte dos hidretos do frasco de reação até a cela de quartzo é feito através de um gás inerte de arraste tal como argônio ou nitrogênio.

III- A espectrometria de absorção atômica com geração de vapor frio é utilizada para a determinação de mercúrio. O equipamento e os reagentes são os mesmos utilizados no sistema de geração de hidretos, porém a cela de quartzo precisa ser aquecida, pois o mercúrio é reduzido a mercúrio metálico, que é volátil a altas temperaturas.

IV- A espectrometria de absorção atômica com forno de grafite é uma técnica abrangente que possui elevada sensibilidade. O forno consiste de um tubo de grafite de 3 a 5 cm de comprimento e de 3 a 8 mm de diâmetro revestido com grafite pirolítico. A quantidade de amostra injetada no forno varia de 5 µL a 50 µL e é geralmente introduzida por um sistema automatizado. O forno é aquecido eletricamente através da passagem de corrente elétrica de modo longitudinal ou transversal. Fluxos de gases inertes como argônio são mantidos externamente e internamente para evitar a combustão do forno. Além disso, o fluxo interno expulsa o ar atmosférico do forno e também os vapores gerados durante as etapas de secagem e pirólise

Carregando...
Q686199

A determinação das diferentes espécies presentes na água do mar é importante para conhecer suas distribuições regionais e temporais, suas relações com o meio e suas rotas no sistema biológico. Para tanto, podem ser empregadas técnicas analíticas tradicionais e modernas. A respeito da técnica moderna de espectrometria de massas aplicada à análise de metais na água do mar, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q686966

A medida precisa de volume é tão importante para um método analítico quanto a medida precisa da massa. Entretanto, medidas confiáveis de volume exigem uma série de cuidados no uso dos aparatos volumétricos. A respeito do uso adequado das pipetas volumétricas analise as sentenças, e em seguida, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q744559

Molaridade ou concentração molar é a relação estabelecida entre a quantidade de matéria do soluto e o volume de uma solução. A fórmula mais completa da molaridade é M = m1/M1.V, em que M = molaridade, m1 = massa do soluto (g), M1 = massa molar (g) e V = volume (L). Considerando esse conceito, defina a massa de NaCl necessária para preparar 200 mL de uma solução de cloreto de sódio a 0,5 mol/L. [massa molar NaCl = 40 g]

Carregando...
Q744561

Para iniciar a determinação do perfil de dissolução de comprimido de paracetamol (500 mg), uma quantidade igual a 2,4 mg do padrão foi pesada, dissolvida e diluída em água purificada, a fim de obter a concentração final de 24 pg/mL. Qual é o volume de água necessário para essa diluição?

Carregando...
Q744983

A adequabilidade de um sistema cromatográfico deve ser avaliada previamente à análise propriamente dita para, justamente, verificar se o sistema está adequado para ser utilizado. A verificação da adequabilidade do sistema cromatográfico envolve uma série de parâmetros de performance próprios da cromatografia. Um parâmetro que não deve ser avaliado na adequabilidade do sistema é

Carregando...
Q699669

Com relação à segurança em laboratório, marque V(verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente.  ) Ao montar aparelhos de vidro ou inserir tubos em rolhas, deve-se usar os devidos equipamentos de proteção, tais como luvas, óculos, além de envolver o tubo num tecido para maior proteção.  ) É recomendável aquecer líquidos em chapas de aquecimento elétrico ou em banho-maria.  ) Para aquecer líquidos em bico de Bunsen e recipiente de vidro, sempre que possível usar placa de vitrocerâmica.  ) Para operações frequentes com frascos grandes, isto é, acima de 3 litros, usar um revestimento de borracha de neoprene sobre a bancada.

Carregando...
Q717808

Seletividade, limites de detecção e quantificação, exatidão, precisão, linearidade, especificidade, sensibilidade e robustez são parâmetros importantes considerados nos processos de validação de métodos analíticos. Sobre eles, NÃO é correto afirmar:

Carregando...
Q702156

Uma amostra de Acetanilida (N-feniletanoamida) foi pesada em balança analítica com precisão de ±0,00001, e o valor encontrado foi 9,56243 gramas. Se for pesada em outra balança, com precisão ±0,001, a massa de Acetanilida, em gramas, deverá ser expressa como

Carregando...
Q699651

Marque a alternativa correta:

Carregando...
Q752707

A reação de epoxidação de olefinas é uma reação em que uma ligação dupla é convertida em epóxido. Um exemplo está apresentado na figura abaixo:


Qual das figuras abaixo representa a técnica mais adequada para quantificar esta reação?

Carregando...
Q744563

A cromatografia é um método físico- químico moderno de separação dos componentes de uma mistura, sendo utilizada na identificação e quantificação de espécies químicas. Na figura a seguir, cromatogramas ilustram a relação entre resolução, seletividade e eficiência.

De acordo com os princípios básicos de cromatografia, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q702148

Após as manipulações cotidianas em um laboratório de química, o técnico lavou a vidraria utilizada e a colocou na estufa para secagem. O técnico errou se colocou na estufa

Carregando...
Q605365
Provas: UEM - 2017 - UEM - Químico
Disciplina: Química - Assuntos: Química Analítica

Com relação às interferências que podem ocorrer em espectrometria de absorção atômica em chama ( F AAS ) e em espectrometria de absorção atômica em forno de grafite ( GF AAS ), qual a alternativa com as afirmações corretas?

I) As interferências químicas podem ocorrer devido à formação, durante o processo de atomização, de espécies moleculares do analito termicamente instáveis.

II) As interferências espectrais podem ser causadas devido a sinais de absorção de fundo gerados por espécies moleculares não completamente dissociadas e/ou devido à presença de material particulado sólido, suspenso no sistema de atomização.

III) Sinais de absorção de fundo podem ser corrigidos empregando-se um sistema instrumental de correção, baseado no uso de uma lâmpada de deutério, tanto para análises realizadas na região do ultravioleta, como também na região do visível do espectro eletromagnético.

IV) As determinações analíticas realizadas pela técnica de GF AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de F AAS.

V) As determinações analíticas realizadas pela técnica de F AAS são mais susceptíveis à ocorrência de interferências espectrais do que aquelas realizadas pela técnica de GF AAS.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282