Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 85 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Ao relacionarem gênero e bullying, foi destacado que meninos estão mais envolvidos com o bullying direto e meninas com o bullying indireto. O primeiro é caracterizado, sobretudo, por agressões físicas, e o segundo envolve agressões mais sutis, manifestando-se de forma verbal.

Sendo assim, o bullying pode:

I- estar presente de modo explicito.
II- manifestar-se sutilmente.
III- ser confundido com brincadeiras típicas da idade.
IV- existir somente da escola.
V- ser praticado com alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Está (ão)correta(s):

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. O baixo nível educacional dos pais está relacionados a alguns fatores de risco para o desenvolvimento dos seus filhos, como o acesso aos serviços básicos de saúde.

II. O acompanhamento pré-natal irá contribuir para a saúde mental e física da mãe e do bebê.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Na função de desenvolver em equipe multiprofissional a política de saúde ocupacional da organização, são tarefas que integram o objetivo de apoio, valorização
e assistência psicossocial ao trabalhador, exceto:

Carregando...

O ambiente de trabalho é composto por condições físicas e materiais e por condições psicológicas e sociais, sendo que a vivência objetiva e subjetiva do trabalho tem forte relação com a saúde e a doença no trabalho. Para fazer a gestão da saúde e da doença, as organizações devem, por lei, organizar e prestar cuidados relativos à saúde ocupacional. Assim, sobre a saúde ocupacional, é correto afirmar:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país.

II. A gravidez na adolescência pode trazer riscos para o desenvolvimento saudável do feto que vai nascer.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

A saúde mental no trabalho é um tema que tem sido discutido nas últimas décadas no Brasil. Os dados sobre os afastamentos do trabalho demonstram que as principais causas dos afastamentos são as doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo e os transtornos mentais e comportamentais.

Com relação ao assunto, considere os seguintes itens:

1 - A intensificação do ritmo de trabalho e a pressão por produtividade.

2 - A mudança de gestor e a competição entre colegas de trabalho.

3 - A instabilidade na carreira e a vigilância constante das chefias.

4 - A ausência de sentido e significado do trabalho.

São elementos que podem ser considerados fatores ambientais relacionados ao adoecimento no trabalho:

Carregando...

As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.

A respeito dessas funções, julgue o próximo item.

Quando o paciente se encontra em estado alterado, o teste de fluência verbal é o menos utilizado para avaliar suas funções executivas.

Carregando...

A respeito das bases da neuroanatomia, julgue o item subsequente.

A especialização do hemisfério direito do cérebro está relacionada com a destreza manual, com a organização da linguagem e com a atividade gestual; já a especialização do hemisfério esquerdo (dito menor) está relacionada às funções da visão espacial, a atenção, ao reconhecimento das fisionomias e ao controle emocional.

Carregando...

Julgue o item subsequente, com relação aos cuidados e procedimentos reconhecidos como necessários ao planejamento e programação de serviços grupais para assistência a portadores de transtornos mentais.

Cuidadores e familiares que participam dos grupos informativos recebem informações profissionais acerca dos sintomas, tratamento e modos de lidar com o paciente e podem, em alguns grupos, participar ativamente da atividade contribuindo com sua experiência na discussão em foco.

Carregando...

Considerando a assistência em saúde mental, julgue o próximo item.

No trabalho em grupo, o projeto terapêutico a ser desenvolvido inclui o cuidado no seguimento de princípios básicos aplicados a todos os participantes, por isso a contemplação de singularidades individuais fica fora da proposta.

Carregando...

As funções neuropsicológicas incluem formas de cognição que têm a função de regular o comportamento humano, que são o comportamento emocional e as chamadas funções executivas, sendo uma das áreas mais sobressalentes da neuropsicologia contemporânea.

A respeito dessas funções, julgue o próximo item.

As funções executivas compreendem um conjunto de habilidades cognitivas que controlam e regulam capacidades mais básicas, como a atenção, a memória, e as habilidades motoras.

Carregando...

Julgue o item seguinte, que se refere a neuropsicologia, neuroanatomia, funções neuropsicológicas, atenção, memória e linguagem.

O sistema reticular ativador ascendente se origina no tronco cerebral, sendo responsável pelo funcionamento da memória, em associação com o tálamo e regiões do córtex parietal direito e pré-frontal direito.

Carregando...

No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.

A plasticidade é uma importante característica do sistema nervoso verificada, entre outros traços, pelo aumento no tamanho dos dendritos, e não por sua diminuição.

Carregando...

No que se refere à neuropsicologia e à neuroanatomia, julgue o item subsecutivo.

Vivências traumáticas ou experiências dolorosas não promovem impactos na plasticidade neuronal após o primeiro ano de vida do indivíduo.

Carregando...

Julgue o próximo item, a respeito da neuroanatomia básica e do desempenho de suas funções.

O ciclo sono-vigília não constitui função vital e está sob a gerência dos núcleos de base.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) Errado
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282