Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 237 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q705499

Um funcionário de trinta e dois anos de idade, recém-aprovado em concurso público, iniciou suas tarefas em um setor importante, com alta demanda e alta visibilidade em termos de competência e agilidade na realização do trabalho diário. Em dois meses de atividade, entretanto, procurou assistência psicológica ao perceber mudanças em seu próprio comportamento — insônia, inapetência, ansiedade, taquicardia e humor deprimido — que atribuiu ao novo trabalho.

Com base nessa situação hipotética, julgue os próximos itens, no que se refere ao quadro clínico e às técnicas interventivas para esse caso.

O psicólogo deve investigar se a motivação do trabalhador para o novo cargo está sendo afetada por possíveis mudanças nas tarefas a ele designadas, como tarefas de menor relevância ou menor impacto, pois a motivação pode ser uma variável não relatada, mas responsável pela tensão e consequente estresse percebido.

Carregando...
Q705507

Considerando que o setor competente de determinado órgão público decida pela realização de pesquisas de clima e cultura organizacionais como forma de reunir informações para o planejamento de um novo programa de gestão de desempenho organizacional e individual, julgue os itens que se seguem.

Se os resultados da pesquisa de cultura organizacional mostrarem uma concepção negativa dos trabalhadores, alta diferença interna de salários e baixa autonomia gerencial, então a cultura do órgão poderá ser categorizada, respectivamente, como individualista, marcada pela alta distância de poder e por um nível baixo de incerteza.

Carregando...
Q705514

Anteriormente à realização de um concurso público, o setor de gestão de pessoas de determinado órgão decidiu implementar um conjunto de ações de prevenção ao assédio moral, por receio de que os conflitos entre os novos e os antigos servidores resultassem na queda de desempenho institucional e individual.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Ilustram ações de prevenção ao assédio moral a redução do nível de formalidade do processo de decisão, o aperfeiçoamento do grau de organização do ambiente de tarefas do órgão, o treinamento de lideranças e a divulgação de regras explícitas de enfrentamento e punição dos casos de assédio moral.

Carregando...
Q684059

No que se refere à educação corporativa e ao coaching, julgue o item que se segue.

A sinergia entre programas de educação corporativa e projetos sociais estimula a formação de atores sociais dentro e fora das organizações.

Carregando...
Q684073

Considerando que, com a iminente aposentadoria de grande parcela dos servidores de determinado órgão público e a consequente perda de conhecimentos organizacionais estrategicamente imprescindíveis, o setor competente tenha decidido pela implantação de uma política de gestão do conhecimento, julgue o item a seguir.

Na medida em que foca o conhecimento tácito, a política de gestão do conhecimento deve ser orientada pelo modelo bottom-up de administração, de modo a responsabilizar os servidores pela criação e pela transferência do conhecimento antes de sua aposentadoria.

Carregando...
Q705639

Acerca da atuação do psicólogo nas organizações corporativas, julgue os itens a seguir.

Um psicólogo que conduza pesquisas científicas com práticas e pesquisas de campo e aplique seus princípios em problemas existentes nas organizações pode ser considerado um cientista prático.

Carregando...
Q684035

Julgue o próximo item, relativo ao comportamento humano, às peculiaridades ambientais e à dinâmica do trabalho.

No contexto de trabalho, podem estar presentes variáveis responsáveis pelo adoecimento físico, que, por sua vez, pode desencadear o adoecimento psicológico — a ansiedade e a depressão, por exemplo.

Carregando...
Q684078

Considerando que o setor de gestão de pessoas de determinado órgão público tenha sido incumbido do planejamento de um sistema de seleção interna para a ocupação de postos gerenciais, julgue o seguinte item.

Níveis de desempenho, tempo de serviço no posto, índices de produtividade no trabalho e sucesso em ações de desenvolvimento gerencial são critérios de avaliação da eficácia do sistema de seleção interna estabelecido pelo setor competente.

Carregando...
Q684030

Julgue o item a seguir, acerca do adoecimento do trabalhador, das competências do psicólogo de gestão de pessoas e de sua relação com as diferentes equipes de saúde.

A atividade do psicólogo de gestão de pessoas inclui práticas integradas com o objetivo de promover a saúde do trabalhador, além de avaliar, melhorar ou manter sua qualidade de vida.

Carregando...
Q684080

O setor de gestão de pessoas de determinado órgão público, alarmado com os altos índices de rotatividade e absenteísmo recentemente constatados no órgão, decidiu intervir no caso.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item que se segue.

Pesquisas de intenção de rotatividade junto aos servidores do órgão não são consideradas eficazes para atuar preventivamente em casos como o descrito, uma vez que as intenções de rotatividade não possuem relação forte com o desligamento efetivo.

Carregando...
Q684085

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.

Conforme o modelo contingencial de descrição de cargos, mudanças e revisões contínuas dos conteúdos dos cargos são necessárias e dependem do desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e de alterações nas estruturas organizacionais e nos procedimentos de trabalho.

Carregando...
Q684042

Considerando o planejamento estratégico e a gestão de pessoas nas organizações, julgue o item a seguir.

Para uma melhor alocação de pessoal, a implementação da estratégia requer medidas de avaliação do capital humano e de indicadores de produtividade.

Carregando...
Q705487

Com relação ao processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, julgue os próximos itens.

As barreiras para a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho são múltiplas e impostas por diferentes agentes, que incluem as próprias instâncias governamentais, as empresas que oferecem o emprego e o baixo nível educacional ou a qualificação da pessoa.

Carregando...
Q705564

Após inúmeros cortes orçamentários, o setor de capacitação e desenvolvimento de determinado órgão público decidiu ampliar a oferta de treinamentos a distância conduzidos por instrutores internos. Prevendo a resistência dos servidores, acostumados aos tradicionais treinamentos presenciais ministrados por instrutores externos, o setor optou pela implantação de um projeto com vistas a facilitar a aceitação da mudança organizacional anunciada.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Independentemente da ação planejada para o enfrentamento da resistência prevista, é fundamental que essa questão seminal não seja diretamente tratada junto dos servidores, sob pena de que disso resultem conflitos que dificultem ainda mais a ampliação da oferta dos treinamentos a distância ministrados por instrutores internos.

Carregando...
Q705641

Acerca da atuação do psicólogo nas organizações corporativas, julgue os itens a seguir.

O psicólogo atua de forma preventiva ao planejar, conceber e ofertar serviços de saúde mental nas organizações, contribuindo para a segurança e higiene no trabalho.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) Errado
  • 3) Certo
  • 4) Certo
  • 5) Errado
  • 6) Certo
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Certo
  • 12) Errado
  • 13) Certo
  • 14) Errado
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282